30.12.05

ANO NOVO, VIDA NOVA.

Vai começar um ano novo e muito dizem, ano novo, vida nova; outros, mais descrentes, dizem que nada vai mudar.

Esta minha mensagem vai para ambos:

- para os mais cépticos, digo que vale sempre a pena ter esperança e tentar, não lutar pelo que queremos e por aquilo em que acreditamos é o pior que podemos fazer. Para dar mais ênfase ao que digo, coloco aqui, se calhar abusivamente, um texto que li ontem á noite em - Não Há Soluções , Há Caminhos:
“Vale a pena pensar nisto a sério: o mundo não muda se eu não mudar. Se cada um de nós não melhorar, o mundo também não melhora. E nós podemos fazer a diferença, se quisermos. É fácil ver as injustiças no mundo e gritar contra elas, mas tudo passa pela minha e pela tua vontade de lutar por um mundo mais justo e mais fraterno”

- para os que estão esperançados, com o espirito e vontade de darem uma volta na vida, chamo a atenção para a necessidade de terem que estar permanentemente atentos, para não correrem o risco de desistirem ou ficarem a meio do caminho, sem se darem conta.

Digo isto porque muitas vezes as coisas não nos correm como queremos, porque ás vezes se levantam várias dificuldades que não nos fazem sentido e muitas vezes, por essa razão, corremos o risco de nos deixar influenciar pelo desanimo que se vai apoderando de nós, e, sem que nos apercebamos, desistimos.

Temos que estar atentos a estes sinais, para, no mínimo, termos sempre o discernimento necessário de saber se vale pena desistir, ou, por outro lado, se vale a pena continuar.

Quer para uma opção (continuar), como para a outra (desistir), em ambas é preciso ter coragem. O que não pode acontecer, porque isso é que é perigoso, é desistirmos sem nos apercebermos disso, porque se desistirmos conscientemente, estamos mais próximos de começar outra vez, até, possivelmente de outra forma.

Este é para mim muitas vezes o factor que nos impede de fazer uma mudança séria e definitiva nas nossas vidas.

Sem comentários: