3.2.13

Em Reunião da Câmara de Odivelas: Vereador do PSD manipula munícipes


É urgente que os cidadãos participem
nas reuniões políticas públicas

A falta de educação é cada vez mais transversal na classe política profissional. Na Câmara de Odivelas também existem profissionais da política e alguns primam pela falte de rigor nas afirmações que fazem, são mal-educados e, o pior, é que se esquecem das promessas eleitorais que fizeram e do programa de campanha que subscreveram. O “Caso SMAS de Loures” é um deles.
O vereador Carlos Bodião ignora simplesmente o que foi dito na campanha, em 2009, da coligação «Em Odivelas, primeiro as Pessoas» que integrou o líder Hernâni Carvalho e Paulo Aido - que se constituíram vereadores independentes depois dos dois eleitos do PSD negociarem acordo de poder com o PS.
Então, prometeu-se: Em caso de vitória nas eleições, encontrar-se-ia uma solução em poucas horas e, naturalmente, com o presidente da autarquia de Loures, Carlos Teixeira. Foi pena que a coligação não tivesse ganho as eleições de 2009.
Depois, é perceber a forma empolgada que se utiliza para fazer valer uma posição muito pouco razoável, de denunciar um contrato e concessionar a privados serviços básicos essenciais sem se perceber muito bem o suporte técnico e as razões de fundo para esta falta de entendimento entre dois presidentes de Câmara do Partido Socialista. Não será difícil perceber que este desentendimento é assunto pessoal entre os socialistas Susana Amador e Carlos Teixeira.
Mais uma vez, o futuro de serviços públicos fica à mercê de vontades e conflitos pessoais, como se os protagonistas políticos fossem os donos dos serviços e equipamentos públicos. De novo, estes políticos esquecem que foram eleitos pelos cidadãos para os representar na gestão da coisa pública.

O vereador do PSD, Carlos Bodião, enganou os munícipes de Odivelas ao comparar faturas dos SMAS de Loures e das Águas do Sado. É que os SMAS de Loures cobram taxa para a recolha do lixo e isso não sucede na empresa de Setúbal. Mais uma vez, assistimos à manipulação fácil de um social-democrata que se encontra cegamente alinhado com o Partido Socialista.

Por isso, deixo aqui um apelo a todos os eleitores: participem nas reuniões do Executivo camarário públicas (a última que se realiza em cada mês) e nas Assembleias Municipais que são todas públicas. Todos se podem inscrever para expressar as suas queixas no período dedicado aos cidadãos. Estas informações podem ler-se no site do Município, em www.cm-odivelas.pt ou para 219 320 000.
Mais alerto para a importância desta participação cívica porque nos permite perceber uma dura realidade: As enormes diferenças entre o que se promete nas campanhas eleitorais e o que se faz depois quando se chega ao poder, muitas vezes apenas para garantir um ordenado mensal acima da média e outros salários e avenças a amigos dos partidos que nem sequer apresentam qualquer trabalho de vulto. Recordo-me de ter ouvido que houve quem recebesse mais de 50 mil euros por um parecer técnico de 35 páginas... Possívelmente, o mais caro de sempre em Portugal.
É por um conjunto destes acontecimentos que todos devemos estar presentes nas reuniões dos Órgãos eleitos que são públicas e participar, transformando-se cada um de nós em zeladores das nossas ruas, dos nossos bairros, das nossas freguesias e dos equipamentos públicos.
Em todo o caso, convêm ouvir as declarações do vereador social-democrata Carlos Bodião e o modo como foram feitas, na reunião pública do Executivo, da passada quarta-feira, com o intuito de responder ao vereador comunista Rui Francisco que jamais se exaltou, em: http://odivelas.com/2013/01/31/odivelas-reuniao-da-camara-municipal-de-dia-30janeiro-um-paod-muito-a-volta-da-assembleia-municipal-de-dia-29janeiro/.
Então, o vereador Carlos Bodião mostrou duas faturas de água, uma dos SMAS de Loures e outra das Águas do Sado, em que o documento de Loures apresentava valor mais alto que a homologa de um habitante de Setúbal. Pois muito bem: É que os SMAS de Loures além da água e da drenagem de águas residuais, também coleta a recolha de resíduos sólidos, enquanto a Águas do Sado apenas recebem pelo abastecimento de água e esgotos.
Ainda analisando as tabelas de preços, verifica-se que não existem grandes diferenças nos tarifários que, a título de exemplo, até ao consumo de 5 m3 é mais barato em Loures que em Setúbal – 0,5130 contra 0,5401 euros. Em baixo, deixo o link com as tabelas de preços das Águas do Sado em vigor.
Mais se esclarece que esta empresa da Península de Setúbal gere captações próprias, enquanto os SMAS de Loures pagam a água às Águas de Portugal, EPAL, onde a margem negocial é mínima, o que aliás se manterá caso o abastecimento de água de Odivelas seja concessionado a um privado.

Sem comentários: