3.9.09

Transporte interno no Pulido Valente é feito por carros do Santa Maria.


■ Doentes esperam mais de 3 horas!

O Hospital Pulido Valente passou à dependência do Hospital Santa Maria há já algum tempo. Naturalmente que a partir de então percebe-se que o Pulido Valente será uma unidade de retaguarda do Santa Maria, No entanto, no seio do governo há quem pretenda tornar o hospital da Alameda das Linhas de Torres num centro de consultas de especialidade e internamento para os habitantes dos Concelhos de Loures e Odivelas, Mais difícil será investir numa urgência aberta aos moradores daqueles dois concelhos a Norte de Lisboa.

Até lá e enquanto o Santa Maria mandar os serviços do Pulido Valente perdem prestígio e eficácia sobretudo por questões estruturais e administrativas – vai banalizar-se uma instituição de referência na medicina pública.

E para começar veja-se esta aberração a que assistimos:
Por decisão de um iluminado executivo do santa Maria, a partir das 18h00 o serviço (interno, leia-se) de transporte de doentes entre edifícios e serviços dentro do espaço do hospital Pulido Valente deixa de funcionar…
Então, estas operações são realizadas por um veículo e condutor do Santa Maria que são requisitados de acordo com o movimento de doentes internados que têm de ser deslocados entre os edifícios da unidade para realizarem exames específicos. Só que a chegada ao Pulido Valente de um veículo do Santa Maria chega a demorar mais de 3 horas, até mesmo 4 horas. Para além desta total falta de respeito pela condição humana, é preciso que alguém explique a estes administradores que este tipo de decisões administrativas acaba por ter custos elevados.

É claro que a culpa é de quem nomeia estes administradores tecnicamente incompetentes e que não respeitam os dinheiros públicos. A sua actuação danosa começa por se ver nestes pequenos detalhes. Imaginemos como será nos maiores detalhes (?!)

José Maria Pignatelli

Sem comentários: