7.7.13

I.O. é nosso.




Desde há muitos anos que me habituei, onde quer que vá no País, sempre que digo que sou de Odivelas, ou sempre que falo da nossa Terra, a assistir a uma associação imediata às “nossas meninas”, às Meninas de Odivelas.
Estou certo que não é só a mim que isto acontece, episódios semelhantes certamente que já aconteceram a todos vós. Só este facto chega para que todos entendam que a relação entre o Instituto de Odivelas, o “berço da Meninas”, e Odivelas é enorme, podendo mesmo afirmar-se que é uma relação umbilical.
Portanto, para além de toda a relevância que o Instituto de Odivelas tem há mais de 100 anos, tanto ao nível do ensino - onde é uma referência nacional, como formação de mulheres - como na área social, ao nível cultural e também na dinamização da zona antiga Odivelas, esta instituição faz parte da nossa identidade e é um símbolo maior da nossa Terra.
É certo que durante muito tempo esteve isolado em si próprio, mas a grande verdade é que desde a Petição para abertura ao público do Mosteiro e sobretudo desde Junho de 2011, altura em que o Coronel José Serra foi nomeado Director, devido ao extraordinário trabalho que tem feito (convém nunca esquecer), a população de Odivelas tem ganho consciência da importância e relevância do Instituto de Odivelas. Também devido ao extraordinário desempenho do Coronel José Serra, o Instituto de Odivelas tem conseguido de uma forma muito mais eficaz projectar e elevar o bom nome de Odivelas.

Estas são, em traços gerais, as minhas grandes motivações para ter empenhado tanto tempo, esforço e dedicação na luta contra a intenção do Ministro da Defesa em fechar o Instituto de Odivelas e entendo que esta é uma luta para a qual todos os Odivelenses estão convocados, porque perdendo o Instituto de Odivelas ficaremos com um concelho mais desvalorizado, mais triste e mais pobre.

Lutemos!


Sem comentários: