6.2.06

Centro de Saúde - Famões


Carta Aberta à:
Ex.ma. Sr.ª Dr.ª Susana Amador
(Presidente da Câmara Municipal de Odivelas)
e ao;
Ex.mo Sr.ª António Rodrigues
(Presidente da A. de Freguesia de Famões).



Odivelas, 6 de Fevereiro de 2006.



Ex.mo Srs.


Como certamente é do vosso conhecimento nas últimas eleições autárquicas fui cabeça de lista do CDS-PP à Junta de Freguesia de Famões, sei que perdi e sei também quem em democracia quem perde não tem o direito de querer fazer vingar as suas ideias e ou projectos. Entendo contudo que a minha forma de estar na vida não me inibe de expressar a minha opinião na procura do bem comum e embora não tenha o direito de exigir, tenho a liberdade e a obrigação para comigo próprio de sugerir, por isso estou a escrever esta carta, a qual, faço questão que seja entendida unicamente como sugestão.

Sei e V.Ex.as por ventura melhor do que eu também sabem que um dos grandes problemas da Freguesia de Famões está relacionado com a localização do Centro de Saúde de Famões.

Não sou da opinião que o Centro de Saúde é mau ou que funciona mal, pelo contrário, até penso que o seu interior está bem conservado e limpo, segundo me apercebi também funciona relativamente bem, apesar de algumas dificuldades que havia relacionadas com a falta de pessoal.

Quanto a mim, para além da dimensão da sala de espera, os 2 problemas mais graves são, a acessibilidade dos peões e o transporte. Nestes 2 casos penso que sem um grande esforço financeiro se podia ajudar muito os utentes, vejamos:

- Nas acessibilidades, penso que só facto de se alargar o passeio que vai até a paragem da camioneta, colocar aí um piso anti-derrapante e um corrimão nos locais mais inclinados, já seria uma grande mais valia e evitaria uma série de acidentes como os que têm acontecido, relacionados com a queda de pessoas.

- Nos transportes sou da opinião que se colocasse uma carrinha de 9 lugares (tipo porta-a-porta como há em Lisboa) a fazer o transporte de pessoas, do Centro para a Farmácia e vice-versa, seria outra mais valia significativa.


Ora como podem constatar são duas pequenas melhorias, com verbas relativamente reduzidas que poderiam beneficiar e muito a população Famoenses. Mais, estou certo que com algum esforço consegue-se encontrar quem esteja disposto a patrocinar, pelo menos parte, destas mais valias.

Não quero com isto dizer que não tenho conhecimento da ambição legitima de grande parte da população em ter um novo Centro de Saúde, mas como sei que as verbas não abundam e por o Dia Mundial do Doente ser no próximo Sábado aproveitei para fazer estas duas sugestões.

Espero ter sido bem compreendido e aproveito para me disponibilizar de forma desinteressada, materialmente falando, para o que julgarem conveniente.



Melhore Cumprimentos;

Miguel Xara Brasil

Sem comentários: