28.2.13

ASSUNÇÃO ESTEVES RECEBEU ALUNAS DO INSTITUTO DE ODIVELAS




«Estes azulejos lindíssimos ainda se encontram todos assim, intactos, dentro do Instituto de Odivelas?», perguntou Assunção Esteves, com tom admirativo, às alunas Sílvia Carvalho, Marta Cunha e Leonor Sousa, ao abrir o livro “Espaço de Memória do Instituto de Odivelas” com que as três alunas agraciaram a Presidente da Assembleia da República.
Ontem, 120 alunas, 8 docentes e o director Coronel José Serra, acompanhados por amigos da instituição, visitaram a Assembleia da República e assistiram a parte da reunião do plenário, no momento da discussão da Lei do Arrendamento.
Margarida Sá D’Antas, subdirectora do estabelecimento, e as alunas Sílvia Carvalho, comandante de batalhão e uma das melhores alunas do País, Marta Cunha e Leonor Sousa compuseram a comitiva oficial que foi recebida por Assunção Esteves. A Presidente da Assembleia, a segunda figura do Estado, congratulou-se com a presença de tantas alunas e com o êxito daquele estabelecimento de ensino. Na oportunidade, lançou-se um repto a Assunção Esteves: um convite para visitar o Instituto de Odivelas e o Mosteiro de S. Bernardo e S. Dinis.
Recorde-se que o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, pretende fechar o Instituto de Odivelas, integrando as alunas no Colégio Militar, decisão que mereceu a maior contestação dos pais das alunas, das próprias alunas e dos militares, sobretudo porque a instituição não se orienta por regulamentos militares. E, também porque mais de 40% das alunas são oriundas de famílias que residem no concelho de Odivelas.
A comunidade da cidade em geral e alguns autarcas - a maioria da linha de orientação política do próprio governo - mostram-se contra a iniciativa de Aguiar-Branco porque se trata de uma instituição secular que encerra a virtude de manter e salvaguardar o património do Mosteiro de S. Bernardo e S. Dinis e os cerca de 6 hectares da quinta que o envolve. Relevante é ainda a influência do Instituto na vida social, cultural e económica da cidade de Odivelas.



Sem comentários: