31.3.10

Orçamento da Câmara de Lisboa chumbado.


"O documento não foi viabilizado após quase seis horas de discussão entre os socialistas e as restantes forças políticas, que têm a maioria na Assembleia Municipal.

Os sociais-democratas ainda sugeriram a António Costa que retirasse o orçamento para o retificar. "Estou farto do vosso marialvismo", respondeu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A lei prevê que o município funcione com um orçamento equivalente ao ano anterior. Sempre que for necessário fazer uma despesa que não se enquadre, o assunto terá de ser submetido à apreciação do executivo."
Fonte: Record

MP de Munique confirma buscas à Ferrostaal

30.3.10

Como vai a nossa saúde.


José Maria Pignatelli fala do estado da nossa saúde, foi publicado hoje no Diário de Odivelas mais um texto na seu Coluna "A Minha Cidade" .

"...

Rien ne va plus!


José Sócrates, le Portugais ensablé.

Rien ne va plus pour le Premier ministre socialiste, dont le nom est associé à des affaires de corruption sur fond de crise économique majeure.

L’inimitié d’une bonne partie des médias, une crise politique qui tourne au blocage institutionnel, une situation sociale explosive, un fiasco économique obligeant à des mesures drastiques à court terme… Comme si cela n’était pas suffisant, le bouillant José Sócrates (mollement réélu aux législatives de septembre 2009) doit désormais affronter une fronde du Parlement qui pourrait le forcer à la démission ou amener sa famille socialiste à lui trouver un successeur à la tête du gouvernement. Aujourd’hui commencent à Lisbonne...


Peço desculpa pelo facto deste post não ser em português, prometo que é uma excepção, mas o facto desta notícia ter saído num jornal francês de esquerda, o Libération, obriga-me a colocá-lo na língua de origem.
Há outra questão sobre este facto, é que segundo soube, este jornal que é impresso e distribuido em Portugal, mas no dia em que foi publicada esta notícia (18/3), certamente por coincidência, não foi impresso em Portugal.

Começa! Banco de Portugal revê em baixa o crescimento da ecónomia.


Ontem postei aqui uma frase do Pedro Mota Soares "O Ministro das Finanças considera um crescimento económico de 0,7% como expansão. Se a nossa expansão marítima tivesse sido 0,7%, nem tínhamos chegado a Cacilhas...". Na altura em que a vi coloquei o seguinte comentátio, "Tenho a ideia é quando chegarmos ao fim do ano podemos chegar à conclusão que o barco nem chegou a sair do porto." Agora vem a vi a seguinte noticia:

Banco de Portugal revê em baixa o crescimento da economia.

O Banco de Portugal (BdP) reviu, esta terça-feira, em baixa a sua projecção para o desempenho da economia em 2010, prevendo agora um crescimento de 0,4 por cento.

Portugal em Saldos.


D. Dinis - Uma Mais-Valia para Odivelas?


Está a decorrer uma exposição na Malaposta sobre este monarca, talvez maior visionário que alguma vez esteve ao comando dos destinos de Portugal, hoje haverá uma Tertúlia que terá como tema "D.Dinis e o Seu Tempo".

Este interesse e este conjunto de eventos que se estão a realizar em torno desta grande figura da História de Portugal poderão ser da maior importância, interessa conhece-lo mais e melhor e dá-lo a conhecer, contudo desafio que lancei em 2006 matem-se:

Não será uma boa ideia, todos nós odivelenses, fazer deste facto uma mais valia para o concelho? Divulgar a grandeza da sua obra por todo o país, criar atracções relacionadas com este tema para assim promovermos a nossa terra e atrairmos muito visitantes, não poderá ser uma grande mais valia?


Pedro Mota Soares a semana passada.


Peço desculpa pelo atraso de uma semana, mas só hoje vi esta expressão do Pedro Mota Soares:

"O Ministro das Finanças considera um crescimento económico de 0,7% como expansão. Se a nossa expansão marítima tivesse sido 0,7%, nem tínhamos chegado a Cacilhas..."

29.3.10

D. Dinis e o Seu Tempo.

Exposição D.Dinis na Malaposta.


De 21/3 a 11/4.

D. DINIS ENTRE A HISTÓRIA E A LENDA.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DE MARGARIDA NUNES.


D.Dinis foi sem qualquer margem para dúvida um dos grandes monarcas do seu tempo.

Após a reconquista cristã era preciso, edificar sobre os alicerces deixados pelos seus antecessores. Assim, D.Dinis implementou, o que hoje se designa, um desenvolvimento sustentado, fomentando a agricultura, o comércio interno e externo, a indústria e a exploração mineira. Mas, o rei "Lavrador, depois de lavrar a terra também se preocupou em lavrar os espíritos sendo a cultura um dos seus maiores interesses pessoais.

D. Dinis não só apreciava a literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Aos nossos dias chegaram 137 cantigas da sua autoria, distribuídas por todos os géneros: cantigas de amor, cantigas de amigo e cantigas de escárnio e maldizer), bem como a música original de 7 dessas cantigas (descobertas casualmente em 1990 pelo Prof. Harvey L. Sharrer, no Arquivo da Torre do Tombo, num pergaminho que servia de capa a um livro de registos notariais do século XVI, e que ficou conhecido como Pergaminho Sharrer).

Durante o seu reinado, Lisboa foi, pois, um dos centros europeus de cultura. A Universidade de Lisboa, a primeira Universidade em Portugal, foi fundada pelo seu decreto Magna Charta Priveligiorum. Desde se ensinou aqui as Artes, o Direito Civil, o Direito Canónico e a Medicina. Mandou traduzir importantes obras, tendo sido a sua Corte um dos maiores centros literários da Península Ibérica.

D. Dinis deixou para a história o Tratado de Alcanices que definiu a mais estável e antiga fronteira europeia e também o Tratado de Turrelas onde brilhou com diplomata e juiz. Casou com D.Isabel de Aragão, de quem teve dois filhos: D. Constança. e D.Afonso, seu sucessor.

Fonte: Malaposta.



28.3.10

Segurança – Como resolver este problema?

Este ponto daria para escrever um livro com muitas páginas, teorias e estudos.

Desde o exemplo de seriedade que deveria ser dado pela da classe politica, à forma como funciona a justiça, da educação e da formação, de problemas económicos, da programação na televisão, dos jogos electrónicos, do facto das fronteiras estarem escancaradas, passando por mais e melhor policia, é um nunca mais parar de identificar factores que influenciam toda esta questão, mas houve outro dado que encontrei, é que a maior parte dos crimes que destaquei acontecem ao anoitecer, isto é quando há muita gente na rua e pouca luz.

Note-se que às 17,30 – 18,30h. no Inverno começa a escurecer e que esta é a hora de muitas pessoas acabarem de trabalhar e dos jovens saírem das escolas. Muitas destas pessoas deslocam-se sozinhas, muitas vezes por locais que infelizmente estão mal iluminados, tudo factores que ajudam os criminosos, por isso levanto a seguinte questão:

Não será que se no Inverno ficássemos com a hora do Verão, isto é sol até às 18.30 - 19.30 h., não estaríamos a dificultar a vida aos criminosos e a dar um contributo para defender melhor a população?

Meat Loaf - For Crying Loud

Segurança – Relatório 2009, o que esconde a notícia?


Esta semana foi publicado o Relatório Anual de Segurança relativo ao ano de 2009 e a notícia que ouvimos foi que o número de crimes em Portugal baixou.

Surpreso com teor da dita, fiquei com a curiosidade de ir ver os números, pois essa não é percepção que tenho.

De facto o número total de crimes participados baixou ligeiramente (1,2%) o que é positivo. Podemos questionar se as pessoas deixaram de fazer a participação, por ventura deixaram, mas isso também não é novidade deste ano.

Contudo, ao ler o estudo encontrei alguns pontos que me preocupam bastante mais que o facto de as pessoas não se terem queixado, é esses que vou aqui salientar.

Neste estudo os crimes estão divididos por 5 grandes categoria. Crimes contra as pessoas, contra o património, contra a vida em sociedade, contra o Estado e em legislação avulsa. Destes cerca de 416 mil crimes, 54,5% são do grupo, “Crimes Contra o Património” e foi precisamente porque houve uma quebra significativa nesta tipologia de ocorrências que o número total baixou.

Os “crimes contra a vida em sociedade” subiram 11,1% e os crimes por burla informática e nas comunicações subiram 70,3%.

O que preocupa, é que o “crime contra as pessoas” subiu (0,8%) e dentro dos “crimes contra o património”, os “furtos na via pública”, onde as vitimas estão presentes, subiram 5,3%.

Para além dos crimes contra as pessoas e os crimes de furto onde as vitimas estão presentes (ex. via pública), deverão também merecer a maior atenção das autoridades os seguintes casos:

- A Delinquência Juvenil subiu 10%. Ou seja o crime praticado por menores (12 – 16 anos) está a subir muito.

- Ilícitos em ambientes escolares, dizem os números que diminuiu 1%, mas aqui deve “haver gato”, isto porque os números dizem que destes, 65% (3003) são dentro do recinto escolar. Isso leva-me a acreditar que aqui, talvez por medo de represálias, muitas das queixas de crimes praticados nas imediações escolares não sejam participados. Não posso acreditar que haja mais crimes nas escolas, do que nas imediações.

- Os crimes sexuais aumentaram 13%. As vítimas são 83% sexo feminino e 63% menores de 16 anos.

Em jeito de conclusão, tenho para mim que os indicadores dos crimes em que as pessoas estão fisicamente envolvidas e toda a parte que envolve jovens, tanto a delinquência juvenil, como os crimes sexuais, terão que merecer uma atenção redobrada.

27.3.10

Parabéns!


A iniciativa de recolha de Medula Óssea que foi levada a cabo hoje em Odivelas pelo M.O.C. foi um êxito, há hora que lá fui e ainda faltava meia-hora para terminar, já os objectivos já tinham sido atingidos.

Parabéns a todos os que se empenharam nesta causa.


Informailidades de Ontem - Resumo.


Ontem no Informalidades, depois de ter dado os parabéns ao Projecto Limpar Portugal e de ter feito um apelo ao civismo das pessoas no sentido de que tenham mais cuidado com o despejo do lixo que produzem, abordei o P.E.C. (Plano que Esfola o Contribuente). Na segunda intervenção abordei algumas questões relacionadas com a imprensa local e com as obras municipais. Na última intervenção falei de segurança.



Sábado (Hoje) em Odivelas:


Recolha de Medula Óssea.

A sua participação poderá salvar uma vida.


Local: Sede do MOC (Movimento Odivelas no Coração)



Pedro Passos Coelho - O 1º Problema.

P.S.D. - Pedro Passos Coelho ganhou!

26.3.10

Odivelas - Informalidades.


Hoje há Informalidades, como habitualmente será no Centro de Exposições de Odivelas e terá transmissão em directo no Diário de Odivelas.

Lá estarei às 22h. na companhia de Graça Peixoto, António Pedro, Miguel Ramos e com a moderação de Henrique Ribeiro.

Quem aparecer poderá tomar um café boa companhia e enriquecer a conversa com a sua opinião.

Apareça!

25.3.10

Formula Resolvente às 22h.


Hoje na Odivelas TV vai haver o Formula Resolvente, o tema central vai ser a segurança no concelho de Odivelas. A minha colega na A. Municipal, Mariana Cascais maracará presença.

Odivelas - O Canil.

Fernando Tudela tem sido a pessoa que mais se tem insurgido contra a construção do novo Canil/Gatil, ou pelo menos aquele que mais visivelmente tem aparecido a levantar uma série de questões relacionadas com esse assunto, mas a verdade é que ultimamente tenho ouvido cada vez mais pessoas a falar do assunto.

A semana passada, quando estava a fazer o levantamento de pontos com lixo para o "Projecto Limpar Portugal", passei perto do local e por curiosidade resolvi ir espreitar a obra.
Não sei quanto já custou, quanto vai custar, quando vai acabar, nem tão pouco sou técnico de obras, mas algo do que vi não me pareceu muito correcto.


1º - Cheguei ao local e uma das vedações do recinto já estava danificada.




2º) Dei uma volta por fora e vi o apoio do edifício.



3º) Bati ao portão, ninguém apareceu, voltei a bater com um pouco mais de força, a porta abriu sozinha, a fechadura estava assim:



4º) O Suporte da vedação.


5º) Embora não tenha fotografia, a porta que dá acesso ao interior do canil também estava aberta.


6º) Felizmente e penar provavelmente nos constante cortes no abastecimento de água, já lá têm um depósito para que a dita não falte aos animais.

Informalidades - Amanhã (sexta), às 22h. no C.E.O.

Lá estarei.

Paulo Aido também solicitou informações sobre o Caníl.


"Considerando as questões levantadas por alguns munícipes como a necessidade de conhecer o projecto, o Vereador Paulo Aido apresentou um requerimento solicitando informações sobre o canil em construção na Paiã, nomeadamente no que se refere ao planeamento e gestão, à construção e instalação."


Odivelas - Obras mal executadas.


Paulo Aido, vereador sem pelouro, eleito pela Coligação, ontem em Reunião de Câmara voltou a falar de obras mal executadas pela Câmara Municipal, para ilustra o assunto pegou em dois casos muito falados aqui no blogue, ora veja:

"Obras mal executadas.

Também abordou as obras públicas executadas com erros e omissões. Para o Vereador Paulo Aido torna-se necessário saber quem fiscaliza, que capacidade técnica possuem os fiscais, quem aceita a obra como executada e pressupostamente bem executada para dar provimento ao pagamento. O Vereador Paulo Aido recordou 2 escolas novas onde os defeitos de construção ainda não foram reparados ou sequer minorados.

A nova Escola EB 1 JI da Arroja, onde persistem:
· Uma varanda coberta utilizada por crianças entre os 3 e os 6 anos sem qualquer protecção que evite uma queda que pode ter mais de 2,5 metros de altura;
· Postes de iluminação com parafusos invertidos ao nível do solo;
· Portões sem fechaduras fechados com correntes durante o funcionamento normal da escola, colocando em causa as mais elementares regras de segurança.

A Escola EB 1 JI Barbosa do Bocage na Póvoa de Stº Adrião que apresenta:
· Alpendres abaixo das janelas das salas de aula do 1º anda;
· Muros com um dos lados a mais de 2,5 metros do solo;
· Zonas de relva ou jardim em terra batida e cheios de pedras que são utilizadas pelas crianças para arremesso;
· Dois auxiliares para tomar conta de mais de 75 crianças;
· Um ginásio que serve de refeitório, ou melhor um refeitório que se monta e desmonta todos os dias no ginásio;
· Uma casa de banho com sanitários e urinóis colocados como numa casa de banho para adultos."

24.3.10

Famões - Uma Vergonha!


No passado Sábado, milhares de pessoas, um pouco por todo o pais, disponobilizaram-se voluntariamente, para, integradas no "Projecto Limpar Portugal", ajudar a limpar o lixo que há um pouco por todo o lado.

Juntamente com outras pessoas dei o meu modesto contributo na freguesia de Famões, integrei um grupo, onde para além de meia dúzia de adulto estavam várias crianças e um adas zonas que limpámos foi a que está nesta imagem.

Aqui, embora a imagem não seja muito perceptível, o lixo era mais que muito, mas ficou tudo limpo.

A imagem seguinte mostra apenas duas das camionetas que aqui carregámos.


Na passada segunda-feira, por incrível que pareça, dando mostras de uma total falta e de respeito por toda a gente, sobretudo por quem voluntariamente se disponibilizou para esta causa , alguém sem o mínimo de civismo e de educação deixou o espaço como a imagem abaixo testemunha.


Hoje é quarta-feira e o lixo continua no local.

Ora bem, não desculpabilizandoo(s) responsável(s) por isto, não posso deixar de recomendar à Câmara e às Juntas de Freguesia que tomem medidas para combater esta situações. Umas em relação à recolha do lixo, outras em relação à sensibilização da população e das empresas, outras na fiscalização e outras na penalização.

Lembram-se da proposta que o CDS-PP apresentou na Assembleia Municipal, a qual pretendia entre outras, isentar de Derrama as empresas possuidoras de uma certificação ambiental? Não seria um bom incentivo?

23.3.10

Mudanças no "Um Rumo"


Ao chegar às 20.000 visitas em menos de um ano, o que se pode considerar razoável para um blogue de cariz local, decidi introduzir algumas alterações. A primeira foi a imagem, conforme já devem ter reparado e a segunda foi ligar o blogue ao Facebook.

2,5 milhões de famílias vão pagar mais impostos até 2016

O meu primeiro post.


Escrevi hoje o meu primeiro post, desde há uns anos, para o blogue do C.D.S. de Odivelas, com o titulo "Ontem, Hoje e Amanhã."

Nesse texto traço de forma clara os objectivos porque lutamos: "Por nós a “chama” desse projecto continuará acesa e tudo faremos para que cada vez seja mais intensa e luzidia, Odivelas bem precisa."



A minha solidariedade.


Conheci o Barão das Neves há cerca de dois anos, contudo só há muito pouco tempo e porque estivemos algumas vezes juntos no Informalidades tive oportunidade de o conhecer melhor.

Tenho-o como uma pessoa séria, honesta e correcta, o que faz com que o tenha em boa consideração, e por isso mesmo, quero aqui expressar publicamente a minha solidariedade para com ele, fazendo votos para que tudo se resolva bem e depressa.

Medula Óssea - Dadores.

A minha reportagem do "Limpar Portugal".


Veja mais fotos como esta em LimparPortugal

O Elogio do Voluntariado.


O Diário de Odivelas publicou hoje mais um texto de Paulo Aido. Esta semana, pegando no exemplo do "Projecto Limpar Portugal" e na forma como cem mil pessoas contribuíram voluntariamente para esta causa Paulo Aido faz "O Elogio do Voluntariado".

Aproveita o tema e relembra algumas das propostas que continha o programa da Coligação.

Beach Boys - Também no Live Aid

22.3.10

Paul McCartney no OLYMPIA

Bancos - Governo alemão mostra como se faz.


Não sei os bancos germânicos usufruem de previlégios semelhantes aos portugueses, isto é se pagam menos impostos que todas as outras empresas, mas a verdade é que o governo alemão criou uma taxa ao bancos para que estes paguem a crise.

Odivelas – Corte no abastecimento domiciliário de água.



Ainda hoje tinha colocado um post a dizer que a zona dos Pombais tinha tido cortes de água na Sexta-Feira e no Sábado e hoje, segunda-feira, já há noticias de cortes de água na Quinta do Mendes.

A Marmelada de Odivelas.


Um texto escrito por Maria Máxima e publicado na Odivelas.tv. conta-nos mais sobre a tão famosa Marmelada de Odivelas.

Entre outras coisas diz-nos a historiadora que D.Dinis nunca chegou a prová-la.

Concelhia do CDS-PP de Odivelas com nova dinamica.


Depois de há poucos dias ter aderido ao Faceboock, agora foi a vez da concelhia do CDS-PP de Odivelas de reactivar o blogue.

Esta é um iniciativa que saúdo, pois considero-a essencial para estabelecer uma maior proximidade com a população do nosso concelho.

Se quiser visitar clique aqui.




Odivelas - A água continua faltar.

Na Sexta-feira e no Sábado foi novamente a zona dos Pombais.

70.000 Toneladas de Lixo.

Itálico
A chuva não afastou cerca de 100 mil voluntários que, no sábado, aderiram à iniciativa "Limpar Portugal" e recolheram mais de 70 mil toneladas de lixo por todo o país.

"Estamos bastante satisfeitos com o resultado e achamos que conseguimos passar a mensagem", afirmou Paulo Torres, um dos coordenadores e mentores do projeto, revelando que um voluntário de Condeixa foi atropelado e que se encontra no hospital. "Não é um ferimento ligeiro, mas está livre de perigo", frisou.

O coordenador não adiantou se houve zonas melhores ou piores - foram identificados 13 mil pontos de lixo -, mas revelou que só no concelho de Braga recolheram-se 400 toneladas de resíduos. "Esperamos não ter de repetir, que as pessoas tenham compreendido a mensagem e procurem desfazer-se do lixo de maneira conveniente", sublinhou.

21.3.10

Também apareceu uma granada.


Limpar Portugal - A Mensagem.

Juntas Carros e Funcionários também estiveram presentes.


Odivelas - Ponto de entrega do lixo.


Pontinha - Lixo à espera do transporte.


Ontem em Famões.






Incansáveis.


Gonçalo Cabeicinhas e Cristina Sousa
(Ontem no Limpar Portugal)

20.3.10

Muitos Parabéns!


Cheguei agora a casa depois de ter participado no Projecto Limpar Portugal. Para além de ter estado em Famões, cruzei-me com pessoas que estiveram em Caneças, na Póvoa e na Ramada, tive a oportunidade de visitar ao fim do dia as freguesias de Odivelas e da Pontinha, e não posso deixar de destacar e de enaltecer o empenho de todos os voluntários que participaram nesta iniciativa. A alegria com que estas pessoas estiveram durante todo o dia, nesta luta contra o lixo, contra a porcaria, contra a falta de civismo e de educação estava estampada no rosto de todos e foi contagiante.

Também não posso deixar de saudar e de dar o meus mais sinceros parabéns aos promotores de todo este projecto.

MUITOS PARABÉNS!




Live Aid 1985 - Tina Turner & Mick Jagger.

Live Aid 1985 - Queen.

Seremos mais de 100.000.

Amanhã (hoje) estarei em Odivelas para ajudar a Limpar Portugal.

19.3.10

Educação - Teresa Caeiro hoje na A.R.

SMAS - Quanto mais tempo vai durar esta novela?


Depois do debate/conversa que houve esta noite na "Formula Resolvente" (odivelas.com) sobre o tema do SMAS e os problemas que ele implica para a população de Odivelas, ficou mais uma vez clara a manifesta incapacidade que o P.S. Odivelas tem tido ao longo destes 11 anos para se entender com o P.S. de Loures e resolver este assunto.

18.3.10

Esta é a nova imagem.

Aljubarrota em Alvalade?

Confrontos entre adeptos do Sporting e Atlético.

Desculpe.


Locutor pede desculpas a Sócrates.



Odivelas - Projecto Limpar Portugal esclarece.

Sobre o post "Pinhal da Paiã – Afinal em que é que Ficamos?" publicado no passado dia 16, recebi esta noite, em email enviado pelo responsável para Odivelas do Projecto Limpar Portugal, Gonçalo Cabecinhas, o seguinte esclarecimento:

"Caro Xara Brasil,

Obrigado por fazer ênfase ao que escrevi. Volto a frisar que só com a actuação de todos nós é que se vai conseguir mostrar o verdadeiro problema do nosso Concelho... bem como dos Concelhos da zona de Lisboa entre outros!

Em relação à limpeza da Mata da Paiã, quero esclarecer o seguinte. Foi sugerido por mim que a Câmara, se tivesse esse interesse, podia-se associar ao Projecto Limpar Portugal. Isto porque a meu ver, não haveria lógica existir duas intervenções deste tipo no mesmo espaço num intervalo de tempo tão curto. Foi esta a minha sugestão.

Não sabia que a Câmara tinha aceite, como também não sabia que a Câmara tinha usado o logótipo do PLP sem nosso consentimento.

Mais informo que o Projecto Limpar Portugal não é um projecto da Câmara mas sim um projecto de todos nós e de quem queira participar.

Os melhores cumprimentos"


Aproveito para colocar aqui a imagem do prospecto que a C.M. de Odivelas mandou fazer, onde se pode ver a utilização, pelos vistos abusiva, do logótipo do Projecto Para Limpar Portugal.



17.3.10

Portas "esmiuçou" o PEC na SIC Notícias.


Ontem à noite em entrevista à SIC Notícias, Paulo Portas, de forma clara, simples e concisa esmiuçou por completo o P.E.C..

Foi brilhante a forma como explicou ao país o que aí vem e como o Estado, mais uma vez, está a tentar vir ao nosso bolso.

VERGONHA.

Este é o tipo de medidas que faz com que as empresas cumpridoras e os seus sócios se sintam parvos, idiotas e estúpidos.

Saca-Rolhas.

Este é o título de um artigo de João Paulo Guerra editado hoje no Diário Económico, leia-o aqui.

16.3.10

Pinhal da Paiã (Odivelas) - Afinal em que é que ficamos?

Vi no Faceboock da C.M. de Odivelas o seguinte texto:

"Dia Mundial da Árvore em Odivelas. A Câmara Municipal associa-se à iniciativa “Limpar Portugal”, com acções voluntárias. No dia 20 de Março, contamos com a presença de todos, para a “Acção de Limpeza do Pinhal da Paiã”, a partir das 10h. ....".

Mas entretanto vi o comentário de Gonçalo Cabecinhas (responsável pelo Limpar Portugal em Odivelas), publicado em 13 março 2010 às 21:24, o qual diz o seguinte:

"Infelizmente começam a aparecer muitos pontos vermelhos no nosso concelho e acredito se mais pessoas houvessem a fazer a referenciação mais pontos teria-mos. Peço a todos que façam a sua referenciação, como forma de protesto pela inacção da Câmara no flagelo que assola o nosso concelho, a descarga ilegal de entulhos proveniente das obras. .....".

Também me disse o mesmo responsável (Gonçalo Cabecinhas) que a Câmara não tem contribuído, ou tem contribuído muito pouco, para esta causa tão nobre e importante . Acrescentou-me mais, disse que a limpeza do Pinhal da Paiã é uma acção paralela ao Limpar Portugal e que não tem oficialmente qualquer ligação.

Assim deixo a questão com que iniciei este post: Afinal em que é que ficamos?

Mãos à Obra!


É isto que nos diz J.M. Pignatelli no seu texto de hoje na Minha Cidade, publicado no Diário de Odivelas.



Odivelas F.C. com fumo Branco?



A semana passada coloquei aqui um post, Branco ou Preto?, o qual na altura não disse, mas estava relacionado com a possibilidade de se ter encontrado uma solução para resolver a difícil questão do Odivelas F.C..

Segundo está hoje noticiado no odivelas.com, Humberto Fraga conseguiu um acordo com o Benfica e com Luís Filipe Vieira, no qual está previsto o adiantamento de verbas necessárias para travar o processo de insolvência.
Espero que neste jogo não hajam mais fintas e que o Odivelas F.C., muito em breve, possa voltar a funcionar com a normalidade necessária em prol dos jovens e do deporto do concelho.


Susana Amador admitiu parte do que venho dizendo.


Susana Amador, hoje, em entrevista publicada no Diário de Odivelas, admite que até aqui apresentavam-lhe um projecto bonito e, sem preocupar muito com os custos da execução e da manutenção, aprovava. Só lhe faltou falar na fiscalização, mas há-de lá chegar.

Que grande gestão!

15.3.10

e mais esta, parece actual!

Escutem com atenção!

Odivelas – Quem assume a responsabilidade?


Obras Municipais.


Que foram feitas algumas obras no último mandato não há dúvida, as obras que requalificam o parque escolar não se questionam quanto à sua utilidade, mas isso não invalida que os projectos sejam bem-feitos e que a fiscalização não actue.

Não é compreensível que a maior parte, ou talvez a totalidade das obras que terminaram neste último ano estejam já a necessitar de intervenções a vários níveis, umas porque foram mal projectados, outras porque a fiscalização não actuou ou porque simultaneamente foram mal projectadas e a fiscalização não actuou.

Passa-se isto com o Jardim da Música, com o Jardim da Ribeirada, com a Escola da Arroja e com a Barbosa Du Bocage.

Se fosse numa empresa já sabíamos quem assumiria as responsabilidades, se fosse em obras particulares também, agora sendo uma obra municipal, em que o dinheiro é de todos, pergunto:

Quem é que assume a responsabilidade?

A resposta a esta questão provavelmente nunca a acontecerá, mas as obras e projectos de rectificação que vão ter que acontecer custarão algumas dezenas ou centenas de milhares de euros à autarquia, ou seja, a todos nós.

Estes gasto desnecessário, num município como o de Odivelas, derivados da negligência, da falta de competência, de rigor ou de exigência dos responsáveis políticos, revestem-se de uma enorme gravidade, pois poderiam ajudar a colmatar alguma (s) das muitas carências que existem no concelho ou então, mais que não seja, para liquidar algumas das dívidas do município.


P.E.C. (2).


Tal como Odivelas não tem uma estratégia para o desenvolvimento económico do concelho, para o país, a ver pelo P.E.C., também não a vislumbramos.

A linhagem é a mesma!



P.E.C.(1) - Plano de Estabilidade e Crescimento.


O único crescimento visível neste plano, é a forma como o estado se prepara para mais uma vez apertar a classe média.

Limpar Portugal, é já no dia 20.


"Frigoríficos de Caneças"


Veja aqui a nota informativa emitida pelo vereador Hernâni Carvalho e Paulo Aido, a qual entre outros assuntos tratados em Reunião de Câmara, nos dá conta da conta forma como ficou tratada esta questão.

"Câmaras Municipais morosas, reincidentes e irresponsáveis.

Miguel Ángel Belloso, hoje no I, face ao descontrole das dividas das autarquias e à forma como as mesmas são geridas questiona:

"Porque não se responsabilizam pessoalmente os autarcas pelas dívidas dos seus mandatos?"

13.3.10

Odivelas - Informalidades de ontem.

SMAS , a incapacidade do P.S. e de Susana Amador para resolver este problema, o qual seca mais vezes do que o desejável as torneiras dos odivelenses, com todos os inconvenientes associados, foi o primeiro tema falado.

A educação, a falta de qualidade dos projectos e da fiscalização das obras deste executivo, foi o assunto que levantei, perguntando quem é que assume estas responsabilidades que tantos prejuízos causam.

O PEC terminou a tertúlia, pois o único crescimento que se vê a quebra do poder de compra e do nível de vida da classe média.

12.3.10

Sondagem Expresso: CDS-PP a subir.


A experiência dos últimos anos, nomeadamente a deste último, faz com que eu não valorize muito as sondagens, mas ...

"Com uma subida de 1,2 pontos face ao mês anterior, o CDS/PP consegue no Barómetro da Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença deste mês 14,8% das intenções de voto."

“Violência, Agressões e Indisciplina na Escola” - CDS vai agendar debate de urgência na A.R.

BULLYING: Suspensão imediata de alunos não chega.

"A deputada do CDS-PP Teresa Caeiro considerou esta quinta-feira que o reforço dos poderes dos diretores das escolas anunciado pelo Governo “vem tarde” e não é suficiente para encarar o problema da violência nas escolas."

Hoje é dia de Informalidades.


A já tradicional tertúlia quinzenal, começa às 22h. no Centro de Exposições de Odivelas, todos poderão aparecer e participar.

Estarão comigo, como é habitual, Graça Peixoto (última aquisição), António Pedro, Miguel Ramos e a moderação ficará a cargo de Henrique Ribeiro.

Se preferir ver este programa em casa, poderá fazê-lo através do Diário de Odivelas.

Mariana Cascais, sobre a video-vigilância, ontem na Odivelas.com


"Compreendo a necessidade, mas tenho a sensação que, se calhar, aqueles que há cerca de 30 anos nos deram a Liberdade, são os mesmo que estão agora a tirá-la"


11.3.10

Frigoríficos de Caneças - Parece que vão embora.

Está quase a fazer um mês que o C.D.S.-P.P., em sede de Assembleia Municipal, chamou a atenção para o facto de na freguesia de Caneças estarem no chão, a céu aberto, há cerca de dois anos, sem qualquer protecção, as carcaças de mais ou menos 100 frigoríficos.

Esta situação, a qual também foi noticiada nos órgãos de comunicação social, para além de colidir por completo com a boas práticas ambientais e com a segurança da população, dava uma imagem vergonhosa do concelho.

Hoje, ouvi dizer que os vereadores independentes, Hernâni Carvalho e Paulo Aido, apresentaram na Reunião de Câmara de ontem uma solução para esta situação.

Ao que sei, esta solução não traz qualquer custo para a autarquia e assim sendo, estou convencido que já não falta muito para que os frigoríficos sejam retirados deste local.

Odivelas - Branco ou Preto?

Saiu fumo muito claro, mas a prudência diz-me para aguardar mais uns dias até que se confirme esta boa nova, ainda há alguns "detalhes" importantes a tratar.

JI/EB1 Barbosa du Bocage (Póvoa) - O que pretendem os pais:

- Falta de auxiliares de acção educativa: no inicio do ano lectivo contava a escola, com uma população de 286 alunos do primeiro ciclo e 75 do pré-escolar, com 10 auxiliares de acção educativa; destas, 3 estavam destinadas ao pré-escolar, 2 ao ensino estruturado e 5 aos restantes alunos; destas 5 uma é invisual com as limitações inerentes, sobretudo quando se trata de um novo espaço físico. Tendo este número sido considerado insuficiente e após muita insistência da APEL, foi contratada 1 auxiliar. O contrato terminou em Dezembro e, ao contrário das nossas expectativas, uma vez que a gestão deste pessoal ficou a cargo da CMO a partir de Janeiro, não foi renovado o contrato ou efectuados outros. Chegámos já ao cúmulo de atrasar a ida ao hospital de crianças acidentadas (tendo que esperar pelo encarregado de educação) por não haver uma auxiliar que a acompanhasse.

- Horário insuficiente da psicóloga: existem várias crianças com necessidades urgentes de acompanhamento da psicóloga, devidamente sinalizadas pelos professores e educadores mas que não têm vaga no reduzido horário da mesma.

- Existência de turmas em horário duplo: a sobrelotação da escola tem vindo a tornar-se evidente; não existem espaços disponíveis para ATL, AEC, apoio ao estudo ou qualquer actividade extra. São utilizadas para estas actividades a sala da Associação de Pais, a sala dos professores, a sala da coordenadora, a biblioteca e, por vezes, até a arrecadação; as crianças vão à vez à casa de banho, durante os intervalos, para não importunarem as aulas que decorrem. Esta situação não é digna!

- Falta de “telheiro”: como todos sabemos este tem sido um inverno muito rigoroso e, com a existência de turmas em horário duplo, as crianças vêm-se obrigadas a permanecerem nas salas de aula durante os intervalos ou, em alternativa, à chuva e ao frio. A CMO comprometeu-se a iniciar a construção do telheiro na interrupção lectiva da Páscoa, a nosso ver demasiado tarde, não tendo apresentado solução imediata e provisória, submetendo as crianças a uma situação inadmissível. Aguardamos com expectativa as férias da Páscoa!

- Existência de muros excessivamente altos: esta é uma questão que muito preocupa os pais uma vez que esteve já na origem de alguns acidentes, alguns com gravidade. Solicitámos a resolução urgente deste problema. Nada, até ao momento.

- Espaço comum para ginásio e refeitório: diariamente é necessário montar e desmontar as mesas do refeitório para permitir a sua utilização para a educação física; esta é uma tarefa árdua, sobretudo se tivermos em conta a insuficiência de funcionários.

- Falta de sinalização e de espaço de paragem de transporte de crianças: esta foi a única questão que verificamos ter tido intervenção mas, mesmo assim de forma insuficiente: colocou-se sinalização de proximidade de escola e uma passadeira, mas mantêm-se o problema do estacionamento do transporte de crianças o que tem provocado o caos e situações de perigo, até porque se trata de uma rua estreita, com dois sentidos de trânsito. É uma situação de fácil resolução cujo atraso só se pode interpretar como falta de interesse e preocupação por parte das entidades competentes.

Hoje em Odivelas - Branco ou Preto.

Hoje em Odivelas poderá haver fumo, poderá ser branco ou preto e o que poderá ser branco para uns, poderá ser preto para outros. Também há hipótese de termos que aguardar mais uns dias.

Vamos Limpar Portugal, também em Odivelas.


Informe-se aqui.

Hoje (11/3) é a Ramada.


10.3.10

T-Shit - Bento XVI em Portugal.



Para encomendar clique aqui.

Vítor Peixoto in Diário de Odivelas:

Onde estava o Xara?


O faceboock tem destas coisas boas (também tem más, eu sei!), lá encontram-se amigos e imagens de há muitos, muitos, anos, as quais nem sequer imaginava que existiam.

Hoje, um "velho amigo" fez-me uma dessa agradáveis surpresa.


Imagem com +/- 30 anos.

Nada mau!


OBRIGADO PELA SUA VISITA.



Odivelas e Educação (5) – Por coincidência um acidente.


Tinha prometido aos pais da escola Barbosa du Bocage que quando houvesse um dia de sol faria uma nova visita à escola para ver as crianças brincar no recreio e as acrobacias que se viam em cima dos muros do recinto.

Ontem a chuva deu uma trégua e lá fui eu. Passados que eram cinco ou dez minutos da minha chegada tocou para o intervalo, eu estava no interior do edifício, esperei que todos saíssem e depois dirigi-me para o pátio exterior. Quando cheguei à rua havia crianças com um ar feliz, a correr, a saltar e a brincar em todos os lados, dei uma primeira olhadela, eram muitos!

Tentei ver se havia algumas crianças, tal como me tinham dito, com queda para a acrobacia, a brincar em cima daqueles muros tão perigosos, à primeira vista não vi nem um! Passados uns segundos da minha primeira olhadela, dirigi o meu olhar para o edifício escolar a ver se uma das mães com quem eu tinha combinado chegava e, … eis que vejo o primeiro acrobata. Tentava subir de um dos muros para o telheiro, esteve um ou dois minutos a tentar, mas não conseguiu e desistiu.

A tal mãe continuava a não aparecer, fiz um compasso de espera, olhei para o meu lado direito, num dos recantos dos muros estava uma grande poça de água toda enlameada, à volta dela três ou quatro crianças (5-6 anos) entretinham-se a atirar um pedregulho (2-3 kg) para a poça com o objectivo de a fazer transbordar e de salpicar ou outros. Pareceu-me que a brincadeira era perigosa, não por ficarem todos sujos e/ou molhados, mas porque que a pedra que era grande e a pouca distancia, num nível mais abaixo, passavam outras crianças, com alguma facilidade a pedra podia ir parar em cima de alguma cabeça. Fui chamar uma auxiliar e a brincadeira acabou.

Finalmente chegou uma das mães, já o intervalo ia com uns cinco minutos, tempo suficiente para que os acrobatas tivessem “aquecido” e entrassem em acção. Cumprimentei-a, troquei umas palavras de ocasião e voltei a dar, agora em conjunto com a senhora, uma segunda olhadela. Agora sim, as miúdas felizes faziam dos muros, verdadeiras passerelles, onde brincavam às passagens de modelos e os rapazes corriam, saltavam e pulavam com a maior destreza em cima dos muros, sem dúvidas, eram eles os “grandes acrobatas”.

Comentámos o que nos era dado a observar e fomos dar uma volta à escola. Empoleirados em cima de uma rede/grade que separa a escola do Centro de Dia estavam umas 20 ou 30 crianças a assistir animadamente ao jogo da malha que do outro lado decorria, depois fomos ao “muro alto” e lá em havia crianças sentadas (estavam calmas), quando descíamos a escada que lhe é paralela passou uma rapariga a descer pelo corrimão a toda a velocidade, na floreira (sem flores) um rapazito pulava animada em cima de uma poça de água e um pouco mais á frente, mais três pirralhos (5-6 anos) treinavam os saltos de um dos muros (+/-1,5 mt.) para o chão.

Continuámos o nosso passeio, fomos em direcção às traseiras das escolas, onde continuava a haver crianças, reparámos que muitas das pedras da calçada que na semana anterior estavam espalhadas um pouco por todo o lado, já tinham sido removidas. De repente houve-se a gritar, “Sangue, ela tem sangue, ela está a deitar sangue”.

Uma auxiliar acorre de imediato ao local, chega ao mesmo tempo que nós, pega na criança que deitava muito sangue da boca e leva-a de imediato para dentro da escola para lhe prestar o primeiro auxílio. A rapariga, juntamente com umas amigas, estava a brincar em cima de um portão que andava para traz e para a frente, provavelmente escorregou e bateu com a boca num dos ferros pontiagudos da grade do portão.

Extremidade pontiaguda do portão.

A minha visita estava a acabar, dirigia-me ao edifício da escola, acompanhado por uma das mães quando fomos abordados pela coordenadora da escola. Nessa intercepção, disse-nos que não podíamos publicar e utilizar as fotografias tiradas no interior da escola sem que houvesse autorização, disse à senhora que não publicaria, como é óbvio imagens em que se reconhecessem crianças, mas que as outras eram importantes para que as pessoas conseguissem visualizar os perigos.

Enquanto falávamos (eu e a coordenadora), muitas crianças brincavam em cima dos muros, chamei-lhe a atenção para o perigo que aquelas brincadeiras representavam e que estavam bem patentes na criança que tinha tido há poucos minutos um acidente, a senhora disse somente:

“eles é que têm que ter cuidado, sabem que não se pode brincar em cima dos muros.”

Assim acontecem e continuarão a acontecer muitos acidentes que poderiam ser evitados.


Nota 1: Não percebo como é que a senhora coordenadora estava mais preocupada com a minha presença na escola e com a publicação das imagens que denunciam os perigos, do que com a criança acidentada.

Nota 2: Só publiquei imagens em que não aparecem crianças, as restante, mesmo algumas onde não se conseguem reconhecer as crianças, embora interessante, por respeito à senhora coordenadora, por enquanto, ficam só para mim.

9.3.10

Hoje em Odivelas e na Pontinha.


"A Caminho da Liberdade"


Hoje é o dia do Barro da Memória, a coluna de Paulo Aido no Diário de Odivelas. Para este texto escolheu o título "A Caminho da Liberdade".

Dia da Mulher.

Hoje tive um dia virado para a Acção Social, almocei com muitas mulheres num Centro de Dia do Concelho e depois fui visitar um outro.

É curioso, há civilizações em que os mais velhos são venerados e há outras, como a nossa, em que os idosos parece que são considerados um fardo. São deixados quase ao abandono e eles que têm tanto para nos ensinar.

8.3.10

Odivelas e Educação (4) - Estes problemas vêm de Outubro.


Este post é só para chamar a atenção que os problemas que identifiquei na Escola Barbosa du Bocage não é novo, já é antigo, vem do inicio de Outubro, conforme poderão constactar neste link.

Odivelas e Educação (3): Mais uns perigos.

Escola Barbosa du Bocage (J.I./E.B.1)

Póvoa St.º Adrião.

Todos estes muros são utilizados pela crianças para andarem a correr e a brincar em cima deles, uma das actividades favoritas é saltar de um para o outro e uma queda poderá causar danos irreparáveis. É incompreensivel como é que os projectos para equipamentos como estes não prevêem a minimização dos perigos.


Os corrimões, com descidas bastante acentuadas têm servido para fazer algumas corridas bastante interessante e as esquinas dos muros têm sido uns autênticos quebra-cabeças.












Chamo a atenção para o facto de haver uma actividade, o parkour, que está a ser muito divulgado junto dos jovens (Internet, televisão, jogos digitais) e que incentiva a pratica de brincadeiras, em locais urbanos com este tipo de obstáculos, as quais são perigosas.

Se quiser ter uma ideia do que é o parkour clique aqui.


Odivelas e Educação (2): Mais um perigo.

Acabam-se as obras ficam as pedras.




Conforme demonstra a imagem, o telheiro desta escola (Barbosa du Bocage na Póvoa St.º Adrião) está cheio de pedras de calçada.

Estas pedras foram deixadas ficar, após as obras, soltas no interior do recinto escolar. Ainda lá estão muitas e a imagem demonstra onde é que os alunos já fizeram chegar algumas, outras (algumas) pararam na cabeça dos colegas e outras já foram utilizadas para batralhas entre crianças que estão no interior e crianças que estão no exterior da escola.

Odivelas e a Educação (1) : Mais um perigo.

Mais uma obra, mais um muro, mais um perigo.

Se há uns dias mostrei os perigos que tinha para as crianças a varanda de uma escola recentemente requalificada na Arroja, em Odivelas, onde brincam ou brincavam crianças dos 3 aos 6 anos, hoje trago-vos o muro de uma outra escola, também ela requalificada, mas agora noutra freguesia do concelho.

Este ainda é mais perigoso, não só porque é muito mais alto, mas porque têm livre acesso à parte de cima do mesmo cerca de 360 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Segundo consta a queda de um dos alunos neste muro já provocou um traumatismo craniano.


Fig.1: Parte da Frente do muro.


Fig.2: Parte de cima do muro.