10.3.13

UM CONCERTO SUBLIME


ANDRÉ RIEU LEVOU AO RUBRO 40 MIL MEXICANOS
NUM AUDITÓRIO FANTÁSTICO.
(LINK EM BAIXO)

 É véspera de fim-de-semana. Eis que ofereço a possibilidade de se divertirem durante 1 hora e 23 minutos com o grandíloquo concerto que André Rieu re...alizou em 2011, na Cidade do México, no fantástico Auditório Nacional que lotou os seus 40.000 lugares. Este vídeo mistura os melhores momentos do evento com alguns detalhes que se passaram nos bastidores. Aconselho: gravar o vídeo num CD e visiona-lo no seu televisor, junto da família e amigos, ao sabor de um bom vinho do Porto, da Madeira ou Moscatel e umas tapas com enchidos e queijos nacionais.A música encerra muitos executantes e compositores de excelência. Acontece ao longo de séculos. Mas também encontra personalidades ímpares que conseguem juntar milhões de todas as idades e condições sociais em torno do gosto pela música.
Transformam-se ao longo de um espectáculo, muitas vezes retirando a lógica do trabalho ensaiado. Interpretam o próprio concerto, associando-o ao local onde actuam e tendo a extraordinária capacidade de interagir com os seus públicos, de todo o mundo.
André Rieu é capaz de fazer tudo isso e ainda juntar-lhe coreografias francamente notáveis que começam no guarda-roupa dos seus músicos.
Rieu é sublime. Enche salas, mas acima de tudo cria estados de alma. Neste capítulo podemos dizer que é um verdadeiro sucessor do Norte-americano Leonard Bernstein, o director de orquestra, pianista e compositor que criou os célebres concertos para jovens e que viria a falecer em 1990.
 
André Léon Marie Nicolas Rieu - que nasceu no primeiro dia de Outubro de 1949, na cidade holandesa de Maastricht - tocou a sua primeira valsa com violino, em público, aos 5 anos. É filho de um dos mais notáveis directores de orquestra dos Países Baixos e tem mais cinco irmãos, todos músicos. Aos 63 anos, considera-se apenas violinista e regente de orquestra, fala cinco idiomas e já está a aprender o português há mais de um ano.
(texto escrito sem o novo Acordo Ortográfico)
http://youtu.be/Hsn-dWdayjc

Sem comentários: