10.5.13

CÂMARA DE ODIVELAS ENVIA FOLHETO AOS MUNÍCIPES

CONTRIBUINTES JÁ PAGAM PROPAGANDA DO PS

 

Ontem, muitos munícipes de Odivelas tinham nas suas caixas do correio, um folheto tríptico da Câmara Municipal com um texto introdutório da autoria da presidente Susana Amador que fundamentalmente tenta justificar a decisão em rescindir contrato com os SMAS de Loures tanto para o abastecimento de água, drenagem de águas residuais, como para a recolha do lixo.
Muitos comentários se podem fazer, mas o texto que em baixo se publica, editado, ontem, no facebook, é esclarecedor daquilo com que estaremos confrontados. Vale é que esta questão se encontra dependente de terceiros e ainda se encontra à distância de ano e meio. Trata-se para já de propaganda eleitoral porque nada vai acontecer a curto prazo.
Passamos a transcrever:
«Hoje, dentro da caixa do correio, tinha um folheto da Câmara de Odivelas que continha uma espécie de editorial assinado pela presidente Susana Amador que me deixou hesitante, mesmo alarmada sobre o futuro do concelho. Anuncia um investimento a curto/médio prazo de mais de 70 milhões de euros, para requalificar a rede de abastecimento de água. Ainda que saibamos que o PS e o PSD aprovaram a denúncia do contrato com os SMAS e que o serviço público do abastecimento de água e drenagem de esgotos será concessionado a privados, levanto 8 perguntas:
1.      Quando será feito esse investimento? É que tudo só poderá acontecer daquia ano e meio e estará dependente de outros factos.
2.      Qual será a entidade que vai fazer um investimento tão grande?
3.      Quem terá a capacidade de investir mais de 70 milhões de euros, num concelho que tem apenas cerca de 40 mil clientes dos serviços municipalizados?
4.      Será que as pessoas que rodeiam a Presidente da Câmara não utilizam uma calculadora e não sabem fazer contas?
5.      Não perceberá que os consumidores de Odivelas representam apenas uma receita entre os 500 e os 600 mil euros mensais, ou seja entre os 6 e os 7,2 milhões de euros anuais?
6.      Como é que se pode esperar que uma empresa privada aceite investir 70 milhões, para obter facturação tão baixa?
7.      Porque é que a Presidente da Câmara disse, em Janeiro, que eram precisos poucos mais de 30 milhões para investir na rede de distribuição de água e, agora, fala de um valor superior a 70 milhões?
8.      Porque é que a Sra. Presidente Susana Amador não diz a verdade: Quem fixa a base dos preços da água é a fornecedora EPAL, o mesmo se passa com a drenagem dos esgotos com a SIMTEJO, onde a Câmara Municipal se encontra representada. Ou não será?
Ninguém acredita que seja a Câmara de Odivelas a fazer o investimento, com tantas dívidas e com um buraco monumental criado pela PPP Odivelas Viva, responsável pela construção de uma escola e um pavilhão desportivo que vão custar quase 70 milhões de euros. Aliás, no final de 2012, esta PPP já tinha gasto os capitais próprios o que obriga a Câmara a fazer um esforço dentro de dias de quase 500.000 euros e isto depois de ter pago mais de 150.000 de juros de mora.
Percebemos a necessidade da Sra. Presidente começar a correr, a fazer campanha eleitoral, mas não se esqueça que está a pagar esta propaganda como dinheiro dos contribuintes. Creio que desta vez, os munícipes não se deixarão enganar. Este folheto diz muito pouco e ainda nos conta inverdades.
Quanto aos SMAS, o problema resulta de uma guerra pessoal entre os presidentes das Câmaras de Odivelas e Loures. As pessoas começam a saber desta razão.
Por último, a Sra. Presidente da Câmara de Odivelas devia actualizar a sua fotografia porque esta já se conhece há 4 anos
 

 

Sem comentários: