29.5.06

Reveista Municipal e Cometna que Futuro? (Diário de Odivelas - Coluna às Direitas)

Hoje vou começar por dar os parabéns ao Rotary Clube de Odivelas e a todos os que colaboraram na excelente iniciativa que teve lugar no passado Sábado na Biblioteca Municipal D.Dinis. Com esta iniciativa “As terras e as Gentes” foi possível mergulharmos no passado da nossa terra e imaginarmos um pouco como era a vida há uns anos atrás e como a mesma tem vindo a mudar.

Quero ainda aproveitar para dar também os parabéns às pessoas da Paróquia de Odivelas que no passado dia 13 de Maio organizaram uma peregrinação com a presença da Imagem da Nossa Srª de Fátima, desde a Igreja até ao Complexo Desportivo do O.F.C., onde foi rezado Terço (Vivo) por milhares de pessoas. Ainda sobre este assunto não quero deixar de mostrar a minha surpresa por não ter visto em qualquer órgão de informação do concelho uma reportagem sobre este acontecimento que tanto Odivelenses mobilizou.

Parabéns, iniciativas destas são fundamentais para revitalizar culturalmente o nosso concelho.

Para a Coluna às Direitas de hoje escolhi dois temas; um relacionado com a forma como por vezes se gasta mal e injustificadamente o dinheiro da autarquia, como foi o caso da revista municipal há pouco editada e distribuída de forma gratuita; e outro sobre as ideias do PDM para o terreno da Cometna em Famões.


Revista Municipal = Propaganda Politica


A situação financeira da Câmara é pior do que nós imaginávamos, disse a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Sr.ª Dr.ª Susana Amador, numa reunião onde eu estive presente pouco tempo antes de ser noticiada a reedição de uma revista municipal de distribuição gratuita.

Confesso que quando vi esta notícia, para além de ter ficado surpreendido, tive dificuldade em acreditar na veracidade da mesma, no entanto ainda pensei que a revista tivesse o intuito de promover o concelho, mas não, pura ingenuidade a minha, esta revista não faz mais do que propaganda politica e tem como objectivo principal promover os autarcas do P.S. actualmente em funções na Câmara Municipal de Odivelas e sobretudo a Sr.ª Presidente.

Vejamos: 15 fotografias da Sr.ª Presidente; 6 página (21% da revista), uma entrevista (5 pág.), mais uma carta ao munícipe (1 pág.), ocupada directa e exclusivamente pela Sr.ª Dr.ª Susana Amador e mais várias páginas dando informação de acções da câmara, onde estão colocadas estrategicamente fotografias da Sr.ª Presidente para ajudarem à sua promoção,

Não gosto de fazer demagogia, sou contra demagogias baratas e até simpatizo pessoalmente com a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal, mas francamente esta revista ultrapassa tudo o que é bom senso; distribuição gratuita de 60.000 exemplares, com 28 páginas a cores, para promover alguns autarcas socialistas do concelho, penso que é gozar com os munícipes.

Não posso compreender esta revista pelo seu objectivo, propaganda politica, mas muito menos a posso compreender neste momento, quando todos sabemos as enormes dificuldades financeiras que o Município atravessa e das carências que há a todos os níveis, como por exemplo, na saúde, na segurança, na educação, na assistência social e no desporto.

Para além disso é um mau exemplo dado aos Srs. Presidentes da Juntas de Freguesia, pois como todos sabemos alguns deles também gostam de utilizar este método de promoção e assim sentem-se mais motivados para o fazer, pois encontram aqui um óptimo pretexto e exemplo.



Terrenos da Cometna – Que futuro?

Começou a debater-se e a discutir-se o PDM de Odivelas de uma forma diferente, pela positiva e segundo parece começam a ser dados alguns passos em frente para a sua aprovação. Vamos ver se é desta que temos um PDM próprio, bom e aprovado; espero que sim.

Como já noutros textos escrevi o PDM é um Plano Director Municipal que é elaborado em função da realidade existente e de um determinado objectivo estratégico para o concelho, portanto antes de dizer que se vai fazer isto, ou aquilo, importa perceber e saber o que é queremos que seja Odivelas no futuro.

Não adianta dizer que vamos fazer um pólo tecnológico, um pólo empresarial, um parque temático, ou outra coisa qualquer, aqui ou ali, para depois ficarem isolados no meio do concelho e sem o apoio das infra-estruturas que estes investimentos necessitam para terem sucesso.

Portanto, na minha opinião, mais uma vez afirmo, é essencial que sejam traçados o, ou, os objectivos estratégicos, para depois em função disso se criarem as condições necessárias para o(s) atingir.

A propósito do PDM, porque já muitas pessoas têm abordado e falado sobre o terreno da Cometna e qual a utilização dar-lhe, porque considero que este espaço pode ser decisivo para o desenvolvimento de Famões e para o melhorar a qualidade de vida, não só dos Famoenses em particular, como da generalidade da população do concelho, hoje vou abordar este assunto.

Como todos sabem a Cometna está localizada na pacata Vila de Famões, Vila essa que tem graves carências de equipamentos nas mais diversas domínios, como por exemplo na área da saúde, da segurança, da educação, do desporto, da cultura, do lazer e dos serviços.

A Vila caracteriza-se por ter uma quantidade enorme de bairros, um terreno com declives geográficos bastante acentuados, sem que haja um verdadeiro centro e por os poucos serviços de apoio à população estarem todos dispersos.

Assim sendo, porque os terrenos da Cometna estão bem enquadrados (geograficamente falando) na freguesia e têm uma área considerável (aproximadamente 20 campos de futebol) podem ser como acima afirmei decisivos para o futuro de Famões.

Portanto ao estudar-se para que fins devem servir estes terrenos tem que se ter em consideração qual o impacto que o mesmo vai ter em Famões e a importância que podem eventualmente ter para o tal objectivo estratégico, o qual eu defendo, que deve existir para o concelho.

Vejamos, fazer um parque onde esteja incluído um pólo universitário, tecnológico e empresarial, como parece ser a proposta do actual executivo da Câmara pode ser uma boa solução, desde que seja devidamente avaliada a possibilidade de sucesso, o enquadrado e a contribuição que pode trazer para o tal objectivo estratégico do concelho. Mas atenção, não basta pensarmos que a ideia é boa, bonita e soa bem, só porque hoje em dia está muito em voga falar de desenvolvimento tecnológico, têm que ser feitos estudos sérios de viabilidade económica, do impacto e mais valias que pode trazer para o concelho, caso contrário arriscamos a criar aqui um “mono”.

Mas há mais alternativas, as quais também carecem de um estudo de viabilidade e de impacto, uma delas porque me parece que merece ser considerada pela importância que pode ter deixo-a aqui expressa para que caso julguem pertinente a considerem.

A alternativa consiste em considerar a possibilidade de transformar os terrenos da Comtena no tão ambicionado Parque Municipal, pois este terreno tem uma boa área e está localizado no centro de 5, das 7 freguesias, que fazem parte do concelho (Pontinha, Famões, Caneças, Ramada e Odivelas). Este parque para além dos necessários espaços verdes, podia estar equipado com equipamentos desportivos, auditório (s), esplanadas, cafés, restaurantes, algumas lojas e até ter alguns dos equipamentos que fazem falta em Famões, como uma esquadra, um centro de saúde, uma escola, um posto de correios, etc. etc. todos perto uns dos outros, o que com toda a certeza contribuiria para melhorar a qualidade de vida dos Famoenses, para a valorização da freguesia e seria uma mais valia para todo o concelho.

Sem comentários: