20.1.10

Humberto Anciães hoje na TVI.

Vai estar já amanhã de manhã no Você na TV da TVI. Deverá entrar na emissão entre as 10h00 e as 11h30.

Por cá e para nós as pessoas estão mesmo em 1º lugar...

E uma das coisas que também nos deve preocupar são os talentos "perdidos" do nosso Concelho... que só não são perdidos para alguns estrangeiros e portugueses de outras paragens que lhes conhecem o trabalho. Temos de os procurar, encontrar um conjunto de cidadãos que nos ajudem nesta batalha e com eles descobrir o que temos entre nós e se encontra escondido.

Descobrimos Humberto Anciães um modelista que executa barcos fantásticos todos feitos à escala e mediante projectos de arquitectura naval, tal qual como se estivessemos a construir uma casa - Um barco poderá precisar entre 150 e 300 horas de trabalho.

Como poderão observar é pena que nunca tenha exposto o seu trabalho em Odivelas e mais triste saber que, pelos vistos, no Município ninguem o deve conhecer.

Os barcos são todos feitos em madeiras nobres, praticamente só se utiliza o pau santo.

As ferramentas utilizadas parecem as dos joalheiros e algumas brocas fazem lembrar equipamentos de dentista. Trabalha-se numa vertente micro.

A fragata do Tejo é uma das peças que vão ver e é das mais extraordinárias porque além do modelo ela é pintada com os requintes das verdadeiras e mais antigas Fragatas do Rio
Vão ver também a miniatura do próprio barco de pesca do modelista.

Também será apresentada a «Cutty Sark», uma peça complexa com cerca de 5.000 peças e é uma verdadeira reliquia porque foi montada a partir de um kit de madeira adquirido e com as peças melhoradas e reformuladas. Aliás, este artesão foi a Londres verificar detalhes, creio que ainda na altura da sua restauração após o incêndio.


José Maria Pignatelli

Sem comentários: