30.3.06

RTP - Domingo, 2 Abril, 21:45


NO CORAÇÃO DE JOÃO PAULO II.
Sinopse GeralA resposta que o mundo deu à morte de João Paulo II foi uma impressionante manifestação de reconhecimento por este Papa e pelo amor que ele deu à Humanidade.
Nestes 26 anos de pontificado, milhões de pessoas de todas as idades, não apenas católicos ou cristãos, mas gente de outras religiões e até não crentes, reconheceram naquele homem uma força humana incomparável.
Qual era a raiz da atractividade de Karol Wojtyla, deste homem que fazia canoagem, gostava de subir às montanhas e escrever poemas e que, depois de eleito Papa, manteve uma proximidade humana, que ultrapassava o formalismo do cargo para abraçar os mais simples e humildes?
De onde brotava a força de João Paulo II, ao ponto de nunca desistir perante a doença, nem esconder a sua fragilidade?
A RTP foi à Polónia e ao Vaticano recolher testemunhos dos seus amigos e directos colaboradores que revelam como era conviver com ele e como o viram pouco tempo antes de morrer. Nomes de referência da elite cultural de Cracóvia, como o historiador Jacek Wozniakovski e o poeta Marek Swarnicki, revelam-nos alguns aspectos pessoais de Karol Wojtyla. Guiados pelo seu porta-voz, Navarro-Valls, e pelo seu fotógrafo oficial, Arturo Mari, ficamos a saber como foram as últimas horas da agonia e morte de João Paulo II.
Com imagens inéditas e depoimentos únicos, este documentário aprofunda também a misteriosa experiência de Fátima no pontificado de João Paulo II, desde o atentado de 13 de Maio de 1981 até à revelação da terceira parte do Segredo, no ano 2000. Entrevistado em Cracóvia, o seu fiel secretátio particular, hoje cardeal Stanislaw Dziwisz, confirma a sua convicção de que Nossa Senhora de Fátima salvou a vida do Papa.
“NO CORAÇÃO DE JOÃO PAULO II” cabem estes e outros aspectos, testemunhados também pelos cardeais Tarcisio Bertone (arcebispo de Génova e responsável pela divulgação da terceira parte do Segredo de Fátima), D. José Policarpo (patriarca de Lisboa), D. José Saraiva Martins (prefeito da Congregação para a causa dos Santos) e D. Alexandre do Nascimento (arcebispo emérito de Luanda e ex-presidente da Caritas Internacional).
Um documentário da autoria de Aura Miguel, com realização de Camilo Azevedo.

Sem comentários: