6.7.12

Corte de subsídios para o sector privado?



Fala-se hoje que para contornar a questão da constitucionalidade do corte nos subsídios da função pública, Passos Coelho e o governo poderá estar a ponderar cortar também aos privados. A questão pode ser pertinente, eu até percebo que os funcionários públicos possam estar a sentir-se discriminados, mas a minha questão é simples.

Quantos pessoas no sector privado viram este ano e nos últimos a sua remuneração mensal e/ou anual diminuída, quantos vão ser os que este ano não vão receber os seus subsídios (férias e/ou natal) mesmo sem decreto governamental, quantos têm neste momento o salário em atraso, quantos têm o seu posto de trabalho em perigo?

Tudo isto, mesmo sem decreto, está a acontecer em milhares de PME’s. Não porque as empresas o queiram ou tenham vontade, não porque os trabalhadores gostem, mas porque empresas e trabalhadores estão juntos a tentar salvar o que têm e o que hoje ainda lhes garante a subsistência. O sector privado está a caminhar num arame muito estreito e se o Governo vier a tomar esta medida, isso significará uma tempestade muito forte para toda essa gente e muitos dos que estão a caminhar nesse arame, empresários e trabalhadores, acabarão por tombar.

Sem comentários: