15.12.05

DESALOJADOS EM FAMÕES

Estive uns dias de férias em família, o que geralmente faço todos os anos nesta época. Entre outras coisas aproveitei para escrever alguns textos, um dos quais sobre a importância da VIDA e da FAMÍLIA na sociedade actual, não porque eu tenha duvidas sobre estes temas, mas porque me parece que o estado, as autoridades e até a sociedade em geral andam um pouco “distraídos”.

Já nas últimas eleições autárquicas, onde fui cabeça de lista pelo à Junta de Freguesia de Famões, chamei a atenção para estes temas (Vida e Família). Todo o programa continha medidas com vista à defesa da vida e ao melhoramento da qualidade de vida das famílias, por isso, mas não só e embora tenha perdido as eleições, estou perfeitamente à vontade para falar deste tema.

Ao chegar de férias tive conhecimento da vergonhosa história que se passou a semana passada com desalojamento de uma família em Famões. Não está em causa a questão legal, não está em causa a eventual irresponsabilidade dos adultos, mas está em causa a decisão de deixar GENTE a dormir na rua, ao relento, com um frio danado, ainda para mais com 3 crianças à mistura. Essas sim, com toda a certeza INOCENTES.

Quando ouvimos falar dos Direitos do Homem, das Liberdades, das Democracias, das Igualdades, tudo temas da moda e que soam bem aos ouvidos, não nos podemos esquecer nunca, mas nunca, da VIDA e da FAMÍLIA e devemos ter sempre presente que não se pode construir uma sociedade sã, feliz e humana sem JUSTIÇA e AMOR.

Neste despejo “pode-se ter feito Justiça”, mas não houve Amor, o resultado está à vista e tem responsáveis entre eles os Autarcas eleitos pelo P.S. e pelo P.S.D. para a Câmara e para a Junta.

Meus amigos, passo agora a transcrever o texto que escrevi sobre a VIDA e a FAMÍLIA, o significado que ambas têm para mim, sobre o que eu penso que em prol delas devemos fazer e que especialmente nesta época de Natal todos podemos reflectir.

VIDA - É o maior direito do homem. Implica o direito a nascer e a viver com dignidade até à morte natural.

FAMÍLIA é por natureza o centro do Homem.É a grande responsável pela educação e formação do homem, é aí que homem nasce, cresce e é educado. No seu seio ganham-se afectos, aprende-se a dar e a receber, amar e a ser amado, a respeitar e a ser respeitado.
A Família é, ou deverá ser, o primeiro lugar de refúgio, de acolhimento, de protecção e de prevenção para alguns dos grandes problemas que afectam a sociedade actual.
Uma sociedade com famílias sólidas, felizes e estáveis, é com toda a certeza mais sã e mais humana, por essa razão, torna-se fundamental que toda a sociedade e o estado em particular tenha a família no centro das atenções, dando-lhe sempre prioridade em todas as políticas.
Resta-me ainda salientar que a criança de hoje é o homem de amanhã e ao hipotecarmos as famílias actuais, estamos a comprometer a sociedade de amanhã.

Miguel Xara Brasil

Sem comentários: