22.6.13

Cemitério de Odivelas – Ontem na Assembleia Municipal.





Recordando que há cerda de um mês tinham sido encontrados, nas traseiras do Cemitério de Odivelas, resíduos provenientes deste espaço, caixões, lápides, restos de roupas, toalhas que envolvem os corpos, flores, jarras, etc., etc. e que no passado dia 13 de Junho fui confrontado com o mesmo cenário, ontem em Assembleia Municipal questionei a Sr.ª Presidente de Câmara sobre esta questão.

Infelizmente, em vez de ouvir uma justificação para o sucedido (resíduos a céu aberto, em espaço público sem qualquer vedação) e qual a metodologia que tinha sido implementada, ouvi dizer que tinha ou iria ser colocada uma queixa na PSP, pois havia quem estivesse abrir os sacos do lixo, para tirar fotografias.

Para além de ser uma resposta ridícula e irresponsável à questão colocada e porque como se pod
erá ver na foto essa tarefa era quase impossível, ficou por esclarecer a razão dos resíduos do Cemitério continuarem a ser colocados a “céu aberto”, em espaço público sem qualquer vedação. Esta situação, para além de ofender toda a memória dos nossos antepassados e de ferir os familiares daqueles que já partiram, é de enorme gravidade para a saúde pública.

Exige-se à Sr.ª Presidente que para além de concretizar essa participação à P.S.P., tome as medidas necessárias para impedir que isto se volte a repetir e que faça igualmente participação nas seguintes entidade:

- Autoridade da Saúde Pública;

- Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo;

- Ministério do Ambiente;

- Procuradoria-Geral da República.

Sem comentários: