12.6.12

Pode Haver Luz: 19 - Momentos Únicos.


Transcrevo aqui o artigo que escrevi e está publicado no Jornal Nova Odivelas.

Ao longo de toda esta coluna, caso não me engane este já é décimo nono texto, tentei deixar sempre uma mensagem de esperança ou algo que transmita às pessoas que em grande parte o futuro está nas nossas mãos.

Tenho tentado faze-lo de diversas formas, quer com alguns exemplos, quer socorrendo-me de algumas histórias ou com alguma reflexão pessoal.

Porque acredito piamente no que acima escrevi e também que “querer é poder”, tenho nos últimos tempos dedicado muito do meu tempo a esta causa.

Foi nesse sentido que me entreguei nos últimos tempos, em conjunto com outras pessoas, à organização de uma iniciativa a que denominámos FAZER & VENCER.

O FAZER & VENCER tinha o objectivo claro de transmitir que na actual conjunta se torna perfeitamente necessário ter espírito de iniciativa e/ou ser empreendedor e que isso não pode significar um drama. Mais, que esta vida é única e que a grande derrota que cada um de nós pode ter é, não tentar.

Para esse efeito recolhemos neste evento, o qual decorreu no Mosteiro de Odivelas, cerca de 50 testemunhos de pessoas que ao longo da sua vida, em áreas, situações ou momentos muito distintos já fizeram algo de significativo.

Todos foram do maior interesse e relevância, mas houve alguns que foram muito profundos, direi mesmo esmagadores.

Hoje destaco aqui os testemunhos de Jorge Pina e de Manuel Forjaz. O Pina era um desportista de eleição e ficou cego, contou-nos como refez a sua vida e como é que continua a competir ao mais alto nível; outro, o de Manuel Forjaz, que tem uma carreira de sucesso na área empresarial, que actualmente está a lutar contra um cancro e que no dia seguinte a ter estado connosco teve mais uma sessão de quimioterapia, mas mesmo nessas condições quis associar-se a este evento e dizer o quanto para ele é importante: lutar e tentar.

É com exemplos como estes, transmitidos por pessoas que ficaram seriamente limitados, ou que inclusivamente viram a sua vida “a andar para trás”, que penso que todos nós ficamos a pensar que realmente nada poderá impedir que tentemos.

Nota: Todas as intervenções podem ser vistas em: http://www.pensarodivelas.blogspot.pt/.


Sem comentários: