22.5.13

«PRIMEIRO, É A TRAGÉDIA; SEGUNDO É A FARSA»


VEREADOR DA CÂMARA DE ODIVELAS
DESCULPA-SE COM EXPRESSÃO DE KARL MARX
... E AS FOTOGRAFIAS FORAM TIRADAS POR ABUTRES


A propósito da lixeira a céu aberto que se encontrava no cemitério de Odivelas onde se amontoava vestuário, calçado, que se presume terem pertencido a defuntos, bem como pedaços de caixões, ornamentos vários, vasos jarras e flores, o vereador Carlos Bodião justificou-se, esta manhã, em reunião do Executivo camarário, parafraseando Karl Marx: «primeiro, é a tragédia; segundo é a farsa… Portanto, quem tirou as fotografias que apareceram publicadas são verdadeiros abutres».
Ora, o autarca do PSD, que integra a governação PS na Câmara de Odivelas, ignora as recomendações e condenações, em várias ocasiões, da Organização das Nações Unidas contra a profanação da memória.
Os meios de Comunicação Social, em edições em papel, on-line ou as televisões noticiaram a existência de uma inacreditável lixeira a céu aberto no Cemitério da Cidade de Odivelas, feita de despojos dos mortos, também um verdadeiro atentado á saúde pública que tinha merecido uma queixa às autoridades.
Este é mais um episódio revelador da falta de humildade da maioria dos políticos. Neste caso, do vereador que tem o pelouro do ambiente e portanto, o cemitério à sua guarda, que, em vez da modéstia em pedir desculpa aos familiares dos defuntos, em particular aos cristãos, opta por justificar o injustificável e recordar uma frase do alemão karl Marx como se esta fatalidade fosse uma farsa, algo de menor importância. Mais grave: O autarca social-democrata anunciou a construção de um muro de betão com a colocação de um portão, para que ninguém dentro do cemitério veja os futuros despojos que ali serão guardados. Inacreditável!
Em vez de auscultar os pares do Executivo camarário em busca de uma solução menos onerosa para a Câmara Municipal, acaba por comunicar que vai voltar a reincidir.
Não menos extraordinário, é o facto de este vereador ter acolhido o apoio da Presidente da Câmara... Caso para dizer que ir à missa aos domingos e tomar a hóstia não significa que se respeite os semelhantes, a moral dos concidadãos familiares dos defuntos.

 

1 comentário:

LaC.R disse...

Estamos mesmo em clima pré-eleitoral...Aqueles que em tempos andaram a reboque do PSD, vendo-se sozinhos, deitam as garras de fora e começam o ataque e as facadas políticas àqueles que fizeram com que o CDS hoje pudesse ter representatividade nos orgãos. Enfim...