31.7.11

Viver é Mágico

“Viver é Mágico” é o título de um livro obrigatório, sobretudo para quem não sabe como superar muitas vezes as adversidades irreversíveis das nossas vidas.
O livro da autoria de Nita Domingos inspira sobretudo quem se debate com neurofibromatose e a quem transmite uma lição de força e coragem.
Na Nota de Imprensa que anuncia esta publicação da Chiado Editora pode ler-se: "Com um testemunho e história de vida, Nita pretende ajudar outros portadores de Neurofibromatose e outras doenças, a superar as adversidades e encarar a vida de forma positiva".

28.7.11

'Brunch' para almoçar diferente

As modas espalham-se à velocidade da informação. Já nem se trata de copiar. Antes acompanhar os conceitos e os negócios aparentemente mais ambicionados. Nos Estados Unidos lançaram o ‘brunch’, uma nova forma de fazer uma refeição, porventura juntar o pequeno-almoço ao almoço, para se fazer uma espécie de 2 em 1 a meio da manhã. O ritmo das cidades e as profissões emergentes impõe menos tempo disponível durante parte do dia.
Mas o conceito adapta-se ainda aos que precisam de ‘apertar o cinto’, não é ‘fast food’ porque exige mais tempo para se comer, e apresenta múltiplas sugestões.
É claro que o ‘brunch’ é para o dia todo, a qualquer hora. Uma vantagem que em Lisboa ou no Porto pode custar entre os 8 e os 14 euros, por refeição.
Os espaços também são desiguais e bem conseguidos e, em Lisboa, alguns encontram-se em locais emblemáticos. A “Estufa Real”, no Jardim Botânico da Ajuda, o “Noobai Miradouro do Adamastor”, em Santa Catarina, perto do Largo Camões, “Esplanada do Torel”, no Jardim do Torel, “Pão e Canela”, na Praça das Flores, “Bica do Sapato”, na avenida Infante D. Henrique, são alguns dos locais em que se pode experimentar ‘brunch’.
No “Bica do Sapato” existem vários espaços, e até se pode comer uma sobremesa num prato Bordalo Pinheiro.

26.7.11

Férias

À Luz da Psicologia


Estamos no final de Julho e ouve-se com muita frequência, aqui e ali, que as férias estão à porta. No dicionário as férias surgem como o “tempo durante o qual não funcionam aulas, tribunais…” ou até “interrupção relativamente longa de trabalho, destinada ao descanso dos trabalhadores em geral”.
Mas as férias representam muito mais.
Por exemplo, menos trânsito para quem circula pela cidade de Lisboa, maior facilidade em arranjar estacionamento na rua onde mora, ou até mesmo, momento de alívio pelo subsídio recebido por algumas famílias, permitindo algum desafogo durante o mês ou o regularizar de algumas dívidas.
Contudo, as férias exigem ginásticas familiares por força da interrupção escolar dos mais novos. Alguns pais optam por colocar os filhos em casa dos avós ou outros familiares nas aldeias onde nasceram de modo a poderem trabalhar descansados. Para algumas crianças é motivo de alegria porque irão reencontrar antigos amigos, incluindo emigrantes. Para outras crianças é motivo de “seca” porque dizem não fazer nada dispensando a companhia das pessoas com mais idade.
Tempo de férias é também período de algumas crianças voltarem a reencontrar, principalmente, o pai do qual passam o ano afastados por força do divórcio dos progenitores, das aulas e das centenas de quilómetros que os separam. Apesar das consequências que daí resultam... Estudos sobre pais divorciados indicam que numa percentagem significativa de casos um deles acaba por perder a ligação emocional com o filho se não existirem contactos frequentes (merece reflexão!).
Nas férias são muitas as crianças a ficar sozinhas em casa o dia todo devido à indisponibilidade dos pais para arranjarem plano alternativo ou pelo comodismo de se deslocarem até a uma Junta de Freguesia para se informarem das actividades disponíveis. Os pais deixam-nas trancadas em casa com receio de que elas saíam. Desta forma, passam o dia a ver televisão ou frente a uma consola (quando a têm!). E aqui vem à minha mente o seguinte: será que estes pais sabem que o cérebro humano se estrutura adentro de uma relação?
No outro extremo temos as crianças que foram deixadas o dia inteiro fora de casa, ficando mais vulneráveis às possíveis ofertas que possam surgir, tome-se como exemplo adolescentes mais velhos com outro “andamento”.
Pelos vistos o significado de férias é mais complexo do que aquilo que aparece no dicionário. Faço votos para que as férias de cada leitor sejam revitalizantes!

Mauro Paulino - Psicólogo Clínico
http://www.mauropaulino.com/

25.7.11

"Sai da frente Guedes"

O Hélio que eu conheço há mais de 20 anos. Era um menino irrequieto, mas bem-educado. Cumprimentava todos os clientes do Pai, à entrada da Adega do Albertino. Passava horas a andar de triciclo na rua estreita e curta da Aldeia do Imaginário, ali mesmo ao lado das Caldas da Rainha. Os seus gestos ajudavam a arrumar os muitos automóveis de todos os apreciadores das delícias gastronómicas da sua Mãe. Então, foi quase uma atracção pela sua expressão e olhos claros – era uma espécie de bebé Nestlé mais crescido.
Hélio, o menino das surpresas, é filho de Albertino que dá nome a um dos melhores restaurantes típicos portugueses, a Adega do Albertino, na Aldeia do Imaginário.
Faltou-lhe a bandeira com a surpreendente ementa da autoria da Mãe.
O Hélio entrou no Youtube por razões que não incomodam ninguém, pela sua própria graça e atrevimento que lhe corre nas veias – numa estrada portuguesa de skate a uma velocidade considerável. Quase 100 mil já viram!
E agora “Sai da frente Guedes”
http://www.youtube.com/watch?v=eE35zAxctfM&feature=related

24.7.11

Amy morreu no dia em que Amália fazia 91 anos

A música ficou mais pobre no sábado. Amy Winehouse morreu aos 27 anos, no dia em que se comemorou a passagem dos 91 anos sobre o nascimento de Amália Rodrigues, ainda maior diva do fado de sempre. Amy tornou-se uma recordista de vendas sobretudo pela sua voz, também única, a que juntou um estilo musical que não foi indiferente a nenhuma geração... Uma mistura inconfundível.
Possuidora de um talento inconfundível, a exótica cantora britânica junta-se à lista de um grupo de músicos irreverentes que tiveram milhões de fãs e morreram todos aos 27 anos de forma semelhante, por excesso da dependência de álcool e drogas que os fragilizaram.
Amy Winehouse não conseguiu vencer essas dependências, nem mesmo em consequência das criticas da maioria dos seus seguidores que a chegaram a vaiar em espectáculos ou em sucessivas terapias tentadas.
A cantora londrina junta-se a um grupo de músicos que morreram com a mesma idade quando já caminhavam no corredor da fama – Janis Joplin, Jim Morrison dos The Doors, Jimi Hendrix, e Kurt Cobain dos Nirvana.


Amália na abertura do Google
Entretanto, Amália Rodrigues foi recordada por milhões, sobretudo porque o Google, o maior motor de busca da internet, criou imagem dedicada à efeméride na sua habitual página de abertura. Razão de orgulho para os portugueses e um dia para relembrar a voz de Amália e o fado que, para o mundo, é um canto nostálgico com uma sonoridade ímpar.

Naquele portal encontravam-se, pelo menos, cerca de sessenta notícias ou artigos sobre Amália Rodrigues que já tinham sido vistos por mais de dois milhões de cibernautas.

22.7.11

Pensamento do Dia.

Pode ser duro agora, até muito impopular, mas prefiro cortar o mal pela raíz que andar a curar câncros com aspirinas. Como todos sabemos, quanto mais se desenvolver e crescer, mais há que cortar. 


A descida das taxas de juro não podem servir para abrandar, bem pelo contrário, quanto mais depressa resolvermos o problema melhor.

Imagem do dia (de ontem).

Brisa de ar fresco.

Este vento que se tem sentido um pouco por todo o país, o qual tem contribuído para que o mês de Julho não tenha sido até à data tão quente como o de anos anteriores e que tem feito desesperar alguns dos que já estão nas suas tradicionais férias de Verão, torceram também a nível económico uma brisa de ar fresco.

 





Quase, quase a fazer este ...



21.7.11

Informalidades de ontem - "Este foi o Ano Copy-Paste"



Ontem houve uma das já tradicionais noites da Tertúlia Informalidades. Estivam presentes, para além de mim, todos os habituais tertuliantes, a Graça Peixoto, o Miguel Ramos e o António Pedro que comigo se mantém desde o início há já 3 ou 4 anos.

Era a última deste ano politico. A primeira parte da conversa desenvolveu-se à volta dos últimos acontecimentos relacionado com a Junta de Freguesia de Odivelas e com o seu Presidente, por eu não estar na posse de toda a informação, não me alonguei muito. Depois chegou a parte da extinção do Governo Civil e das precursões que isso poderia ter para Odivelas, uma vez que este tem bens imóveis significativos na freguesia da Pontinha.

Neste tema, fazendo uma clara alusão à carta que foi entregue no Sábado que antecedeu as últimas eleições autárquicas, a dar conta aos munícipes desses locais que o património iria ser cedido à Câmara Municipal, não pude deixar de ironizar -  mostrei a minha estupefacção pela preocupação e perguntei se a Câmara ainda não estava na posse desses imóveis. Para além disso adiantei que não veria qualquer problema na extinção dos Governos Civis, muito pelo contrário, e esperava com expectativa o seu final, o qual ainda não se verificou.

Para terminar fiz o balanço do ano politico municipal, o qual depois de termos visto serem copiadas (mal) tantas propostas (Projecto da Marmelada, Odimostra, Roteiro do Comércio Local e vontade de abrir o Mosteiro), classifiquei-o como Ano Copy-Paste.   

Em Odivelas - Blogosfera ficou mais pobre.

Ao ver este post, percebendo e concordando com as suas motivações, não pude deixar de anotar que a blogosfera em Odivelas ficou mais pobre, mas não tenho com isso qualquer dúvida que pela razão evocada, a concentração na ajuda, o Concelho vai ganhar muito.

Há Vida no Pancas.

Acompanho há alguns anos a actividade da Sagrada Família da Pontinha, a qual desde o seu início tem vindo a desenvolver um trabalho altamente meritório no apoio aos mais desfavorecidos. Nos últimos tempos, depois de terem lutado com bastante determinação pela obtenção de um espaço que lhe permitia ter mais valencias, o que conseguiram, esta instituição tem tido uma dinâmica digna de registo.

Em primeiro lugar, com as suas próprias mãos, requalificaram todo aquele espaço, deram-lhe cor, vida e alegria. Agora, aos poucos, contando apenas com a boa-vontade/voluntariado de alguns, para além da distribuição de bens alimentares, de higiene pessoal e outros, começam a ter mais actividades e a dar outro tipo de apoios. 
Para que todos possam acompanhar a evolução e observar o que lá se passa, abriram há poucos dias um blogue com o nome "Há Vida no Pancas", o qual ilustra o local onde estão instalados (Pancas) e o facto de ali haver mesmo vida.

Felizmente que no meio de toda esta azáfama de dificuldades há quem abdicando de muito do seu tempo e não só, se entregue no sentido de minimizar as dificuldades e o sofrimento dos outros. A Sagrada Família da Pontinha e todos os que ali prestam voluntariado estão verdadeiramente de parabéns.


   

Sarah Pompom abre ateliê em Odivelas





A estilista luso-francesa Sarah Pompom - formada numa das melhores escolas parisienses e que estagiou com Fátima Lopes - acaba de criar um espaço que será ateliê de costura com a mostra e venda de vestuário e acessórios 'Sarah Pompom' e de alguns jovens criadores nacionais, bem como de retrosaria.
Sarah Pompom é marca nas melhores boutiques do País e tornou-se conhecida pelas suas criações invulgares por combinação de tecidos com texturas diferenciadas e muitas vezes, a valer-se de algumas aplicações também manufacturadas pela própria estilista.
Trata-se de peças verdadeiramente desiguais, únicas que nos conduzem a uma certa nostalgia mas, seguramente, ao conforto de nos sentirmos diferentes.
A loja ateliê de costura fica na Rua do Espírito Santo, na zona mais antiga de Odivelas, bem perto dos correios.
Vale um visita ou uma consulta a http://sarahpompom.blogspot.com/

20.7.11

Almoço com TU-BARÃO.

O que esperar quando ao almoço temos como companhia o TU-BARÃO?

A minha expectativa, depois das difíceis e intermináveis negociações para agendamento,  não era diferente. O modesto repasto decorreu de forma serena, agradável e foi muito animado.

As conversas, essas ficam entre nós.

As devidas desculpas.

Por lapso, um dos links que constava na coluna aqui à direita deste blogue, na secção "WEB TV", mais precisamente a que deveria corresponder à Odivelas TV estava mal direccionado. Alertado pela Odivelas TV para esse facto e porque nessa mesma mesma mensagem me foi solicitado que retirasse a ligação, fi-lo de imediato.

Por essa razão e porque a outra web tv não se encontra acessível de momento, suspendi, até que se volte a justificar, a referida secção de WEB TV.

Pese o facto de no preciso momento em que recebi a mensagem da Odivelas TV ter feito de imediato o devido pedido desculpas, quero também aqui expressá-lo publicamente.


 

Depois das cargas de ombro....

venha lá esse almoço, até porque acabei de ouvir na TV que o Sporting está com com uma boa média, 4 jogos igual a 4 vitórias. Por mim pode ser já amanhã, 13.15h., no local que fica a meio caminho de ambos e que frequentemente é um regalo, no mínimo para a ...............vista!


Já agora, para ti, que talvez já não te lembres e para quem não conhece, aqui fica uma música cantada pelos próprios jogadores de uma das mais brilhantes equipas de sempre do futebol português.

Spoting forever!
 





19.7.11

Ilusões!

Quando ontem fui confrontado com alguém que veio descarregar um helicóptero à frente do escritório onde trabalho por momentos questionei - que diabo, quem terá sido o meu amigo excêntrico que teve a enorme amabilidade de me oferecer este belo brinquedo?

Saí à rua, indaguei, era para a minha vizinha.

Ainda não foi desta!






18.7.11

BCP, um embrulho no meio da lixeira

É inadmissível que uma instituição bancária valha menos de 30 cêntimos por acção.
Devemos questionar com preocupação o futuro do banco Comercial Português. Isto não é ser alarmista. Apenas puxar pelos três dedos de testa que temos. Tentar imaginar o que é perder valor num global de 2,2 biliões de euros. Em bom português numa única expressão: uma ‘pipa de massa’!
É lícito que os depositantes neste banco comecem a fazer contas à vida. Também aqueles que movimentam milhares, todos os dias, podem esforçar-se em diagnosticar esta maleita e tentar adivinhar o futuro. Acredito que nem os melhores chegam a grandes conclusões.
De qualquer modo seria positivo recuarmos seis, sete ou mesmo dez anos e fazer uma análise detalhada aos investimentos do BCP cá dentro e fora do País. Também verificar se é ou não saudável manter um capital demasiado disperso e para obter a maioria do capital ser necessário reunir umas dezenas de accionistas.
Afinal de contas, ainda recentemente responsáveis pelas nossas finanças, como o ex-ministro Teixeira dos Santos, empresários e banqueiros juravam a pés juntos que a nossa banca tinha solidez.
Hoje ninguém se atreve a subscrever esta afirmação:
Na passada sexta-feira, a Moodys baixou a classificação de sete bancos portugueses e cinco deles, incluindo o BCP, passaram a fazer parte da categoria ‘lixo’.
Por muito que se reclame contra estas agências seria prudente avaliar este circunstancialismo. Perceber verdadeiramente o que está a suceder. Porque é que colocam Portugal a correr atrás da Grécia? A quem interessa esta aflição dos países do Sul, particularmente os periféricos da União Europeia?
Talvez importe ‘olhar’ para dentro, para o interior da Europa da união monetária. Muitos países com a mesma moeda, forte, mais que o dólar... mas muitos com realidades distintas do ponto de vista social, económico e cultural. Concorrer com o dólar, com os Estados Unidos que terá eventualmente um deficit da ordem dos 10% (?), obrigaria a uma Europa a uma única velocidade, com uma só economia de interesses. Não podemos ignorar que disputamos contra meio continente que produz de tudo e que tem a moeda de referência internacional que compra tudo. Lutamos contra um País que possui moeda soberana e que a fabrica. Combatemos contra alguém que contém a inflação, pelo menos interna. Contra quem é capaz de segurar os preços dos combustíveis aos seus consumidores, à sua indústria e agricultura. Não fosse o seu esforço de guerra, teríamos à evidência o mais poderoso entre todos e nem a China emergente assustaria o Ocidente.
Enquanto isto temos uma Europa desunida, entretida com disputas internas e onde os protagonistas nem sequer sabem do que falam, talvez porque em quinze anos conseguiram dar uma valente cambalhota no campo ideológico.
Em Portugal, faz-se uma corrida contra-o-tempo no meio de uma ‘lixeira’, obviamente rótulo imerecido e pouco animador para um governo com um mês de exercício... Mas indiferente para cerca de 150 mil que mantêm a iniciativa de fazer férias longe e com dinheiro na algibeira.

BCP - onde vais parar?

Há uns tempos dizia, pelo preço de um bica já se compra uma acção do BCP. Hoje, o preço de uma bica dá para compar duas acções do BCP.

Vamos ao segundo.

No seguimento do meu post anterior, onde prometi a devida continuidade, aqui estou eu a cumprir o que escrevi, isto é a comentar ou a responder se assim preferirem ao segundo post do meu amigo Barão das Neves.

Em primeiro lugar, agradecer o facto de ter partilhado a minha reflexão do dia de ontem.
Em segundo lugar, agradecer o facto de a ter amadurecido.
Em terceiro lugar, não sabendo eu da viabilidade de aplicar as mesmas medidas à PSP e às Forças Armadas, dizer que comungo da mesma opinião e que o primeiro passo está a ser dado - dar o exemplo.
Em quarto lugar, o relato que fez já tem uns meses, mas estou certo que estas medidas não são só para Ministros(as) e Secretários(as) de Estado, como também para assessores, secretárias e por "aí fora".
Em quinto lugar, horas extraordinárias .... ????
Em sexto lugar, volto a reafirmar, num Concelho com 27 Km2 a Câmara Municipal não tem necessidade de autorizar o transporte de casa/trabalho e trabalho/casa em veículo municipal, com ou sem motorista. Devo acrescentar que também já vi e já tive notícias de outros Vereadores que conduzem o veículo municipal que está à sua disposição e até já vi um dos Vereadores a utilizar, penso eu, a sua própria viatura em actividade autárquica.
Em sétimo lugar, volto a salientar que nestas coisas de austeridade e cortes, muitas vezes, mais que algumas medidas patéticas, conta o exemplo que dão aqueles que têm mais responsabilidade.

Por último, renovo as minhas mais sinceras saudações leoninas.

Caro Barão

O meu colega Barão, do blogue vizinho Tu-Barão dedicou-me entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, o que é para mim uma honra, nada mais, nada menos que 2 respeitosos posts.

Um deles, este, que é uma resposta a um pequeno esclarecimento que eu entendi dar no seguimento das suas afirmações no Fórmula Resolvente, minuto 14'34'', no qual afirmou: "o CDS tornou-se como o PC, ganha sempre ..., mas o PC de facto desta vez ganhou ganhou mesmo, teve mais deputados. O Dr. Paulo Portas é sempre um grande vencedor, mas está há 14 anos à frente do CDS e manteve sempre a mesma percentagem e perdeu 8 câmaras".

Devo, a respeito do seu post de hoje registar que de facto os números que coloquei estavam correctos, pelo menos não mereceram da sua parte qualquer rectificação, pelo que desde já me alegra ter dado um esclarecimento correcto, o qual demonstra sem qualquer dúvida um crescimento gradual do CDS ao longo dos últimos 14 anos.

No seu post, coloca-me 3 questões, às quais passo a responder:

1 - Em que ano Paulo Portas foi reeleito Presidente do Partido?
Abril 2007.

2 - Porque não se demitiu em 2002?
Terás que lhe perguntar, mas embora tenha diminuído um Deputado, de 15 passou para 14, o CDS nesse ano subiu percentualmente.

3 - Achas que para o CDS o resultado das Legislativas de 2011 foi uma vitória?
Vitória, no verdadeiro significado da palavra só a tem quem ganha e essa teve-a o PSD. Contudo, ao constatar que o CDS cresceu mais de 12% (de 10,43% para 11,70%), que ficou com mais 3 deputados (21 para 24) e que teve um número significativo de mais votantes   (de +/- 590.000 votos para cerca de  650.000), sou obrigado a concluir que é uma evolução foi bastante positiva.

Saudações Leoninas.



Nota 1: Quanto às questões das Autárquicas não tenho esses elementos, mas se os tiveres agradeço que o publiques, também gostava de os ver:

Nota 2: Quanto ao outro post, para isto não ficar muito denso, entro em contacto mais tarde, mas para além da Vereadora que tu referes, também já vi ou tive notícias que outros Vereadores o fazem, um deles até já o vi deslocar-se no seu próprio carro (penso eu).


Nessun Dorma Three Tenors - Carreras, Domingo, Pavarotti

Pensamento do dia.

Já ouvi quem dissesse que um carro com motorista dava dignidade ao cargo, eu continuo a pensar que as pessoas é que dão dignidade aos cargos (cada vez há mais pessoas a pensar como eu). Mais extraordinário, é que as mesmas pessoas que pensam que o carro e o motorista dão dignidade ao cargo, à falta de argumentos válidos, são as mesmas que apelidam de populistas as propostas que têm como objectivo poupar e dar um bom exemplo com os cortes destes tipos de mordomias.

Só posso pensar que estas são pessoas pouco preparadas.

15.7.11

Exames desatrosos

Os resultados dos exames do 9º ano foram um desastre.
Um em cada três alunos chumbou a matemática.
As notas foram piores que em anos anteriores.
Defende-se que este resultado aconteceu em virtude da maior exigência dos exames.
Ficamos sem perceber se agora é que os exames são demasiado rigorosos, ou se no passado reinava o facilitismo para se obter melhores estatísticas.
Extraordinário é ouvir responsáveis associativos afirmar que se estes exames acontecessem há mais anos atrás seria uma catástrofe (ver ‘link’ em baixo).
Ora devo esclarecer que, há 40 anos, o ensino era mesmo rigoroso e os exames eram de fazer ‘dores de cabeça’ aos alunos de quadro de honra. E desgraçados de quem caia nas provas orais que se lhe seguiam... Vivia-se a consolidação da reforma do ensino do professor Veiga Simão, um socialista que foi ministro de Marcelo Caetano.
Naturalmente que os responsáveis que ouvimos hoje, não fazem a mais pequena ideia do que falo. Alguns ainda não eram nascidos e se o eram estavam longe de irem à escola. Muitos foram alunos das passagens administrativas, das revoluções em épocas de exames como convinha. Tudo em nome da liberdade! Eu diria da libertinagem da contra-democracia, da contra-cultura, da contra-sabedoria. Os melhores de então fizeram-se por conta e risco e muitos saíram do país.
Oxalá o ministro Nuno Crato se preocupe com este estado da Nação, que descubra as razões deste profundo insucesso, que faça com que a escola – professores e pais – também se preocupem e meditem em tempo de férias.
O ensino em Portugal é medíocre.
O “choque tecnológico” que nos ofereceram não educa. Longe disso!
Precisamos é de outros choques e de avaliarmos seriamente os sistemas, as pessoas.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/exames-notas-matematica-portugues-tvi24/1266512-4071.html

14.7.11

CTT asfixiaram Santander

Para pagar pensões o banco ‘secou’ por duas vezes e as filas eram intermináveis.
A observação atenta faz-nos perceber quanta falta de rigor existe nas empresas públicas ou participadas e quantos erros de gestão se acumulam, se escondem atrás de objectivos dos trabalhadores que ficam por cumprir.
Na estação dos Correios de Odivelas, na rua do Espírito Santo, durante três dias, fazer um simples registo de uma carta chegou a demorar mais de 45 minutos. É difícil convencer qualquer cidadão com ‘três dedos de testa’ que terá de aguardar tanto tempo para um gesto tão elementar.
A razão é simples: proceder ao pagamento de centenas de pensões.
Os reformados fazem filas e os postos de atendimento não chegam para as encomendas. E como o atendimento é por ordem de chegada e generalizado, infeliz de quem se dirige ao posto para tratar verdadeiramente de assuntos de correio. É um reboliço! É de fugir!
Mas este problema provoca também danos colaterais: a dependência do Banco Santander Totta, da rua Dr. Alexandre Braga, ‘secou’, pelo menos durante dois dias. É que esta é a delegação bancária onde os Correios se abastecem de euros para conseguir liquidar as pensões. Desta vez a afluência foi tanta que também o banco ficou asfixiado.
Ora já que esta é uma obrigação contratualizada pelos CTT, então que se disponibilize um posto de atendimento apenas para este exercício. Também que se acautele fundos de modo a que um reformado consiga receber a mensalidade a qualquer hora e não seja mandado embora às 17h15.
Por outro lado, e em matéria de segurança, também os Correios podiam contribuir para precaver o local já que se tratam de pessoas mais velhas, muitas delas indefesas e quase todas se deslocam sozinhas.
É tudo uma questão de rigor, de respeito para com os clientes, cidadãos... e num formato que permita aos trabalhadores cumprirem os objectivos que lhes são dados.

12.7.11

Luanda in first place!

Nem mais, Luanda continua a ser a cidade mais cara do Mundo, Tokyo vem em segundo, São Paulo está em décimo lugar e nas 50 primeiras não há nenhuma cidade portuguesa, isto pode ser uma vantagem.

Se vai para férias, lá para fora o melhor mesmo é consultar a lista.

Junta de Freguesia de Caneças aprova voto de protesto ao Executivo Municipal.

É caso para afirmar que também sobre o trabalho feito no que concerne ao apoio a dar aos comerciantes, há cada vez mais pessoas a pensar como nós. Agora foi a vez da Assembleia de Freguesia de Caneças aprovar um voto de protesto pelo esquecimento e discriminação que os comerciantes e a população desta freguesia estão a ser alvo.

Tem 450 anos!

Requalificação custou 9,8 milhões de euros
A Igreja Ortodoxa Russa iniciou as comemorações dos 450 anos de fundação da Catedral de São Basílio, templo que desde o início dos ‘anos 90’ integra o conjunto do Kremlin e da Praça Vermelha, em Moscovo.
Esta igreja - património mundial da UNESCO e imagem de marca da capital russa – foi originalmente chamada Igreja da Trindade e mais tarde Catedral da Trindade. Este monumento incorpora uma espécie de oito templos e um deles encontra-se precisamente sobre o túmulo de São Basílio.
A Catedral de São Basílio – do arquitecto Postnik Yakovlev - foi mandada construir pelo Czar Ivan, o Terrível, em homenagem à conquista russa de Astracã. O monumento, que faz parte do Museu Histórico da Rússia, desde 1929, sofreu obras de requalificação durante mais de nove anos e que custaram 390 milhões de rublos, qualquer coisa como 9,8 milhões de euros.
As comemorações estendem-se até 14 de Outubro, dia em que a Igreja Ortodoxa Russa festeja o dia da Intercepção dedicado à mediação que os santos fazem em benefício dos fiéis.

O sarilho do nosso Mundo.

Dizem uns que os mercados, as finanças e o Mundo andam loucos. Digo eu, loucos andaram as pessoas, os políticos e o mundo durante muito tempo. É que todos fomos cúmplices no aumento estonteante das coisas, não porque valessem o seu real valor, mas porque tinham um valor irreal baseado na especulação para o qual todos demos o nosso contributo. Valor esse que suportou a emissão de moeda, no mínimo, na mesma proporção e que por isso mesmo hoje não tem o valor que tinha ontem.

Este, numa forma simplista, é quanto a mim o real sarilho em que o nosso Mundo está metido.

Eleições Legislativas - Resultados dos últimos 14 anos.

Só para relembrar o meu amigo Barão:
1999 = 8,38% - 15 Deputados;
2002 = 8,75% - 14 Deputados;
2005 = 7,26% - 12 Deputados (Final de Governo Santana Lopes);
2009 = 10,43% - 21 Deputados;
2011 0 = 11, 70% - 24 Deputados.

Recordo 1: que só 1976 com 42 deputados e em 1983, há 28 anos, ao eleger 30 deputados, é que o CDS elegeu mais que este ano.

Recordo 2: que em 2005 o CDS reconheceu a derrota e que na sequência desse resultado Paulo Portas demitiu-se da Presidência do partido.

Fonte: Comissão Nacional de Eleições.

11.7.11

A força de gostar

À Luz da psicologia

Em consulta é frequente serem verbalizadas uma série de queixas sobre determinado(a) namorado(a), parceiro(a) ou marido/mulher, tais como:
· Apenas vivemos juntos, não se passa mais nada;
· Não sente preocupação pelos meus sentimentos;
· Não tem medo de me perder, sou um objecto dado por adquirido;
· Não sente compaixão pela minha frustração;
· Não se activa para a relação funcionar, tenho que ser sempre eu a fazer alguma coisa.
Ou se o leitor preferir, até nos podemos interrogar: “será que notam que do outro lado (na mesma casa, na mesma cama, etc.) há gente?”.
De facto, estamos a falar de comportamentos exigentes e que dão trabalho. E dão tanto trabalho que só quando gostamos realmente da outra pessoa é que temos força para os fazer; só quando gostamos os conseguimos fazer. E porquê? Porque o gostar provoca a nossa necessidade, empurra-nos para a acção, e portanto, eu tenho necessidade de me meter com aquela pessoa para a “provocar”, para a fazer sentir bem.
Há coisas que não podemos pedi-las porque elas nunca vão surgir. Ou se gostarmos de andar frustrados, podemos pedir, mas atenção, nunca vão acontecer. Quando alguém não está apaixonado ou quando alguém não nos ama, nem nunca vai amar, não se vai activar para realizar comportamentos como aqueles que listei atrás.
Não há que levar o outro a gostar de si; tem é de perceber se o outro gosta ou não de si. E muitas vezes é duro enfrentar a situação, mas se não o fizer não se poderá colocar em marcha para a resolver.
Algumas pessoas preferem entregar-se a uma atitude de negação, em vez de se confrontarem com os incómodos próprios de um relacionamento frustrado. A realidade de tentar seguir com a vida após a decisão de ficar no mesmo ciclo, pode ser bem mais difícil do que saltar borda fora e começar de novo.
Não há futuro – que não o da doença e da depressão – para alguém que opte por ficar com um(a) namorado(a), parceiro(a) ou marido/mulher que não se activa e compromete com a relação, ou por outras palavras, que não gosta de si, que não o(a) ama.

Mauro Paulino
http://www.mauropaulino.com/

O Jantar da Concelhia do CDS



Bolo de aniversário - uma obra-prima com a marca do Forno da Cidade.



Na passada sexta-feira realizou-se um jantar para assinalar o primeiro ano da actual Comissão Política do CDS/PP em Odivelas.

O Luizinho, restaurante escolhido para o evento, que tão bem sabe receber e servir, esteve repleto, confesso que isso me deixou satisfeito.

Após a refeição foi transmitido um "filme" com o resumo do trabalho efectuado neste período, houveram os tradicionais discursos e foram distinguidas algumas pessoas que este ano, ou ao longo dos tempos, têm contribuído para a implementação do Partido no Concelho.

Embora seja suspeito, considero que tudo correu da melhor forma e mais importante, o ambiente foi extraordinário. Há contudo algo que me tem sensibilizado de forma especial, as palavras de incentivo que recebi e tenho vindo a receber, algumas particularmente, outras ditas em público (Teresa Caeiro, Telmo Correia e Paulo Aido) e outras ainda em textos publicados na internet (blogues e facebook).

Agradeço a todos e convido-os a continuarem a colaborar com a mesma ou mais determinação, com a mesma ou mais convicção, se assim for estaremos a prestar um grande serviço ao concelho de Odivelas.

10.7.11

Pintou Odivelas de AZUL!







Recebi hoje este texto de um munícipe de Odivelas que prefere para já manter o anonimato, sobre o trabalho desenvolvido por Miguel Xara Brasil como Presidente da Concelhia do CDS-PP em Odivelas, ao fim do 1º ano de mandato. A meu ver traduz na íntegra o pesamento de muita gente em odivelas! Peço desculpa a quem enviou cumprimentos e mensagens de Felicitações e foram imensos, não as poder publicar a todas da mesma forma, mas foram entregues e muito bem recebidas pelo destinatário. Quem trabalha para a causa pública congratula-se por sentir o reconhecimento do seu esforço pela população! Bem hajam a todos!



" Em 2009, projectaram-se em Odivelas novos autarcas.


Pouco habituados à senda política.
Mas experientes na defesa de causas, das pessoas, dos valores determinantes para o desenvolvimento e sustentabilidade do concelho que é ainda jovem, periférico e longe de oferecer oportunidades a quem se radicou.


Odivelas conheceu políticos com convicções e ideias fortes, com viabilidade e suportadas tecnicamente. Políticos que não deixaram de ser cidadãos comuns acima dos partidos ou ideologias, abertos à mobilização de todos independentemente das preferências e credos.


Em 2009, pela 1ª vez em Odivelas, abriu-se um debate alargado sobre as questões sociais, económicas e culturais onde todos foram convidados a participar.

Em 2010, já eleitos, inicia-se a consolidação destas iniciativas.
Começam a fazer-se dezenas de recomendações tanto na Assembleia Municipal, no Executivo da Câmara, nas Assembleias de Freguesia e até em Executivos de Freguesia.
Organizam-se debates. Apresentam-se projectos concretos e com exequibilidade.
Estes novos políticos encontram-se no terreno, apelam à participação da comunidade, juntam cidadãos independentemente das suas ideologias e alicerçam um objectivo comum – tirar Odivelas do anonimato, acreditar que é possível dar mais obra, pública e privada, de melhor qualidade, tornar os odivelenses mais exigentes, lembrar aos que só cá vêm dormir que é necessário construir futuro…
E que esse é o futuro dos seus filhos que se encontram nas nossas escolas, nas nossas associações culturais e desportivas, nos nossos clubes que brincam nos nossos bairros.


Estes novos políticos são a favor de uma economia local expansiva, mesmo percebendo que ela depende de meia dúzia de empresas de elevada credibilidade nacional e internacional e, largamente, do pequeno e médio comércio que representa mais de 60% das economias familiares do concelho.


Estes novos políticos também perceberam que os mais idosos já representam mais de 34 % dos nossos munícipes e que destes mais de 60% são famílias monoparentais (uma ou 2 pessoas) que vivem quase esquecidos, com reformas baixas ou mesmo muito baixas, muitas vezes escondendo dificuldades extremas.


Estes novos políticos perceberam quanto nada se faz para ancorar o nome de Odivelas na área metropolitana de Lisboa.

Destes novos políticos, Miguel Xara Brasil foi indiscutivelmente o elemento aglutinador, dinâmico que conseguiu reunir todos à sua volta num percurso político excepcional, porventura até muito independente. Naturalmente que o fez em torno do partido onde milita, o CDS/PP, porque era com ele que podia projectar o trabalho voluntário de muitos, feito em centenas de horas, deixando para trás as vidas pessoais pedindo sacrifícios às suas próprias famílias.


Miguel Xara Brasil conseguiu tudo isso…



E em 2011, a 5 de Junho, teve a recompensa: O CDS/PP cresceu 24,4% e, pela primeira vez, ultrapassou o Partido Comunista e fê-lo em mais de 2000 votos.
Pode dizer-se, agora, que teve ajudas.
Teve com toda a certeza, o empenho dos mais mediáticos militantes, como Teresa Caeiro, o agora ministro Pedro Mota Soares.
Mas foi ele que teve a arte e o engenho de os ter do seu lado, como a todos nós. E foi graças a ele que fomos todos excelentemente representados nas Assembleias de Voto por centena e meia de amigos.



Foi Miguel Xara Brasil que se empenhou na escolha que recaiu sobre o vereador independente Paulo Aido para integrar a lista de candidatos à Assembleia da República.


Em Odivelas acontecem muitos bons momentos.


Hoje é o momento de dizer não a quem, com responsabilidades políticas, vivem de costas voltadas para o nosso concelho a pretexto da importância de manter consenso na gestão autárquica.
Os Odivelenses precisam muito mais de que unanimidade nas decisões. Precisam de lucidez, criatividade e pró-actividade entre quem dirige a coisa pública.


Caro Xara Brasil, continue na frente de batalha.


Dois anos volvidos sobre as eleições autárquicas só têm de estar solidários.


Parabéns Miguel!

O futuro não está órfão em Odivelas

Paulo Aido recebeu o prémio “Janela Azul” do CDS de Odivelas, pelo desempenho enquanto autarca independente no concelho de Odivelas. A distinção ao vereador, jornalista e um dos bons autores portugueses que nasceu na cidade de Odivelas, foi feita na cerimónia que comemorou o primeiro ano de Miguel Xara Brasil à frente dos destinos da concelhia dos Populares e na presença de quase uma centena de pessoas, entre elas, os deputados Teresa Caeiro e Telmo Correia, este último líder distrital de Lisboa.
Aliás, o evento consolidou também o compromisso dos candidatos por Lisboa, em virtude do extraordinário resultado conseguido no Distrito, onde o CDS foi dos que mais cresceu.
Paulo Aido aproveitou para fazer uma declaração que se ajusta perfeitamente à opinião generalizada de que Xara Brasil, um outsider da política até há pouco tempo, se revela um dos melhores autarcas de sempre em Odivelas e mesmo na área metropolitana:
Faz agora um ano, assinalou-se, em Odivelas, a eleição de Miguel Xara Brasil como presidente da concelhia do CDS/PP.
Quem o viu chegar, cheio de energia e de iniciativas, poderia ser levado a pensar que se tratava apenas de genica passageira de quem acaba de ser empossado.
O tempo foi passando e as dúvidas foram desaparecendo.
O que o trazia à ribalta partidária não era moda passageira nem era projecto de circunstância.
Quando, há um ano se aplaudiu em Odivelas a escolha de Xara Brasil para presidente da concelhia do CDS, o concelho ganhou a energia de um homem que está na política com o sentido de serviço á comunidade, que acredita nos valores democratas-cristãos, que tem a força mobilizadora capaz de arrastar consigo gente de todos os quadrantes partidários e que conseguiu, em escassos meses, transformar um partido que estava sonolento numa força viva, com uma agenda política que marca terreno e com um discurso mobilizador.
Foi por tudo isto que aceitei, com muita honra, ter sido candidato a deputado nas últimas eleições legislativas, indicado pela concelhia de Odivelas. Fi-lo por acreditar que a política só faz sentido se a nossa energia, as nossas convicções, o nosso querer estiver ao serviço dos outros.
Hoje, agora, quando estamos a celebrar um ano de trabalho de Xara Brasil como presidente da concelhia, julgo que é o momento certo para agradecer publicamente a honra que me foi dada de poder ter participado nesta batalha eleitoral pelas cores do CDS, ao lado de figuras tão notáveis como Teresa Caeiro, Pedro Mota Soares ou Isabel Galriça Neto.
Estive nesta batalha eleitoral por inteiro.
Os que me conhecem sabem isso. Aliás, só assim se deve estar na política, só assim se deve estar na vida.
Odivelas continua a precisar de nós.
A energia e a alegria que coloquei na campanha eleitoral continua a ser a alegria e a energia com que trabalho, todos os dias, com os odivelenses, na vereação da Câmara Municipal, na procura da solução dos seus problemas, contribuindo para a construção de um concelho com mais qualidade de vida, mais solidário, mais feliz.
Seremos, no futuro, a força que hoje têm as nossas convicções.
Eu acredito que a política pode e deve ser feita por valores que estão muito acima de estratégias que medem apenas a aritmética dos votos. É preciso falar verdade, estar com as pessoas, construir uma alternativa. Desde há um ano que o futuro não está órfão em Odivelas. E tudo por causa de Miguel Xara Brasil
”.

9.7.11

Luto entre políticos

Do ponto de vista político, a semana que passou foi de luto.
Perderam-se três figuras públicas de idades diferentes mas de grandes convicções e todos muito independentes, criativos, de elevada cultura, preocupados com as questões relacionadas com a melhoria de qualidade de vida e até podemos afirmar com grande sentido de Estado.
Maria José Avillez Nogueira Pinto, Armando Carlos Ferreira e Diogo Vasconcelos marcaram os mais atentos de várias gerações que se preocupam com as mais variadas temáticas do nosso quotidiano.
Maria José Nogueira Pinto notabilizou-se sobretudo na área social. Mais de que uma política e dirigente com uma personalidade muito vincada, o seu maior momento que jamais se esquecerá foi enquanto Provedora da Santa Casa da Misericórdia. Está entre os melhores de sempre se é que não foi mesmo a grande líder da instituição. Deixou trabalho com marca e que dificilmente se apagará. Maria José Nogueira Pinto fez sempre questão de anunciar o que pretendia fazer e fazer exactamente o que anunciou. Empenhava-se em não trair os que nela confiavam. O seu empenho na causa pública parecia muitas vezes obsessivo e, talvez por isso, afirmava muitas vezes que “ter uma vida boa não significava ter uma boa vida”.
Armando Carlos Ferreira, dirigente do Partido Popular Monárquico aceitou ser deputado na Assembleia Municipal de Odivelas, concelho que conhecia como as suas mãos. Era mestre em história, urbanismo e sustentabilidade. Ao correr da caneta encheu sebentas e blocos de notas com verdadeiras propostas revolucionárias no âmbito do planeamento urbanístico, principalmente no que se refere à vertente Sul do concelho de Odivelas ou à encosta Norte da última colina da cidade de Lisboa. Armando Ferreira conhecia a problemática das cidades e conhecia todas as grandes soluções que se estudam para os maiores centros urbanos de forma a torná-los sustentáveis, mantendo-lhes as características que os notabilizaram tanto do ponto de vista histórico, social e económico.
Diogo Vasconcelos ara um jovem licenciado em direito que teve um percurso verdadeiramente fulgurante em áreas de gestão empresarial e em sectores inovadores. Por isso tornou-se um dos conselheiros mais novos do presidente Cavaco Silva. Morreu aos 41 anos.

Até sempre, Armando Ferreira!

Devido a uma semana verdadeiramente alucinante e a alguns problemas com as ligações informáticas estive alguns dias sem aqui vir.

No meio desta semana recebi a triste notícia do falecimento do meu colega na Assembleia Municipal, Armado Ferreira que aqui em Odivelas era Deputado do P.P.M.

Não quero deixar de prestar aqui uma sincera homenagem a Homem que estimei conhecer, que contribuiu para melhorar o meu conhecimento em algumas áreas, nomeadamente nas relacionadas com a História, com o Ambiente e com o Urbanismo.

Não posso deixar de referir o facto de embora Armando Ferreira representar um partido diferente do meu nunca ter deixado de participar em alguns projectos e trabalhos que foram impulsionados pelo CDS-PP, nomeadamente no Projecto para a Dinamização e Revitalização do Comércio Local.

Recordo que me telefonou uma ou duas vezes a dizer que fazia questão de assinar a Petição Pública para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas, mas doença nunca mais permitiu que ele tivesse aparecido por cá e eu sinto hoje a falha de não ter ido ter com ele para que a assinasse. Espero que me perdoe, mas pode estar certo que no dia em que o Mosteiro abrir ao Público, se eu ainda cá estiver, não deixarei de me lembrar dele.

Para terminar recordo a correcção e a frontalidade com que comigo abordou determinados temas.

Com o seu desaparecimento a Assembleia Municipal ficou mais pobre, ele era de facto diferente e Odivelas perdeu um enorme amigo.

Até sempre!

5.7.11

Hora de balanço.

Esta coisa das datas comemorativas, às quais uns ligam mais que outros, para mim têm a grande vantagem de ajudarem a que sejam feitos os respectivos balanços.

Precisamente porque acabou de fazer um ano que "tomei posse" como Presidente da Concelhia do CDS/PP de Odivelas e porque na sexta-feira vai haver um jantar onde será feita a retrospectiva do trabalho executado, tenho estado em conjunto com mais algumas pessoas a compilar um pouco de tudo o que foi feito ao longo deste tempo. 

Sei que quantidade não quer dizer qualidade, mas devo dizer que estou surpreendido com a quantidade de trabalho. É que mesmo tendo estado presente e envolvido em muitos destes trabalhos, só agora estou a realizar a quantidade de trabalho que foi feito.


Nota: Se quiser ver esta compilação confirme a sua presença e venha jantar connosco.

4.7.11

Pode haver luz (6)



Num momento em que a esperança e as expectativas andam em baixa há que reflectir e fazer das dificuldades uma mais-valia. Só assim poderemos promover a mudança e com ela encontrar as soluções que nos permitam inverter esta tendência. Acredito que podemos voltar acender a luz da esperança.


Como se faz Copy-Paste.


Cada vez que escrevo um texto nesta coluna (Pode Haver Luz) coloco um pequeno paragrafo, sempre o mesmo, o qual não é mais que uma pequena reflexão, mas que contribui também para me ajudar a escrever sempre num determinado sentido.


Por ventura, já deve ter reparado que acabo essa reflexão afirmado “Acredito que podemos voltar a acender a luz da esperança”. Confesso que por vezes, constatando determinadas atitudes, questiono se isso poderá ser possível, mas a verdade é que continuo a crer que sim.


Porque neste mundo já há muitas coisas inventadas é possível que muitas vezes se possa tornar mais barato e mais prático copiá-las (os asiáticos são mestres), mas se isso é verdade também se torna evidente que a cópia deve ser efectuada com alguma decência e eficácia, na expectativa de dar um contributo positivo, coloco aqui uma das fórmulas mais utilizadas.




É O MÁXIMO, UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!


Texto publicado no Nova Odivelas.

O comércio local está salvo

Afinal era fácil dinamizar o comércio tradicional. Para quê tanto trabalho com os projectos de animação de rua? Já se vê que só tinha que ser chumbado em Assembleia Municipal. Tinham uma solução fácil, barata e sempre dava mais uma fotografia com a assinatura do protocolo. Só vantagens. É um "ver se te avias" de toda a gente a ver o portal "Odivelas às compras", pois claro!
1.º Toda a gente tem internet
2.º Toda a gente sabe navegar na internet
3.ºToda a gente sabe, por telepatia, onde são as lojas
4.º Há sempre estacionamento fácil, ou se não, alugam facilmente um táxi ou vão no "voltas"
Parece-me que até de fora virão muitos clientes. Vai ter tanto sucesso que até a "Feira do Silvado" quer figurar no portal
Já vêem que foi uma pena não se terem lembrado há mais tempo! O que os comerciantes têm estado a perder!!!

2.7.11

Semana louca!

Por razões diversas esta foi uma semana louca, senti que não tive tempo para nada e até deixei "coisas" por fazer, algo que não é costume acontecer e que não gosto.

Obrigado a todos os que têm colaborado!

A próxima será ainda mais alucinante.

Haja saúde!

1.7.11

Estado das coisas…




Está mesmo na altura de deixarmos de viver na estratosfera e descermos à terra.



Em jeito de súmula da semana politica deste novo governo gostaria de salientar o seguinte;
Gostei da forma como o novo primeiro-ministro transformou a derrota na eleição para a presidência da república numa clara vitória! Revelou um jogo de cintura que a meu ver é um bom prenúncio para as adversidades que o esperam. Conseguiu ser fiel á palavra que deu ao jarrão do Fernando Nobre (coisa rara nos dias que correm), e tirou da manga a Assunção Esteves, mulher de muito valor e que até já demonstrou um savoir faire conciliador mas também austero e que confere a este cargo uma lufada de ar fresco com espírito de renovação que me agrada particularmente.

Pedro Passos Coelho encontra-se também a enviar alguns sinais de que está disposto em abdicar de algum clientelismo político e isso também é muito positivo.

A inovação está igualmente no leque de reais competências dos ministros que reveste este executivo, onde a dialéctica político-técnica se dilui numa ânsia de dinamismo que é preciso ter para que o nosso País volte a entrar nos eixos. Vejo um conjunto de pessoas determinada e focalizada com uma motivação que roça até nalguns casos o espírito de missão!

Assim, atrevo-me até a dizer que estarão reunidas as condições que nos irão permitir chegar a Bruxelas num futuro próximo não com o joelho no chão, mas com o estatuto de parceiros e que isso tire aquele olhar de desdém da Frau Merkel que me mal dispõe sempre que a vejo, felizmente são poucas as vezes.

Agueiro: traição das águas portuguesas

As águas na costa portuguesa são traiçoeiras muitas vezes. A falta de informação e a inexperiência da maioria dos banhistas, mesmo dos que sabem nadar atraiçoa a vida de dezenas.
Quando decidimos tomar um banho de mar raramente nos apercebemos de alguns perigos, por exemplo o agueiro, um verdadeiro perigo mortal, silencioso e quase invisível ao olhar.
Um agueiro pode matar uma ou mais pessoas em escassos minutos, mesmo os que sabem nadar.
José Soares, licenciado em geografia, a trabalhar nos Correios de Portugal, enviou-nos uma mensagem pertinente: "A costa portuguesa é perigosa. Tem correntes muito fortes e forma agueiros, onde as pessoas são enroladas e lançadas para fora. A maioria dos banhistas entra em pânico e, em vez de se deixar levar pela corrente até terra, luta contra ela, acabando por perder a força e ser arrastado pelo mar".
Estes "agueiros" são conhecidos por "Rip Current" ou "corrente de retorno", perigosos fenómenos da costa Atlântica portuguesa que provocam muitas vítimas em cada época balnear.
A missiva de José Soares explica que estas correntes de retorno variam em tamanho, largura, profundidade, forma, velocidade e potência.
À pergunta o que fazer se for "apanhado" por uma destas correntes submarinas? Só se encontra uma resposta: não resistir se quiser sobreviver.
Deve-se tentar nadar em diagonal à direcção da corrente, de forma a ser arrastado lateralmente e não para o interior do mar.
Habitualmente o agueiro leva uma pessoa para longe da costa (inevitavelmente para fora de pé), mas não para o fundo.
Sem pânico é fácil perceber que este género de corrente nos afasta da praia. Mas entre 5 a 50 metros para lá da rebentação, o agueiro vai diminuir de intensidade e acaba mesmo por se dissipar. Pode então uma pessoa em aflição ter tempo para pedir socorro, enquanto vai boiando à superfície.

Em http://www.marinha.pt/ no que respeita ao Instituto de Socorros a Náufragos podemos ler o texto em baixo e vários conselhos sobre como reagir às “correntes de retorno concentrado”:
Este fenómeno físico é gerado pelo retorno ao largo, formando uma corrente intensa e localizada, da massa de água acumulada movimentada para a praia pela rebentação.

A sua ocorrência pode resultar:
-Da acção da rebentação das ondas sobre bancos (baixios) submersos de areia ou rocha paralelos à costa, localizando-se então os agueiros estacionários frente aos locais onde existem interrupções nos baixios (carreiros ou fundões);
-Da acção de correntes paralelas à costa, desenvolvidas pela acção das ondas e do vento local ao encontrarem obstáculos naturais que podem ser visíveis (promontórios rochosos ou pontas de areia), ou invisíveis porque submersos (bancos de rochas ou de areia) bem como contra obstáculos artificiais ( espigões de protecção, instalações portuárias etc.).
A sua intensidade (velocidade da corrente), que pode atingir valores de 2 metros por segundo (mais rápido que um nadador olímpico) é variável:
-Em função do estado do mar, aumentando à medida que aumenta a altura e energia das ondas.
-Em função do situação da maré, aumentando em geral à medida que a maré sobe (mais água é lançada sobre os baixios pela rebentação).
Quanto à sua localização no espaço e manutenção no tempo, podem classificar-se em:
-Fixos ou estacionários;
-Periódicos (desenvolvem-se periodicamente, acompanhando o ritmo das marés);
-Súbitos (desenvolvem-se e extinguem-se repentinamente - mais raros- e associados a estados de mar alteroso e/ou com componentes de ondulação de diferentes direcções);
-Móveis (a sua localização vai variando ao longo do tempo, acompanhando normalmente o ritmo das marés).

Medusas dão à costa (2)

Nuno Lemos de Oliveira não considera a “Caravela Portuguesa” uma medusa. Sustenta que uma medusa é um único organismo e a caravela é uma colónia de organismos.
Mas Nuno de Oliveira adverte que esta colónia pode ser mortal até para um adulto!
E explica. “Estas caravelas são muito frequentes nos mares dos Açores, menos frequentes na costa continental e dependem unicamente do vento para se deslocarem”.
Nuno de Oliveira previne também: “Quando estiverem na praia (dentro de água) e avistarem uma não se aproximem, uma vez que os Organismos que compõem os “raios” podem chegar a atingir distâncias de 30 metros em relação ao sítio onde se encontra o "saco”".

Sim, Sr. ministro

O ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, foi surpreendente ao revelar seriedade e lucidez pouco comuns nos poderes instituídos no País. Afirmou que só é possível conhecer a realidade das contas públicas, mesmo sectoriais, no final do mês de Agosto e essa é uma meta que será seguramente conseguida.
Para este membro do governo, até lá terá de se viver com projecções estimadas.
Vítor Gaspar mostrou uma disciplina incrível durante o debate do programa do governo, na Assembleia da República, abafando muitas das intervenções. A continuar assim nem necessita da 'mãozinha' de Pedro Passos Coelho, nem de nenhum outro membro do governo mais habituado às politiquices.
Também acabou por minimizar a dura medida anunciada em aumentar a taxa de IRS no próximo subsídio de Natal dos portugueses no activo e reformados, ainda que os mais afectados sejam os que mais ganham.
É importante que o ministro das Finanças mantenha o registo e uma qualidade de trabalho concordante para bem de todos.

Medusas dão à costa





O aparecimento de medusas acontece em vários locais do globo, mesmo aqueles em que as águas são mais frias. De acordo com alguns estudos é um fenómeno cíclico, mas naturalmente preocupante e a obrigar a alguns cuidados das autoridades, pelo menos no plano informativo.
Em Portugal e desta família são conhecidas as alforrecas.
De qualquer modo, em 2009 e agora, após dois meses de mau tempo, aparecem na costa portuguesa, nas nossas areias, uma espécie de tamanho reduzido com minúsculas patas de caranguejo a que alguém apelidou de “caravela portuguesa” e que são extremamente tóxicas (na imagem). Aconselha-se a não tocar nestes animais nem mesmo mortos porque o seu tecido mole morde como uma serpente, e as marcas que deixa na pele são definitivas e parecem uma espécie de tatuagens, mas certamente indesejáveis.
Também as dores são indescritíveis.
Mais grave poderá acontecer a uma criança que toque nestes animais. Poderá mesmo ser fatal. Na prática esta espécie de medusa vive a milhares de quilómetros da nossa costa. Trata-se de medusas de água quente, da Austrália ou da Califórnia, nos Estados Unidos.


http://www.youtube.com/watch?v=6ckt_c5R2AM&NR=1