22.6.09

Parque Tecnológico de Famões (1).

Foi assinado a semana passado o protocolo entre a C.M. de Odivelas e duas empresas privadas (Cometna II – Fundições S.A. e Luso Capital SGPS) para levar para a frente o tão proclamado Pólo Tecnológico de Famões.

Como há muito disse Odivelas não tem objectivo estratégico a longo prazo para o seu desenvolvimento, não sabe o que quer ser no futuro, nem foi feito qualquer estudo de viabilidade económico para esse efeito.

O que está protocolado sobre este parque é reflexo disso mesmo, ou seja o tão falado Pólo Tecnológico de Famões não passa de um parque urbano multifuncional, o que para aliás está programado são:

- 60.018 m2 de habitação;
- 40.053 m2 de para uso terciário 1;
- 49.040 m2 para um pólo universitário;
- 12.335 m2 equipamento de carácter desportivo.

Veja-se a maior parte deste complexo está destinada a habitação, isto significa que não acreditam que o complexo não pode ser rentabilizado só com empresas e muito menos significa que possa ser unicamente por empresas de índice tecnológico, pois a área que seria para este efeito só menciona “uso terciário”. O pólo universitário também não especifica que tipos de cursos poderão ser leccionados neste local

Fonte : Protocolo de Acordo O’TECH