20.4.06

Famões, que futuro?


Quando se fala da Freguesia de Famões temos que ter em conta um aspecto muito importante, enquanto pertenceu ao Concelho de Loures andou esquecida, agora que faz parte integrante do novo Concelho de Odivelas, que foi desanexado da freguesia de Odivelas, que foi promovida a Vila e a Freguesia, ganhou uma nova relevância e importância.

Destes factos, os quais são indesmentíveis, surgem aspectos negativos e positivo, mas também algumas ameaças e oportunidades.

Os aspectos positivos estão relacionados com a “baixa” densidade populacional e com o pequeno número de edifícios construídos em altura, o que permite ainda, com “alguma” facilidade, ordenar o território e criar condições para que em Famões se possa vir a viver com uma boa qualidade de vida.

Os aspectos negativos provém do facto desta freguesia ter andado esquecida, estão relacionados com a falta e insuficiência dos mais variados equipamentos, nos vários sectores: saúde, transportes, educação, segurança, desporto, lazer e outros serviços como seja o caso dos C.T.T.

Tendo em contas estes factos estamos perante uma situação que não sendo boa, longe disso, não é má de todo e não é má de todo em minha opinião porque temos a aqui a grande oportunidade de fazermos de Famões o que acharmos melhor.

Mas atenção, Muita atenção!

Se é verdade que temos esta oportunidade, também temos ameaças, ameaças grandes e perigosas.

O PDM (Plano Director Municipal) está, ou vai entrar em discussão. Embora não fique neste documento tudo fechado, fica neste documento tudo delineado, tudo balizado e muita coisa predefinida.

Já ouvi dizer e li que querem, nomeadamente que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Famões quer, que se permita que em Famões haja mais área disponível para construção e que se permita construir imóveis com maior dimensão (volumetria e altura). Só por si, mais construção, mais volumetria e altura nos imóveis não tem mal nenhum, o que pode ter mal è as coisas não serem feitas com ponderação, com cabeça, tronco e membros. É isso que temo, ainda para mais com os exemplos que temos neste concelho, com as gravíssimas dificuldades financeiras com que a Câmara Municipal se depara e com a força e influencia que aqui têm os construtores civis.

Meus amigos; se queremos ter uma freguesia melhor e onde se possa viver com uma melhor qualidade de vida não podemos menosprezar esta ameaça, ela é forte e real. Se não actuarmos, se não agirmos, se não intervirmos e se não estivermos vigilantes, perde-se a oportunidade e avança a ameaça que é o fortíssimo império do betão. Nós temos responsabilidade e somos parte interessada, se nada fizermos do que é que nos poderemos vir a queixar, com que moral?

Qual a saída?

A saída pode passar por criar um grupo de trabalho competente, capaz de elaborar em parceria com a Junta de Freguesia e com a Câmara Municipal um bom projecto para a Freguesia de Famões. Um grupo de trabalho, independente do actual poder autárquico, para que melhor se possa defender os interesses da população.

Eu sei, quem me conhece sabe que não gosto de ser demagogo, que escrever ou falar é fácil e que fazer é mais difícil. Sei das enormes dificuldades financeira porque passa Portugal e a Câmara de Odivelas em particular, sei que sem ovos não se fazem omeletas, sei que sem galinhas não há os ovos, por isso o que penso, é que para já temos que criar as condições para ter as galinhas, para depois podermos vir ter ovos e mais tarde fazer as omeletas.

Com ponderação, boa vontade, mas sobretudo com muita competência e determinação é possível tornar esta ameaça em oportunidade, depende de nós todos.

Sem comentários: