Mobilidade/Transportes em Famões.
Há 4 anos candidatei-me à Junta de Freguesia de Famões, perdi de forma redundante como toda a gente sabe, porém, apesar de ter sido derrotado não deixei de ter a convicção que algumas das minhas propostas eram válidas e muito positivas para a melhoria da qualidade de vida na freguesia, das quais destaco duas. Uma que estava relacionada com a acessibilidade ao centro de saúde e outra com a mobilidade dentro da freguesia e sobre esta que vou escrever agora.
E em minha opinião, não é por a proposta ter sido feita por uma força diferente da nossa que a mesma deva ser aplicada caso seja uma mais-valia.
Ora vejamos, Famões caracteriza-se por ter desníveis muito acentuadas (subida e descidas), por não ter um centro onde estejam todas os serviços relativamente perto uns dos outros e por ter uma construção na horizontal (edifícios de baixa altitude).
As distâncias entre os diferentes locais da freguesia não são muito grandes, mas para as percorrer a pé são consideráveis e tornam-se especialmente penosas por causa das muitas subidas e descidas. Por outro lado os transportes colectivos não fazem, dentro da freguesia, o serviço que a população necessita. Foi nesse sentido que há quatro anos propus a criação de um transporte, carrinha(s) de nove lugares, que levasse as pessoas aos principais pontos da freguesia (Centro de saúde, farmácia, escolas, etc.).
Ontem a falar com uma senhora que mora na Quinta das Pretas, zona mais populosa, ela disse-me, “tenho os meus netos na escola nova, mas para os ir buscar e levar tenho que apanhar duas camionetas, o senhor não imagina o tempo que perco”.
Isto quer dizer que ao fim de quatro anos o problema mantém-se, a população para se deslocar dentro da freguesia tem os maiores problemas.
Deixo a questão:
Nada foi feito por inércia ou por vergonha de aplicarem uma proposta minha?
1 comentário:
Danou-se, Miguel anda a mexer em coisas que o Sôre Presidente em exercicio, Sr. Rodrigues, não gosta. Coitado, é o "Dono da Quinta", pensa ele, como tal, não aceita que as ideias não sejam dele e, o mais grave é que as mais valias para a freguesia, ficam sempre para 3º, 4º plano. Tudo é necessário na vida, mas infelizmente o Sr. acha que as pessoas, mais própriamente os idosos, preferem o passeio do idoso, o magusto, que está para acontecer, festinhas para as crianças, fogo de artificio e quantidade de outras coisas, que não vou descrever, pois o espaço é curto. Deveria haver um referendo em Famões. Porque para azar dos azares, agora vêm aí eleições e o homem que disse, que era este o último mandato, volta a candidatar-se. Não faz e não fez, por inércia, incapacidade e falta de zelo pelas pessoas que vivem na freguesia. Tem um pensamento, PEQUENINO, o seu lema é..."com papas e bolos se enganam os tolos"... que me desculpem os meus vizinhos, mas anda tudo cego e mouco!
Ops! ia-me esquecendo, o Sôre Rodrigues, queria uma carrinha de sete lugares, para uso próprio e algum dos administrativos, é giro, parece bem e os outros que se aguentem. Já que tb quer o metro, que para ser diferente o dele deverá ser de metro e meio, porque não fala com a sua grande camarada que ainda está em exercicio para dar uma volta e meia com o voltas e, vir até Famões? Seria mais fácil, menos dispendioso e teriamos a certeza que teriamos esse transporte, já o metro,nem quando tiver netos!
Enviar um comentário