19.10.07

Informalidade 2.2 – Eutanásia

Às tantas já não sei por quem, a propósito de um inquérito que tinha sido feito a idosos, onde uma grande percentagem afirmou que era a favor da eutanásia e outra grande percentagem, ainda maior, afirmou que todos os dias pensava na morte, levantou-se este tema.

Aqui apareceu, aquela que foi para mim uma das melhores intervenções da noite, foi feita pela Drª Natália Santos a qual mostrou muitas reservas quanto a este tema, pois acompanhou de perto o trabalho feito pela Dr.ª Isabel Neto, responsável até há pouco tempo pelos cuidados paliativos em Odivelas e considera que a primeira prioridade tem que ir no sentido de proporcionar um acompanhamento médico e social mais constante e eficaz, pois constata-se que quando estes serviços funcionam, que quando as pessoas se sentem mais confortadas e acompanhadas o pensamento predominante deixa de ser esse.
Considerou que a morte é irreversível e portanto …….

Eu limitei-me a subscrever e reforçar esta intervenção, afirmei que ninguém quer morrer, o que quer é ser acompanhada e não ter dores, dei exemplos que acompanhei que reforçam esta teoria e chamei a atenção para o facto de que no caso de se legalizar a eutanásia podíamos estar também a facilitar a vida aos governos no sentido de não se investir o suficiente nos cuidados a ter com pessoas em fase complicadas das suas vidas.

Mais tarde houve uma outra intervenção muito interessante do Dr. Mário Máximo, em que foi referenciado o facto de muitas pessoas dos países ditos desenvolvidos, dizerem-se tristes na velhice. Também este tema foi conversado durante algum tempo tendo eu afirmado que na minha opinião as pessoas desses países levam uma vida activa muito materialista e quando chegam a velhos sentem um certo vazio, talvez por se terem esquecido do lado espiritual da vida. Referencie alguns países em que a miséria é enorme, como Angola e o Brasil, onde apesar de todo o sofrimento causado por questões materias, se consegue ver pessoas felizes, pois sentem-se preenchidas espiritualmente.

Sem comentários: