6.3.13

ALFA ROMEO 4X2 (X1,18)




 

Um 'braço de ferro' com o Lotus Évora 

Aí está a versão final de uma espécie de um carro de corridas, um Alfa Romeo com 2 metros de largura, 4 de comprimento e 1,18 metros de altura, com dois lugares, motor central de 1,8 litros sobrealimentado com aproximadamente 240 cavalos, capaz de atingir os 100 quilómetros por hora em menos de 4 segundos e de ultrapassar os 250 Km/h. Mas a arte desta nova pérola da marca de Milão está no chassis construído em compósito de carbono e alumínio, esta última matéria-prima utilizada no ninho do habitáculo. Isto permite este novo Alfa Romeo ficar abaixo dos 900 quilos e situar-se numa relação peso/potência abaixo dos 4 quilos por cavalo.
Os pequenos grandes desportivos não são muitos. São poucas as marcas que arriscam investir milhões em veículos que são seguramente segundos carros, opção dos mais endinheirados, ou então dos apaixonados pela indústria do automóvel. Se é verdade que se trata de cartões-de-visita de excelência que mostram o poder tecnológico e financeiro dos construtores, também não será menos verdade que são luxos que não se encontram ao alcance de toda a indústria, só mesmo de quem tem aptidão. São veículos ‘nicho de mercado’.
A Alfa Romeo é marca mais adaptada a um risco deste género n o seio do grupo Fiat. Impõe-se ainda continuar o projecto de revitalização da marca e, de certa forma, regressar ao prestígio do passado, no domínio dos carros desportivos com design diferenciado, único. Depois do sucesso do modelo 8C, limitado a mil unidades, 500 coupé e outros tantas convertíveis, é tempo agora do modelo 4C que poderá marcar a história contemporânea do construtor e do próprio grupo Fiat.
O novo Alfa Romeo que se mostra em definitivo no Salão de Genebra, que termina no próximo dia 17 do corrente mês de Março, é um claro concorrente do Lotus Évora, apresentado em 2008. A dimensão e a performance são de todo semelhantes com o Alfa Romeo, ainda que a viatura da marca britânica esteja equipada com um motor V6 de 3,5 litros, com 280 cavalos, de origem Toyota. O Lotus tem mais 470 quilos que o automóvel italiano, consegue atingir os 100Km/h em 5,1 segundos e uma velocidade máxima de 261 Km/h. Para o Lotus uma única certeza: desde 2010 que integra o restrito grupo dos 12 melhores superdesportivos do planeta, mesmo sendo o mais pequeno e mais barato de todos.
Agora, resta aguardar pelas potencialidades do Alfa Romeo.
Uma coisa é certa: É das mais belas produções de sempre.
Importa ainda recordar que entre 2001 e 2005, a General Motors lançou um ensaio deste género, o Opel Speedster e o Vauxhall VX220.

Sem comentários: