21.7.10

Odivelas: "Case Study" do desemprego em Portugal?


Eu sei que os números do desemprego em Odivelas, de uma forma geral, são bastante inferiores à média nacional, contudo os números que são mencionados pela Dr.ª Susana Amador (7-Jul.-2010), Presidente da C.M. de Odivelas, são muito abaixo da média nacional. Quatro por cento (4%) na taxa de desemprego é considerado por muitos economistas como um valor residual.

Visto isto, até por que poderemos estar perante um verdadeiro case study, capaz de projectar por bons motivos o concelho de Odivelas, gostaria de ter acesso aos documentos que comprovam estes números.

"Os números do desemprego continuam em subida. A taxa de desemprego registada em Portugal, no mês de Abril de 2010, foi de 10,6%, para igual período, contudo a taxa de desemprego em Odivelas foi de aproximadamente 4%, o que reflecte a dinâmica da economia local. Comparativamente com os restantes municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa, o Concelho de Odivelas regista um número de desempregados inferiores à média. Devido à conjuntura económica desfavorável, o desemprego a nível nacional tem vindo a aumentar. Entre Dezembro de 2008 e Abril de 2010, a taxa de desemprego passou de 7,70% para 10,6%. Porém, o Concelho de Odivelas registou um acréscimo muito inferior, para igual período, que rondou 1%."

3 comentários:

Luís Lopes Costa disse...

Os dados mais fidedignos do número de desempregado provêm daqui: http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Paginas/Home.aspx.

O cálculo da taxa de desemprego é feito através da aferição do número de desempregados no total da população activa. Os dados mais fidedignos do número de activos virão nos Censos 2011, até lá contentamo-nos com dados estimados.

Como esses dados são estimados, podem esconder surpresas, mas comparar resultados que provêm da mesma fonte parece adequado.

O que poderá não parecer adequado à só contar metade da história. Vamos assumir que o desemprego em Odivelas é baixo (conforme se diz). E o tecido económico local é saudável? É dinâmico? Tem crescido? O volume de negócios como tem variado? O tecido económico local proporciona cada vez mais empregos? E qual o seu perfil sectorial?

Onde estão as empregados os Odivelenses, e por outro lado, como se caracterizam os trabalhadores empregues nas empresas do concelho...

Caso se falasse disto, enquanto se fala de desemprego, é que era contar a história toda...

Unknown disse...

Questão para queijinho:

- Quantos residentes a trabalhar em Odivelas existem no Concelho?

Luís Lopes Costa disse...

De acordo com os Censos de 2001, 63 por cento das pessoas que trabalham ou estudam, trabalhavam ou estudavam fora do concelho de Odivelas. Entre 1991 e 2001, esse valor subiu de 53% para 63%... Em 2011 há mais novidades.