20.9.13

EM 2009, AS PROMESSAS DO PS ODIVELAS QUE NÃO FORAM CUMPRIDAS (parte 1)


Em Odivelas, há 4 anos, o Partido Socialista fez importantes promessas eleitorais. Talvez por isso ganhou, pela margem mínima é certo. Acabou por fazer um acordo de governação com dois eleitos do PSD que concorreram numa coligação.
Passados 4 anos, é interessante ver as promessas que a presidente Susana Amador fez e as que não foi capaz de fazer. O seu programa apresentado em 2009, intitulado «Poder Local de Confiança», mostrava 7 eixos de atuação.
Debruço-me sobre o Eixo I referente à qualificação urbana, valorização paisagística e controlo ambiental. Tudo se pode consultar na imagem junta. Basta ampliar:
Ø  No âmbito das “Politicas Territoriais e Ordenamento” de 6 promessas apenas cumpriu uma;
Ø  Também só cumpriu uma das 5 promessas inscritas na rubrica “Valorização do Espaço Público e Controlo Ambiental”
Ø  No que respeita à “Energias Renováveis e Eficiência Energética não cumpriu nenhuma das 3 promessas.

O PS comprometeu-se a concluir o Plano Diretor Municipal (PDM) logo em 2010. Termina o mandato sem que Odivelas tenha um documento desta importância tão grande e determinante para o futuro do concelho.

BAIRROS DO GOVERNO CIVIL NÃO FORAM TRANSFERIDOS.
PROMETEU-SE A RESOLUÇÃO ATÉ FINAL DE JUNHO DE 2010.
A presidente Susana Amador afirmou então, resolver definitivamente o processo de transferência do património do Governo Civil para o Município de Odivelas, nomeadamente os Bairros Mário Madeira, Menino de Deus e Santa Maria. Assumiu que o processo estava em curso e ficaria concluído até final do 1º semestre de 2010. Nada mais falso.
Neste caso em concreto devo lembrar um episódio triste e indigno para quem detinha o poder: No dia 10 de Outubro de 2009, um sábado, precisamente na véspera do acto eleitoral, os moradores nos bairros do Governo Civil de Lisboa, encontraram nas caixas dos correios uma carta assinada pelo então governador, António Galamba, do PS, a confirmar a afirmação de Susana Amador.
Até Junho de 2011, 20 meses após as eleições autárquicas, tanto o governo como o Governo Civil de Lisboa eram dirigidos por socialistas e nada foi feito para a transferência definitiva deste património.

MUITAS CONSTRUÇÕES E REQUALIFICAÇÕES QUE NÃO SE FIZERAM.
Do programa eleitoral de 2009, a presidente Susana Amador não cumpriu:
Ø  Com a requalificação da Feira da Arroja e a área envolvente;
Ø  Com a revitalização dos Centros Históricos e Zonas Antigas, visando a recuperação do espaço público, a reabilitação urbana a criação de dinâmica socioeconómica e cultural;
Ø  Com a demolição de todos os bairros de construções precárias do concelho e promover a requalificação do Bairro do Barruncho;
Ø  Com a construção do Parque da Cidade e remodelar a entrada nascente de Odivelas;
Ø  Com a requalificação da Ribeira de Odivelas até ao Mosteiro D. Dinis;
Ø  Com a criação do parque verde e Centro Cívico da Arroja;
Ø  Com a resolução definitiva do processo técnico e empresarial dos SMAS, como não continuou com nenhuma reformulação e substituição de condutas de água;
Ø  A presidente Susana Amador também não construiu nenhum Centro de Ciência Viva, nem apostou nas energias renováveis em associação com os municípios vizinhos da Amadora, Lisboa, Loures e Sintra.

Sem comentários: