28.3.10

Segurança – Relatório 2009, o que esconde a notícia?


Esta semana foi publicado o Relatório Anual de Segurança relativo ao ano de 2009 e a notícia que ouvimos foi que o número de crimes em Portugal baixou.

Surpreso com teor da dita, fiquei com a curiosidade de ir ver os números, pois essa não é percepção que tenho.

De facto o número total de crimes participados baixou ligeiramente (1,2%) o que é positivo. Podemos questionar se as pessoas deixaram de fazer a participação, por ventura deixaram, mas isso também não é novidade deste ano.

Contudo, ao ler o estudo encontrei alguns pontos que me preocupam bastante mais que o facto de as pessoas não se terem queixado, é esses que vou aqui salientar.

Neste estudo os crimes estão divididos por 5 grandes categoria. Crimes contra as pessoas, contra o património, contra a vida em sociedade, contra o Estado e em legislação avulsa. Destes cerca de 416 mil crimes, 54,5% são do grupo, “Crimes Contra o Património” e foi precisamente porque houve uma quebra significativa nesta tipologia de ocorrências que o número total baixou.

Os “crimes contra a vida em sociedade” subiram 11,1% e os crimes por burla informática e nas comunicações subiram 70,3%.

O que preocupa, é que o “crime contra as pessoas” subiu (0,8%) e dentro dos “crimes contra o património”, os “furtos na via pública”, onde as vitimas estão presentes, subiram 5,3%.

Para além dos crimes contra as pessoas e os crimes de furto onde as vitimas estão presentes (ex. via pública), deverão também merecer a maior atenção das autoridades os seguintes casos:

- A Delinquência Juvenil subiu 10%. Ou seja o crime praticado por menores (12 – 16 anos) está a subir muito.

- Ilícitos em ambientes escolares, dizem os números que diminuiu 1%, mas aqui deve “haver gato”, isto porque os números dizem que destes, 65% (3003) são dentro do recinto escolar. Isso leva-me a acreditar que aqui, talvez por medo de represálias, muitas das queixas de crimes praticados nas imediações escolares não sejam participados. Não posso acreditar que haja mais crimes nas escolas, do que nas imediações.

- Os crimes sexuais aumentaram 13%. As vítimas são 83% sexo feminino e 63% menores de 16 anos.

Em jeito de conclusão, tenho para mim que os indicadores dos crimes em que as pessoas estão fisicamente envolvidas e toda a parte que envolve jovens, tanto a delinquência juvenil, como os crimes sexuais, terão que merecer uma atenção redobrada.

Sem comentários: