21.2.06

Incêndios.


Aqui está outro dos grandes problemas com o qual Portugal se tem vindo a confrontar, com especial evidencia nos últimos tempos. Segundo as estatísticas nos últimos 25 anos ardeu cerca de 1/3 do território nacional, sendo que nos últimos 4 temos assistido a um aumento significativo deste fenómeno, pois só no ano passado arderam em Portugal 325.000 Hectares (equivalente a 325.000 campos de futebol), o dobro da área ardida em Espanha.

Na origem deste problema estão vários factores, a deslocação das populações do campo para as cidades, a falta de limpeza das matas, a falta de ordenamento da floresta, a falta de civismo, a falta de meios para combater os incêndios etc., etc., e por ventura interesses económicos.

Embora eu desconheça a quantidade de incêndios e a dimensão da área ardida, as consequências materiais e humanas dos incêndios provocados por razões económicas, ou, “postos” premeditadamente de forma criminosa, considero inaceitável que não hajam penas mais severas para os seus responsáveis. Este fenómeno é bárbaro e constitui uma enorme violência, considero-o, sem sombra de duvida, um acto grosseiro de terrorismo.

Ao exprimir-me assim estou a pensar na quantidade de pessoas, muitas delas idosas que ficam com as suas vidas desfeitas, que perdem as casas, o gado, as hortas, todos os seus bens, os seus empregos e a sua forma de subsistência, já para não falar das vidas que por vezes também se perdem, do património nacional que vai à vida e das consequências ambientais que daí advém.

Para mim é claro, não podemos continuar a permitir que isto aconteça, o nosso país não pode continuar a arder de forma impune e seria importante que as pessoas que praticam estes crimes fossem severamente punidos.
Nos últimos tempos, por exemplo, temos assistido a um agravamento bastante acentuado das penalizações dadas aos automobilistas/condutores, com isso tem-se conseguido que cada vez haja mais gente use o cinto de segurança e que cada vez menos pessoas falem ao telemóvel enquanto conduzem; por isso, sou da opinião que se por exemplo fosse aplicada pena máxima, 25 anos de prisão, a quem é reincidente na colocação de incêndios e a quem os manda colocar, não só se estaríamos a castigar toda a cambada de incendiários que presumo que andem por aí, como também se estaria a dar um sinal importante, da convicção que tem que haver, para conseguirmos inverter esta situação.

Senhores ministros, senhores deputados, pensem nisto, actuem e alterem a lei de forma a punir convenientemente estes criminosos, os quais eu considero terroristas, inclusivamente, caso seja necessário convoquem um referendo.

Sem comentários: