18.9.09

Caldas parou na Casa do Zé .

O Zé teve uma casa a fingir por um dia.

Decoraram-lhe a paragem do autocarro onde dorme todos os dias, na celebre Praça da Fruta, mesmo no centro da cidade das Caldas da Rainha. O Zé teve um pouco mais de conforto, só mesmo um pouquinho, porque os condimentos da noite ao relento estavam lá todos.

Os autores do projecto pretenderam despertar consciências.

Talvez o tenham conseguido.

Mas também conseguiram transformar o Zé num actor de uma triste peça com um público ignorante. Uma mostra da falta de cultura generalizada de um povo a quem a democracia não ensinou a olhar pessoas.

O Zé foi estrela por um dia. Valeu-lhe de pouco.

Continua na mesma paragem do autocarro como nos outros dias, no chão da indiferença à sorte da esmola que não pede porque não sabe pedir.

Mas este Zé é português. Nasceu como um milhão de outros portugueses, no local e hora erradas e faz parte daqueles que perderam a esperança num País onde os que governam se governam e se arrogam ao direito de publicitar sucessos que não se conhecem e projectos que lhes servem o ego e a propaganda como verdadeiros ditadores da era moderna que, infelizmente, ainda hoje se conhecem mundo fora.

Por estes Zés todos tenho a esperança naquelas dezenas de candidatos que se perfilam - principalmente às autárquicas - como independentes porque são cidadãos de outras paragens - investigadores, professores, jornalistas, polícias e estudantes que cresceram nesta realidade e que agora sobem ao palco onde podem gritar liberdade...

Que o façam por convicção e com a clareza de que isso não é nem nunca poderá ser sinónimo de libertinagem.

José Maria Pignatelli


Sem comentários: