28.8.06

Que mundo é este?

Há mais de uma dezena de anos que escolho a Serra da Estela como destino para a minha primeira semana de férias.

Devidamente apetrechados de um farnel, todos os dias fazemos uma boa caminhada em busca de uma das muitas lagoas naturais que aqui existem. Tanto nestes passeios, como nas lagoas, para além de não termos telemóveis, raramente encontramos alguém, por essa razão conseguimos estar isolados de tudo o que se passa no mundo, mergulhados na natureza, a desfrutar unicamente os nossos momentos.

As noites passo-as em geral na varanda da "nossa" casa, a 1300 metros de altitude, a ler ou escrever, ou à conversa, ou, na maior parte das vezes, simplesmente, a ver a vista. É linda, monumental e tranquila, vai até ao ponto, em que bem lá ao fundo, na linha do horizonte, a escuridão do céu se cruza com a da terra, esta vista, ainda é enfeitada por milhares de pequenas luzes, as quais vistas daqui parecem que piscam harmoniosamente, lá em baixo, são as da Covilhã e do Fundão e, bem lá em cima, as das estrelas.
Aqui nesta varanda ainda tenho direito a musica, o vento quando quer sobrepõe-se a tudo e a todos, quer seja a através de uma forma suave, ao jeito de uma balada, quer seja de uma forma feroz, com fortes rajadas, ao jeito dessas bandas de rock pesado que para aí andam, mas quando permite, parece que estou a assistir a um festival da canção de primeiríssima qualidade, em que os grilos, a solo, trajados a rigor, com os seus fatos de cerimonia, parecem estar a competir para um qualquer prémio, onde as ovelhas, com os seus guizos, parecem as meninas do coro.

No alto da Serra da Estrela, com todo este ambiente, isolado de tudo o que se passa no mundo, consigo ter 24 horas por dia, a perspectiva da harmonia, da felicidade e da tranquilidade.

No entanto estas minhas férias tiveram que ser interrompidas por razões profissionais, assim passei três noites em casa, nas quais por azar liguei a televisão e onde fui imediatamente confrontado com o aumento da violência na guerra do Médio Oriente, com a onda de incêndios que está instalada um pouco por todo o país e na Galiza, com um documentário sobre os efeitos que ainda tem a guerra do Vietname na saúde pública desse país, com um filme a ilustrar os crimes ambientais que todos estamos a cometer e hoje estou aqui, outra vez na Serra da Estrela, na "minha" varanda, a olhar para a vista e a perguntar a mim próprio:

Que mundo é este?

9.8.06

Quando todos vão à praia, eu vou para a píscina.


(fonte:amnesia.weblog.com.pt)

.... e aqui passo grande parte das minha férias, sabem onde é?

É na Serra da Estrela. Desta lagoa e de outras como estas, faço delas minhas píscinas.

Cântaro Gordo - Serra da Estrela

Descida Lagoa dos Cântaros - Serra da Estrela

Lagoa dos Cântaros - Serra da Estrela

Vale da Candeeira - Serra da Estrela

Cântaro Magro - Serra da Estrela

7.8.06

Que P.S.D é este?

Porque lamentavelmente o P.S.D. se calou, apesar do meu pedido de esclarecimento, considero que a direcção do P.S.D. de Odivelas se revê no texto (1) assinado pelo Sr. Salmonete a semana passada aqui no Diário de Odivelas (Coluna PSD) e por essa razão não posso deixar de comentar o teor político do mesmo. Quem cala consente, não é assim?

A forma e a linguagem já tive oportunidade de a comentar (Tribuna do Leitor – 19/7) (2), considero-a no mínimo arruaceira. Só lamento que um partido com o historial, a responsabilidade e o prestígio do P.S.D., pelo qual tenho o maior respeito e consideração, esteja representado aqui em Odivelas por uma equipa desta qualidade.

Conversados que estamos sobre a forma, vou falar agora do conteúdo, uma vez que também o considero como posição da Concelhia de Odivelas do P.S.D. (quem cala, consente). Só o faço agora, porque a consideração que tenho pelo partido em questão, fez com que eu esperasse por um esclarecimento. Vou comentá-lo sobre 2 prismas: um pessoal, pois há pontos que dizem respeito a mim e outro institucional, os que dizem respeito ao C.D.S.-P.P. de Odivelas, onde faço parte da Comissão Politica.

Do ponto de vista pessoal, unicamente, para esclarecer a actual comissão politica do P.S.D., ou melhor, parte dela, que se eu quisesse ter entrado, ou, se algum dia quiser entrar nesse partido, tive, tenho e terei sempre as portas abertas. Talvez não em Odivelas, onde pelos vistos é um clube restrito e fechado, mas o mundo para mim não se resume aos muros da Quinta da Memória. Pessoas a quem o Sr. Salmonete e outros como ele talvez façam vénias, na ilusão de uma promoção politica, trato eu por tu (esses sim) (3). Eu não procuro lugares políticos, luto por projectos, ideias e convicções.

Já agora, quanto ao facto de não verem com bons olhos a coligação com um “partido da chamada direita” (4), devo dizer que recordo sempre com um sorriso, a forma atabalhoada com que o Dr. Fernando Ferreira, após uma pequena provocação minha, tentou explicar a “alguém” do P.S.D. que o partido em Odivelas não era de esquerda. Este pequeno episódio teve lugar há pouco tempo, em Abril, aquando da presença (5) do Prof. Marcelo Rebolo de Sousa em Odivelas (Abril 2006).

Quanto resto, os interesses dos dirigentes do P.S.D. em Odivelas, tanto eu, como muitos Odivelenses, já nos apercebemos quais são, é o poder. Basta ver com quem têm estado ligados desde os tempos da Comissão Instaladora, primeiro com comunistas e socialista; actualmente só com socialistas; enfim....

Agora, do ponto de vista partidário aproveito para esclarecer:

- A Concelhia Politica do C.D.S. – P.P. de Odivelas considera que a acção politica desenvolvida pelo P.S.D. neste concelho, desde a Comissão Instaladora, até aos dias de hoje, é própria de quem se pretende instalar. Assim, entendemos que neste quadro, tendo em conta o percurso do P.S.D. em Odivelas e o facto de o pretenderem continuar a seguir, não faz qualquer sentido pensar-se numa coligação a nível local. Neste ponto, estamos completamente de acordo.

2º) O C.D.S. – P.P. de Odivelas, independentemente de estar representado nos órgãos municipais, sempre se pautou por uma coerência politica, não andando ao sabor dos ventos e dos interesses corporativos instalados.

Lamentamos contudo:

1º) Que haja quem tenha dito que era capaz de fazer piscinas, jardins municipais, etc., etc., num ano e que ao fim desse tempo nada disso tenha feito.

2º) Que venham só agora dizer, aconchegados e recolhidos em gabinetes municipais, que vão fazer “um plano de actividades” (6)., fingindo-se esquecidos de tudo o que disseram na última campanha eleitoral e sobretudo, tendo estado este último ano na vereação municipal, sem que nada de relevante tenham feito pelo concelho.

3º) Que quem há 10 dias dizia, “...o tempo e o modo de agir do PSD/Odivelas é o que é definido pela Comissão Política Concelhia, logo, escusas de ficar preocupado com a nossa eventual " falta de propostas", pois além disso não ser verdade...” (1), passados apenas 3 dias (há 7), venha dizer: “Para o início de Setembro está prevista a apresentação do Plano de Actividades do Partido” (6). Pelos vistos não tinham propostas.

4º) Que quem há 10 dias dizia, “propostas a apresentar, e já o temos feito, eles são feitas nos locais próprios e não na comunicação social” (1) e também, passados 3 dias, há 7, venha dizer: “...início de Setembro está prevista a apresentação do Plano de Actividades do Partido, que «Assentará na... e num plano de comunicação” (6). Afinal também não tinham nenhum plano de comunicação.

5º) Que o P.S.D. de Odivelas tenha esta forma de fazer politica, se sinta feliz e orgulhoso com ela.

A titulo de conclusão e dando eu este assunto por encerrado, posso afirmar que após o meu texto (7), “Hei, Viram por aí o P.S.D.?”, de há 2 semanas, aqui na Coluna às Direitas, encontrei este P.S.D..



Nota: qualquer comentário a este texto pode ser feito para:
miguelxb@gmail.com ou em http://cdsodivelas.blogspot.com

Elementos recolhidos em:
1 - Diário de Odivelas – Coluna do P.S.D. – 18/07/2006 - Xara, és um Alien? – Luís Salmonete.
2 - Diário de Odivelas – Tribuna do Leitor – 19/07/2008 – 79 – O P.S.D. deu à costa? – Xara Brasil.
3 – Alusão ao facto de ter sido tratado por tu no: “Xara, és um Alien?”.
4 – Referencia feita por L. Salmonete em: “Xara, és um Alien?”.
5 - Debate organizado pela J.P. de Odivelas sob o tema: Constituição – 30 anos depois com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e de José Ribeiro e Castro.
6 – Diário de Odivelas – Edição 142 – (21- 07-06 às 08h00) - Plano de Actividades será apresentado em Setembro.
7 - Diário de Odivelas – Coluna às Direitas – 15/07/2006 - Hei! Viram por aí o P.S.D. – Miguel Xara Brasil.