1.10.13

FORA-DE-HORAS

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2013 (1)

Os eleitores escolheram livremente, no dia 29 de Setembro. Sobre o concelho de Odivelas, a terra onde nasci e vivo, os resultados não foram tão surpreendentes assim: Os munícipes não participam nas reuniões públicas do Executivo da Câmara, nem nas Assembleias Municipais (é claro que estas se realizam durante o horário de trabalho mais habitual), o que não lhes permite conhecer a realidade da gestão da Câmara de Odivelas.
Por outro lado, o discurso político também não permite que os cidadãos percebam a amplitude das decisões. Saliente-se que os temas mais complexos e que abrem maior debate, apenas são levados a reuniões da Câmara à porta fechada. Portanto, os munícipes só sabem o que os políticos lhes querem dizer. Participei em quase todas, nestes últimos 4 anos, e apercebi-me do teatro político e das enormes contradições entre quem decide.
O desfecho destas eleições autárquicas mostra que a abstenção somada aos votos brancos e nulos são uma maioria preocupante. Em Odivelas, em média, significaram 64% dos eleitores. Só na eleição para o governo da Câmara isso representou 66,57% e a abstenção situou-se nos 57,11%, a maioria dos eleitores do concelho.

VOTOS BRANCOS E NULOS FORAM QUASE 5000:
REPRESENTAM UMA 4º FORÇA
Para a mesma eleição – Executivo da Câmara -, entre os cidadãos que se deslocaram às urnas, 2583 votaram em branco e 2403 anularam os seus boletins de voto. Este número de eleitores era suficiente para alterar o panorama dos resultados eleitorais. Somados, representam uma 4ª força. Esta é uma análise que os políticos não fazem, mas deviam considerá-la.
Os cidadãos acreditam cada vez menos na maioria dos candidatos e no próprio sistema. Em 39 anos de democracia, o País não evoluiu grandemente, não saiu da crise (ainda que em alguns momentos tenha estado adormecida) e encontra-se agora num momento de enormes dificuldades sociais e económicas. Portugal também não evoluiu culturalmente.

EM ODIVELAS, O PS GANHOU COM APENAS 17,20%
DOS ELEITORES DO CONCELHO
Realmente a classe política deve meditar: Por exemplo, em Odivelas, para o Executivo da Câmara Municipal ganhou o Partido Socialista com 39,52% dos votos expressos, ou seja 20.821 eleitores de um total que ultrapassa os 121.000 (119.594 inscritos em 2011). Portanto, na realidade, o PS ganhou com 17,20% do total de eleitores do concelho de Odivelas.
Estas percentagens são comuns a uma maioria muito significativa dos 308 concelhos do País. Se a isto somarmos que a vontade de centenas de milhares de portugueses foi de votar contra o governo, então temos a preocupante noção que não se escolheram projetos e pessoas para as governações dos concelhos e das freguesias.
Quem não ganhou as eleições é porque explicou mal o seu projeto: Falhou no planeamento financeiro, na estratégia, na comunicação e terá personalizado a sua candidatura em demasia.

 

 

Sem comentários: