29.4.10

É já no Sábado!

"Passos de Sócrates"


A propósito da reunião de ontem entre Sócrates e Passos Coelho, José Mendonça da Cruz colocou há momentos, no Corta-Fitas um interessante post, onde questiona, entre outras coisas, a construção da terceira auto-estrada Lisboa-Porto.

Odivelas - Contas 2009.


Como no post anterior mencionei, ontem na A. Municipal foram discutidas e votadas as contas da C.M. de Odivelas relativas a 2009.

Para que possa conhecer a posição do CDS-PP e a minha sobre este ponto clique aqui e leia a Declaração de Voto que apresentámos ontem na Assembleia Municipal.

As contas foram aprovadas com os votos favoraveis do P.S. e P.S.D.


Odivelas - O Concelho de Maravilhas?


Entre os vários pontos que estavam na Ordem de Trabalhos, sem dúvida que o mais relevante foi a apresentação de contas de 2009 e por isso mesmo foi aquele mais intervenções e tempo consumiu.

Confesso que durante um dos discursos e o "mar de rosas" que nele foi descrito, a certa altura perguntei à minha colega Mariana Cascais:

Será que estamos perante um conto de fadas, tipo Alice no Concelho das Maravilhas, ou que estamos a presenciar um delírio, ou que somos deputados municipais num concelho que não devia ser conhecido como a Terra de Oportunidades, mas sim como o Concelho de Maravilhas?

"Sem Eira Nem Beira"

Começa já amanhã!


28.4.10

Viva a Crise!


Hoje tive um almoço de trabalho em Cascais, para lá fui pela auto-estrada, para cá (Alcântara) vim pela Marginal.

Ao longo de todo o caminho de regresso, por volta da s 15.00h, fui ficando surpreendido com a quantidade enorme de carros estacionados em todos os parques de estacionamento. Quando cheguei à zona de Carcavelos, onde sem sair do carro se consegue ver a praia, fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que numa quarta-feira à tarde estavam a veranear-se.


Praia da Torre.



Praia de Carcavelos.

Odivelas - Hoje há mais uma sessão da 2ª A. Municipal Ordinária (2)


Na qualidades de líder de bancada do CDS-PP de Odivelas e a respeito dos Contratos Ajuste Directo feito entre a C. M. de Odivelas e dois escritórios de advogados, dos quais fazem parte dois Deputados Municipais e uma Chefe de Divisão do Município, irei entregar ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal dois requerimentos a solicitar alguns esclarecimentos sobre o assunto.

Odivelas - Hoje há mais uma sessão da A. Municipal(1).

Hoje à noite haverá mais uma sessão da 2ª Assembleia Municipal, na Ordem do Dia estará:

Ponto 2 - A prestação de contas 2009;
Ponto 3 - 1ª Revisão Orçamental de 2010;
Ponto 4 - 1ª Alteração ao Mapa de Pessoal 2010;
Ponto 5 - Proposta de alteração à constituição de um juri do concurso para Atribuição de habitação a custos controlados, no Empreendimento Habitacional da Arroja;
Ponto 6 - Regulamento do Conselhi Municipal de Segurança;
Ponto 7 - Designação de 4 cidadão para integrar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Odivelas;
Ponto 8 - Proposta de Alteração dos Espaços Verdes.

"Regresso ao Passado".


Este artigo, escrito de forma simples por António Costa e publicado hoje no Diário Económico, ilustra bem a questão que se coloca.


MORAIS - ATÉ SEMPRE!

Dívida pública, na altura estranharam.


Quando em meados de Setembro, antes das legislativas, falei no Informalidades e escrevi aqui no blogue sobre a divida publica portuguesa gerou-se um enorme espanto e muitos encolheram os ombros, o resultado infelizmente parece que está à vista.

Na Câmara passa-se o mesmo, há que ter rigor e cortar a direito nas despesas supérfluas, em avenças desnecessárias e em assessoria despropositadas.

Volto a afirmar que se uma pessoa , uma família e uma empresa podem falir um município e um país também.

27.4.10

Os alertas têm sido muitos.


Desde há uns tempos que todos os dias, a partir das 16 h., começo a receber a indicação de que o risco da divida portuguesa aumentou, hoje fomos considerados o sétimo mais perigoso e há economistas que prevêem que o pior está para chegar e mais depressa do que era expectável.

E aí está mais um crónica!


"A Europa a quantas velocidades?" é o titúlo que o meu amigo Barão das Neves deu ao artigo de opinião que foi publicado hoje na Odivelas TV.



Odivelas - Leitura obrigatória.


O artigo de opinião “O 25 de Abril que Temos” assinado por José Carlos Correia, (conhecido militante de PSD Odivelas) e publicado hoje na OdivelasTV faz um retrato político do concelho como há muito não via, aconselho a sua leitura.

Entre muitos pontos interessantes escreve a certa altura

“…curioso, um dos contratos é exactamente com o pelouro do Ambiente!O PS e a sra. Presidente, Susana Amador, também não ficam isentos, pois comenta-se, e gostaria de frisar, comenta-se, que estes contratos fariam parte do acordo político, no sentido de tornar viável, a governação da Câmara. Não quero acreditar……”

Na Assembleia da República a "trancada" é outra.


Um episódio está a aquecer o Parlamento. Nada tem a ver com os deputados. A semana passada um colaborador do grupo parlamentar do PSD foi apanhado em flagrante delito, às sete da manhã, em pleno acto com uma amiga que não trabalha na Assembleia. A coisa pode parecer apenas interessante contada assim. Mas é muito mais do que isso. O acto aconteceu na sala do plenário. Infelizmente, a interrupção não terá permitido ao arrojado casal levar a fantasia até ao fim. Há sempre um empata.

Antes que a coisa saia na imprensa e comecem as condenações morais, quero deixar clara a minha admiração pelos pecadores. Porque respeito quem faz tudo para cumprir uma fantasia. Porque deram um contributo para a dessacralização do poder, aproximando assim aquele órgão de soberania das verdadeiras preocupações dos cidadãos. E porque, por uma vez, aconteceu qualquer coisa realmente interessante naquela sala (infelizmente não consegui saber qual foi a bancada escolhida). Só lamento que, como de costume, quando realmente alguma coisa de construtiva começa ali a ser feita, seja deixada a meio. O meu abraço aos dois. Próxima aventura: Palácio de Belém?

Europa nervosa com resistências alemãs em ajudar a Grécia.


Embora Portugal já se tenha disponibilizado a pedir o que não tem, para depois de emprestar cento e quarenta Milhões de Euros a Angola, emprestar agora setecentos e setenta e quarenta e quatro Milhões de Euros à Grécia, a verdade é que os alemães não se estão a demonstrar tão generosos quanto nós e isso parece que está a deixar a Europa muito nervosa.

Depoimento de Vara preocupou socialistas.

Fado da Sina

Apresentação de Novidades.


As confirmações para esta apresentação têm sido muitas, só no Faceboock já temos cerca de 40, 150 pessoas talvez apareçam e 750 ainda não responderam.

Para além destas respostas já recebi várias outras por telefone, mail e pessoalmente.

Para ver mais informações pode ver aqui (Faceboock) ou aqui (blogue).



Petição contra a libertação de criminosos graves ao fim de apenas 1/4 da pena.

Se pretender assinar esta petição clique aqui.

26.4.10

"A Construção de um Monstro"

João César das Neves in DN.

Faltam 5 dias.

"Fanado" de uma amiga do FB.


"As pessoas precisam entender que as crianças com necessidades especiais não estão doentes.Não estão à procura de uma cura, apenas aceitação. Esta semana é para a educação especial. Noventa e três por cento das pessoas não vai copiar e colar este texto. Você pode ser parte dos sete por cento e vai deixá-lo no seu mural, pelo menos, uma hora."

Ester Aguilar

O estandarte do Papa:


"Portugal está visivelmente vulnerável"

Municípios continuam a gastar mais do que podem.

Elton John - Sacrifice.

25.4.10

25 de Abril


Hoje 0 25 de Abril faz 36 anos e por essa razão lembrei-me de um texto que escrevi há pouco mais de dois meses que tem como título "O Estado da Democracia".

Simultâneamente desafio todos a reflectirem sobre esta data e em tudo aquilo que falta fazer para que as boas ideias de Abril vinguem na sociedade portuguesa. Reflictam em áreas como a qualidade da democracia e a liberdade de intervenção, mas reflictam também, em áreas como a justiça, a saúde, a educação e a justiça social.

24.4.10

Informalidades de ontem.


As obras municipais, a forma com são projectadas, executadas e fiscalizadas, assim com o estado das finanças do concelho e da democracia, uma vez que estamos perto das comemorações do 25 de Abril, foram alguns dos pontos que abordei ontem no Informalidades. Claro que aproveitei para divulgar o evento que o blogue Um Rumo vai levar a cabo no próximo dia Sábado, dia 1 de Maio.

23.4.10

Hoje há Informalidades.


Hoje é "sexta-feira sim", quer isso dizer que é noite de Informalidades. Como de costume será às 22.00 h. no Centro de Exposições de Odivelas e eu lá estarei. Se quiser poderá assistir e intervir ou acompanhar em directo no Diário der Odivelas.


CONVITE



Só falta 1 semana.


É já no Sábado, 1º de Maio, que serão apresentadas as novidades deste blogue, será de manhã, num conhecido espaço da cidade de Odivelas.

Esta apresentação será publica, razão pela qual poderá desde já reservar um espaço na sua agenda. Posteriormente informaremos o local e a hora certa.




Teste

Este post é um teste a algo, não importa a quê, não é importante, mas teve que ser colocado. A minhas desculpas.

Alguns números da Igreja em Portugal.

Voçê é Linda.

22.4.10

A.Municipal de Odivelas - Sessão de Ontem.


Tal como o prometido num post anterior já está publicado no blogue do CDS-PP de Odivelas um resumo das posições assumidas pelo grupo parlamentar do CDS-PP.

Ontem para além da apresentação das contas de 2009 no final da sessão, as quais ainda não foram votadas, foi analisada a situação financeira e a actividade municipal. Dentro deste ponto também foi levantada pela bancada da CDU algumas questões relacionadas com dois contratos feitos por ajuste directo que totalizam cento e dez mil euros.


Esta noite em Santa Comba Dão.

Teixeira dos Santos anuncia portagens a partir de Julho.


O ministro das Finanças anunciou esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, que vão avançar a partir de Julho as cobranças de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador, as chamadas SCUT.
Fonte: RTP

Dia 5 de Maio - Schmeichel e Balakov regressam a Alvalade para homenagear Iordanov


O antigo guarda-redes dinamarquês Peter Schmeichel e o búlgaro Balakov vão participar no jogo de homenagem ao antigo capitão da equipa de futebol do Sporting Ivaylo Iordanov, anunciou hoje o clube de Alvalade.

O encontro, agendado para 05 de Maio, tem já confirmadas as presenças de antigos jogadores como Oceano, Pedro Barbosa, Rui Jorge, Beto, Pedro Venâncio, Carlos Xavier, Marco Aurélio, Vidigal, Luisinho, Sá Pinto, Leal, Filipe Ramos, Pedrosa e os guarda-redes Paulo Costinha e Nélson.

No relvado de Alvalade vão estar ainda Vítor Baía, Jorge Costa, Nelson Alves, Rui Costa, António Veloso, Vítor Paneira, Pauleta, Neno , Luís Figo, Acosta, Domingos Paciência, Paulinho Santos, Fernando Couto, Emil Kostadinov, André Cruz, Naybet e Hristo Stoichkov.

Odivelas ontem.


Ontem foi um dia politicamente muito activo em Odivelas.
Começou com uma Reunião de Câmara logo de manhã, depois foi a visita ao D.N.A. e a Assembleia Municipal onde estive presente. À noite enquanto decorria a A. Municipal, realizava-se também a Assembleia de Freguesia de Odivelas.

Ainda não tive a possibilidade de escrever sobre a sessão da A. Municipal, vou tentar fazê-lo à tarde, se não conseguir (tempo) terá que ficar para logo à noite.

20.4.10

Odivelas - Amanhã é um dia grande.

Começa com reunião de Câmara logo de manhã e acaba com Assembleia Municipal à noite.

Debater a Comunicação Social em Odivelas.


O M.O.C. vai promover hoje um debate cujo o tema é a Comunicação Social, será às 21.00 h. no Pav. Polivalente de Odivelas e segundo sei, os próprios órgãos de comunicação social vão marcar presença.

Qual será o resultado?

Paulo Aido: "A Nossa Revolução".


"Para mim, o maior reverso da medalha é o sentimento de que caminhamos sem rumo, não temos destino, andamos ao sabor das vagas."


19.4.10

Mais uma para o Baú das Fotos.


Porque no Sábado fui ver um filme que aconselho, "Um Sonho Possivel", e porque Sandra Bullock, apreceu em grande forma resolvi acrescentá-la ao meu Baú da Fotos.




Rendimento Minimo: CDS propõe que metade do valor seja oferecido em vales sociais.

Um Rumo - Já falta pouco!


A partir do próximo dia 1 de Maio haverá uma grande alteração neste blogue e com ela ficará com toda a certeza mais rico. Terá, a partir dessa data, um alcance maior e será também muito mais dinâmico.

Vá acompanhando as notícias.



O que dizer?


Portugal: Desemprego jovem atinge 21,1 por cento.

Segundo avança a OCDE, Portugal tem uma taxa de desemprego jovem de 21,1 por cento, devendo manter-se esta situação nos próximos anos uma vez que «a criação de emprego deverá ficar significativamente para trás em relação à recuperação económica».

Repostas as imagens.


No seguimento do post de ontem venho informar que as imagens da A.M. "Xara-Brasil/Carlos Bodião" que estavam na Odivelas Tv já foram repostas, a resposta da Dr.ª Susana Amador também já estão disponíveis.



Sobre as imagens da A.M. de Odivelas do passado dia 15.


Depois de me terem contactado por causa destas imagens não estarem on-line na Odivelas Tv, falei com um dos seus responsáveis que me informou que não sabia porque é que tal tinha acontecido e que as imagens serão repostas logo que possível.

Assim que forem repostas colocarei aqui a informação.




A agitação dos boys.

18.4.10

Paulo Portas ontem em Mafra.

Convenção Autárquica do CDS-PP


Passei o dia de ontem, Sábado, na Convenção Autárquica do CDS-PP.

Foi uma jornada sem dúvida interessante, não só porque para mim foi uma oportunidade de conhecer autarcas do CDS-PP noutros concelhos, como me permitiu aprofundar conhecimentos nos vários temas que foram debatidos.

A minha participação no primeiro painel (Urbanismo), aumentou a responsabilidade da minha participação. Escolhia a necessidade de se encontrar sempre antes da elaboração de um PDM um objectivo para o desenvolvimento económico dos concelhos e pela reacção da plateia que estava cheia parece que correu bem.

Ao terminar esta convenção ainda tivemos a oportunidade de ouvir um discurso brilhante do Dr. Paul Portas, onde mostrou claramente a forma como devemos estar na politica:

"nunca prometam o que não têm a certeza de poder cumprir."

17.4.10

Um Rumo - Será que este blogue é obsceno e pornográfico?


Ontem ouvi dizer, entre outras coisas, que este blogue é obsceno e pornográfico. Dei uma volta aos posts, mas se a razão fôr esta - Baú da Fotos, é caso para dizer:


"Temos Pena!"


Vale a pena ouvir.

Merkel em Lisboa, Cavaco em Praga.


Ambos estão retidos por causa da dita núvem, a alemã está aqui ao lado em Lisboa, o Prof. Cavaco por sua vez está retido em Praga.

Eu trocava um pelo outro e ainda enviava Sócrates de bónus.

Como os alemães não vão na conversa, talvez o melhor a reter foram os concelhos sobre o défice que Cavaco recebeu do seu amigo checo.

16.4.10

Sobre a resposta de Susana Amador à minha interpelação.


A respeito do artigo de opinião publicado no Jornal de Odivelas no passado dia 25 de Fevereiro de 2010 e assinado por Carlos Bodião, solicitei ontem à Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, em sede de Assembleia Municipal, que se prenunciasse a respeito do mesmo do mesmo.

Fi-lo de forma clara inequívoca e após o meu discurso fui insultado e ameaçado pelo Sr. Carlos Bodião, Vereador deste executivo com o pelouro do Ambiente. Tudo isto em plena Assembleia Municipal, perante a Sr.ª Presidente da Câmara, os Vereadores presentes, alguns assessores, todos os deputados municipais, público e comunicação social.

Depois de tudo isto e como se já não bastasse o teor do tal artigo, ouvi com total estupefacção e espanto a Dr.ª Susana Amador afirmar, em resposta à minha interpelação que tinha muito orgulho em todos os seus Vereadores.

Quando um, ou uma Presidente de Câmara manifesta o seu orgulho num Vereador com poderes executivos e que tem atitudes como esta, penso que está tudo dito.

Interpelação à Dr.ª Susana Amador sobre o texto de Carlos Bodião.


A minha intervenção de ontem 15 de Abril de 2010.

"A minha primeira intervenção desta Sessão, interpela directamente a Sr.ª Presidente da Câmara, no sentido de perceber como reagiu ou se está a pensar reagir ao texto publicado num jornal local por um membro do seu executivo.

Jornal de Odivelas, de 25 de Fevereiro de 2010, assinado por Carlos Bodião.

Esse texto, baseia-se ostensivamente em três 3 mentiras para denegrir ostensivamente a imagem de um deputado municipal, neste caso a minha, vejamos:

1º - Escreve que eu integrei as listas do PSD. É falso, integrei, como toda a gente sabe, a lista da Coligação pelo CDS-PP, basta ver a bancada onde estou sentado.

2º - Escreve que estou em todos os grupos da Assembleia Municipal. É falso, tal como todos sabem e tal como consta tanto
no site da C.M.O., como no documento que vos será entregue.

3º - Escreve que chego a realizar 10 reuniões por mês, insinuando que isso representa uma verba avultada. É falso, em mês algum até à data da publicação do texto, conforme o documento que vos será entregue, participei em 10 reuniões.

Sr.ª Presidente, não vale a pena evocar que o texto não foi assinado na qualidade de vereador, o texto foi assinado por uma pessoa que é simultaneamente, cidadão, presidente da concelhia do P.S.D. de Odivelas e Vereador deste executivo com o pelouro do Ambiente.

Portanto, pergunto-lhe Sr.ª Presidente:

Revê-se e aceita ter no seu executivo um vereador que mente descaradamente por escrito e que utiliza a mentira para denegrir a imagem de um deputado municipal e também o do funcionamento da própria Assembleia Municipal?

Sim, da própria A. Municipal, porque este texto foca o número de comissões existentes e o facto de alguns deputados, o que não é o meu caso estarem presentes em todas as comissões, pois pertencem a partidos que só elegeram um deputado.

Não é por acaso que a estou a interpelar aqui e hoje, podai-o ter feito mais cedo e noutro local, mas esperei por hoje para o fazer aqui, no local certo, na casa da democracia do concelho de Odivelas. Todas as suas reacções serão politicamente significativas. Não sou só eu que vou estar a escutá-la, será Odivelas."

A minha intervenção poderá ser vista em filmagem na Odivelas TV.

Cópia do texto de Carlos Bodião.



Agora a Islândia - A Natureza este ano não dá tréguas.

SOL Volta à Carga.

14.4.10

A propósito do apoio do P.S. a Alegre, lembrei-me:

PS manifesta apoio a Alegre depois da sua candidatura ser formalizada.

Odivelas - A cidade e o concelho continuam realmente sujos.

Estou farto desta desculpa.


Há muitos anos que acompanho o Sporting (quase desde que nasci), houve anos e há jogos que em minha opinião o Sporting foi claramente prejudicado pelos árbitros, mas esta época e ontem em particular não foi esse o problema. Embora o Sporting tenha feito uma primeira parte razoável, fez uma segunda parte miserável e aí é que está a questão, não ver isto, é esconder o(s) problema(s) e não encontrar soluções para o(s) resolver.

13.4.10

Mais uma vez disse: No Puede Ser.

Faz 30 anos.

Portugal pode crescer para o dobro.


Plataforma Continental: Portugal pede hoje dobro área de mar.

Prtugal apresenta hoje nas Nações Unidas, em Nova Iorque, os fundamentos jurídicos, científicos e técnicos da candidatura nacional à extensão da plataforma continental que, a serem validados, permitirão duplicar a área marítima sob jurisdição portuguesa.

Os argumentos portugueses serão expostos perante a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) das Nações Unidas pelos responsáveis da Estrutura de Missão para a Extensão de Plataforma Continental (EMEPC), chefiada por Manuel Pinto de Abreu.

A proposta portuguesa, formalizada em Maio do ano passado, alarga a área sob juridição das 200 milhas correspondente aos limites da atual Zona Económica Exclusiva (ZEE), para as 350 milhas (passando a área de jurisdição nacional dos atuais 1,8 milhões de quilómetros quadrados para 3,6 milhões, uma área aproximada à da União Europeia no seu conjunto).

Berardo - Tão calminho que ele anda!

12.4.10

Saúde - Afinal em que é que ficamos?

Há poucos dias, aproximadamente uma semana, ouvi a Sr.ª Ministra da Educação, em entrevista a Miguel Sousa Tavares dizer que quem diz pior do Serviço Nacional de Saúde são as pessoas que não o utilizam, dando a entender que são pessoas que falam sem conhecimento de causa. Hoje vejo esta noticia, a qual diz que as queixas no Gabinete do Utente subiram 14%, mas o mais curioso é a desculpa dada pelo Director Geral de Saúde:

«há uma maior participação, os cidadãos sabem os direitos que têm e isso é bom».
Este é dos tais que só ganha em estar calado, lembro-me dele por causa da guerra ao tabaco e da perseguição aos fumadores, mas lembro-me também das atitudes face à gripe A.

Tiraram-me 308 euros!


Depois de há dois meses me terem tirado 56 euros para oferecer a Angola, agora foi a vez de me tirarem 308 euros para a Grécia.

É isso mesmo, há uns meses foram 140.000 M.Euros para Angola, agora 774 M.Euros para os gregos, a dividir por 10.000.000 de portugueses, a multiplicar por 4 lá em casa, é o que dá.

Sempre na maior!


Depois de há menos de dois meses termos "emprestado", segundo noticias vindas a público, 140 M.Euros a Angola, talvez para ele comprarem mais uma empresas portuguesas, agora é a vez de metermos 774 milhões na Grécia.Verificação ortográfica






11.4.10

Acabaram-se as tréguas?


Depois de ver este post de Vitor Peixoto, pergunto a mim próprio: será que acabaram as tréguas?

"Portugal está a tornar-se num paraíso para os criminosos"


"Bem, deixe-me dizer que, logo à partida, não percebo como é possível um preso que cometeu um crime violento e grave, que matou, que violou, ter o direito sequer de pedir para vir para a rua só porque cumpriu um quarto da pena e se portou bem na prisão"

Esta é só a resposta a uma das perguntas feitas na interessante entrevista feita a Leonel Carvalho, general, ex-secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança, a propósito do novo Código de Execução de Penas e publicada no D.N.

Clique aqui e leia-a na integra.


Porque será?



Há uns na terra da minha avó materna, Anadia, havia um senhor que não era, com o se costuma dizer na gíria, “bem acabado”.

Certo dia esse senhor estava a fazer um grande buraco no seu terreno, um vizinho ao passar e ao ver todo aquele aparato pergunto-lhe:

- Olha lá, estás aí a fazer esse buraco todo para quê?
- Ò vizinho, estou a fazer um poço. Disse o homem.
- Então! Mas onde é que tu, depois, vais pôr essa terra toda que estás para aí a tirar?
- Não tem mal, abro outro buraco e ponho lá esta terra.

Porque será que me lembrei hoje desta história?



Nota: A resposta está na caixa de comentários.


Frase da semana.


"O poder não está onde devia estar, porque só com uma politica em ambiente de verdadeiro Carnaval é que se consegue que nada de relevante aconteça, porque tudo deixou de ser relevante"

João de Castro Mendia

9.4.10

Informalidades - Hoje às 22h.


É no sala de chá do Centro de Exposições de Odivelas e mais uma vez lá estarei a tertuliar, quem quiser pode aparecer, tomar um café e participar.

Apareça!



Ah! grande deputada!!!!


Ex-Governador do Banco de Portugal? Não obrigado!


Até que enfim que alguém fala correctamente.

Astrid Lulling, democrata-cristã luxemburguesa, questionou Constâncio sobre os casos BCP, BPP e BPN. "Não admira que...


Odivelas - A próxima A. Municipal é já dia 15 (14.30h)

P.A.O.D.- Período Antes da Ordem do Dia.

Ponto 1 – Informação Escrita sobre a Actividade e Situação Financeira do Município
Ponto 2 - Prestação de Contas de 2009
Ponto 3 - 1ª Revisão Orçamental de 2010
Ponto 4 - 1ª Alteração ao Mapa de Pessoal de 2010
Ponto 5 – Proposta de Alteração à Constituição do Júri do Concurso para Atribuição de Habitação, no Regime de Venda a custos Controlados, no Empreendimento Habitacional da Arroja, Odivelas
Ponto 6 – Regulamento do Conselho Municipal de Segurança
Ponto 7 – Proposta de Deliberação nº 01/AM/2010 – Designação de 4 Cidadãos para Integrar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Odivelas
Ponto 8 – Proposta de Alteração ao Regulamento de Espaços Verdes, Parques e Jardins.

Caso não se consiga abordar a totalidade dos pontos na primeira sessão as datas reservadas para a continuação são 21 e 28 de Abril (noite).

7.4.10

Olhem só!

Um ovo podre!



Foi este o presente que muitos munícipes da Póvoa de St.º Adrião receberam no passado Domingo.

Convenção Autárquica do CDS-PP (Distrital de Lisboa)


É já no próximo dia 17 em Mafra que se realizará a convenção de autarcas do CDS-PP da Região Metropolitana de Lisboa e como poderão verificar eu também lá estarei. Irei fazer parte de um painel que vai debater as questões relacionadas com o Urbanismo.

Esta convenção não é só para autarcas e militantes do CDS-PP, é aberta a todos, por isso se quiser dar-nos o prazer da sua presença agradecemos que nos contacte (cdsodivelas@gmail.com).

Para ver o programa da convenção clique aqui S.F.F.

6.4.10

Objectivo Estatégico para Odivelas - Mais um a pensar como eu!


Há muitos anos que digo e escrevo (texto de 25/01/2006) que Odivelas precisa de definir um objectivo estratégico para o seu desenvolvimento económico, aos poucos e poucos, ao longo deste tempo tenho conseguido fazer ver essa necessidade a várias pessoas. Noto com alguma felicidade que cada vez há mais pessoas pensar dessa forma e hoje parece-me que apareceu mais uma pessoa a defender essa ideia em público, foi nada mais, nada menos que o Vereador Paulo Aido.

Fê-lo através de um texto, Construir o Futuro, publicado hoje na sua coluna, O Bairro da Memória, no Diário de Odivelas.

Estáva-se tão bem ...


que apesar de alguns trambolhões,


quando estávamos já a sair e ...




nos informaram que amanhã estaria igualmente bom, resolvemos ficar mais UM DIA.

3.4.10

Sábado de Aléluia.

É arriscado escrever sobre estas coisas. Não estão na moda.


Não sou crente. Educado na fé católica, passei pelo ateísmo militante e hoje defino-me como agnóstico. Talvez não devesse, por isso, pôr-me a discutir os chamados “escândalos de pedofilia” na Igreja Católica. Até porque não sei se, como escreveu António Marujo neste jornal [Público] – no texto mais informado publicado sobre o tema em jornais portugueses -, estamos ou não perante “A maior crise da Igreja Católica dos últimos 100 anos”.

Tendo porém a concordar com um outro agnóstico, Marcello Pera, filósofo e membro do Senado italiano, que escreveu no Corriere della Sera que se, sob o comunismo e o nazismo, “a destruição da religião comportou a destruição da razão”, a guerra hoje aberta visa de novo a destruição da religião e isso “não significará o triunfo da razão laica, mas uma nova barbárie”. Por isso acho importante contrariar muitas das ideias feitas que têm marcado um debate inquinado por muita informação errada ou manipulada.

Vale por isso a pena começar por tentar saber se o problema da pedofilia e dos abusos sexuais – um problema cuja gravidade ninguém contesta, ocorram num colégio católico, na Casa Pia ou na residência de um embaixador – tem uma incidência especial em instituições da Igreja Católica. Os dados disponíveis não indicam que tenha: de acordo com os dados recolhidos por Thomas Plante, professor nas universidades de Stanford e Santa Clara, a ocorrência de relações sexuais com menores de 18 anos entre o clero do sexo masculino é, em proporção, metade da registada entre os homens adultos. É mesmo assim um crime imenso, pois não deveria existir um só caso, mas permite perceber que o problema não só não é mais frequente nas instituições católicas, como até é menos comum. Tem é muito mais visibilidade ao atingir instituições católicas.

Uma segunda questão muito discutida é a de saber se existe uma relação entre o celibato e a ocorrência de abusos sexuais. Também aqui não só a evidência é a contrária – a esmagadora maioria dos abusos é praticada por familiares próximos das vítimas – como o tema do celibato é, antes do mais, um tema da Igreja e de quem o escolhe. Não existiu sempre como norma na Igreja de Roma e hoje esta aceita excepções (no clero do Oriente e entre os anglicanos convertidos). Pode ser que a norma mude um dia, mas provavelmente ninguém melhor do que o actual Papa para avaliar se esse momento é chegado – até porque talvez ninguém, no seio da Igreja Católica, tenha dedicado tanta atenção ao tema dos abusos sexuais e feito mudar tanta coisa como Bento XVI.

Se algo choca na forma como têm vindo a ser noticiados estes “escândalos” é o modo como, incluindo no New York Times, se tem procurado atingir o Papa. Não tenho espaço, nem é relevante para esta discussão, para explicar as múltiplas deturpações e/ou omissões que têm permitido dirigir as setas das críticas contra Bento XVI, mas não posso deixar de recordar o que ele, primeiro como cardeal Ratzinger e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, depois como sucessor de João Paulo II, já fez neste domínio.

Até ao final do século XX o Vaticano não tinha qualquer responsabilidade no julgamento e punição dos padres acusados de abusos sexuais (e não apenas de pedofilia). A partir de 2001, por influência de Ratzinger, o Papa João Paulo II assinou um decreto – Motu proprio Sacramentorum Sanctitatis Tutela – de acordo com o qual todos os casos detectados passaram a ter de ser comunicados à Congregação para a Doutrina da Fé. Ratzinger enfrentou então muitas oposições, pois passou a tratar de forma muito mais expedita casos que, de acordo com instruções datadas de 1962, exigiam processos muito morosos. A nova política da Congregação para a Doutrina da Fé passou a ser a de considerar que era mais importante agir rapidamente do que preservar os formalismos legais da Igreja, o que lhe permitiu encerrar administrativamente 60 por cento dos casos e adoptar uma linha de “tolerância zero”.

Depois, mal foi eleito Papa, Bento XVI continuou a agir com rapidez e, entre as suas primeiras decisões, há que assinalar a tomada de medidas disciplinares contra dois altos responsáveis que, há décadas, as conseguiam iludir por terem “protectores” nas altas esferas do Vaticano. A seguir escolheu os Estados Unidos – um dos países onde os casos de abusos cometidos por padres haviam atingido maiores proporções – para uma das suas primeiras deslocações ao estrangeiro e, aí (tal como, depois, na Austrália), tornou-se no primeiro chefe da Igreja de Roma a receber pessoalmente vítimas de abusos sexuais. Nessa visita não evitou o tema e referiu-se-lhe cinco vezes nas suas diferentes orações e discursos.

Agora, na carta que escreveu aos cristãos irlandeses, não só não se limitou a pedir perdão, como definiu claramente o comportamento dos abusadores como “um crime” e não apenas como “um pecado”, ao contrário do que alguns têm escrito por Portugal. Ao aceitar a resignação do máximo responsável pela Igreja da Irlanda também deu outro importante sinal: a dureza com que o antigo responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé passou a tratar os abusadores tem agora correspondência na dureza com que o Papa trata a hierarquia que não soube tratar do problema e pôr cobro aos crimes.

De facto – e este aspecto é muito importante – a ocorrência destes casos de abusos sexuais obriga à tomada de medidas pelos diferentes episcopados. Quando isso acontece, a situação muda radicalmente. Nos Estados Unidos, país onde primeiro se conheceu a dimensão do problema, a Conferência de Dallas de 2002 adoptou uma “Carta para a Protecção de Menores de Abuso Sexual” que levaria à expulsão de 700 padres. No Reino Unido, na sequência do Relatório Nolan (2001), acabou-se de vez com a prática de tratar estes assuntos apenas no interior da Igreja, passando a ser obrigatório dar deles conta às autoridades judiciais. A partir de então, como notava esta semana, no The Times, William Rees-Mogg, a Igreja de Inglaterra e de Gales “optou pela reforma, pela abertura e pela perseguição dos abusadores em vez de persistir no segredo, na ocultação e na transferência de paróquia dos incriminados”.

Bento XVI, que não despertou para este problema nas últimas semanas, não deverá precipitar decisões por causa desta polémica. No passado domingo, durante as cerimónias do Domingo de Ramos, pediu aos crentes para não se deixarem intimidar pelos “murmúrios da opinião dominante”, e é natural que o tenha feito: se a Igreja tivesse deixado que a sua vida bimilenar fosse guiada pelo sentido volátil dos ventos há muito que teria desaparecido.Ao mesmo tempo, como assinalava John L. Allen, jornalista do National Catholic Reporter, em coluna de opinião no New York Times, “para todos os que conhecem a experiência recente do Vaticano nesta matéria, Bento XVI não é parte do problema, antes poderá ser boa parte da solução”.

Uma demonstração disso mesmo pode ser encontrada na sua primeira encíclica, Deus Caritas Est, de 25 de Dezembro de 2005, ano em que foi eleito. Boa parte dela ocupa-se da reconciliação, digamos assim, entre as concepções de “eros”, o termo grego para êxtase sexual, e de “ágape”, a palavra que o cristianismo adoptou para designar o amor entre homem e mulher. Se, como referia António Marujo na sua análise, o teólogo Hans Küng considera que existe uma “relação crispada” entre catolicismo e sexualidade, essa encíclica, ao recuperar o valor do “eros”, mostra que Bento XVI conhece o mundo que pisa.

Por isso eu, que nem sou crente, fui informar-me sobre os casos e sobre a doutrina e escrevi este texto que, nos dias inflamados que correm, se arrisca a atrair muita pedrada. Ela que venha.

In: Público, 2 de Abril de 2010, José Manuel Fernandes.

Nem quero acreditar!



Li agora na Coluna do O, no Diário de Odivelas, num texto escrito por António Monteiro, que está na calha, a venda por parte da Câmara de uma casa histórica de Odivelas.


1.4.10

Máxima distracção.

Foi uma máxima distracção, porventura um esquecimento ou erro de quem organizou a comemoração do aniversário da Escola Dra. Maria Máxima Vaz no passado dia 8 de Março. Esqueceram-se de convidar a madrinha da escola.

Aquele estabelecimento de ensino de Odivelas passou a assinalar a efeméride precisamente na data do aniversário daquela historiadora e professora que, como é do conhecimento público, ainda é viva e com vida activa.

Aliás, a professora Máxima Vaz foi, na passada terça-feira, uma das protagonistas de numa palestra sobre o Rei D. Dinis na Malaposta, onde decorre uma exposição sobre a vida do monarca organizada por Margarida Nunes e feita para ser vista por todos e particularmente pelas crianças e de uma forma mais informal que, por isso mesmo, mostra algumas curiosidades do reinado de um dos mais bem sucedidos monarcas da história portuguesa. No debate também estiveram o matemático e historiador Paulo Loução e o jornalista e vereador Hernâni Carvalho.
José Maria Pignatelli

Quinta-Feira Santa - Última Ceia.