10.7.10

Valores èticos - Lealdade I



Os Oportunistas

( A propósito do meu Amigo que está desiludido com os seus ex-amigos…)

Def.(nome feminino), qualidade de leal, fidelidade, sinceridade. Característica que actualmente poucas pessoas têm o privilégio de congregar na sua própria personalidade.

Enquanto a fidelidade diz respeito a um relacionamento intuitivo, a lealdade é um sentimento maior e de carácter individual. Para uma pessoa ser leal a qualquer coisa terá que o ser primeiramente a si mesma, aos seus princípios.

Nos dias de hoje, este será naturalmente um dos valores mais desprezados da vivência em sociedade, talvez porque segundo se diz, todo o indivíduo tem o seu preço, e essa transacção desvirtua a mais valia subjacente a este valor…Será?

Ser desleal é ser falso hipócrita calculista e traiçoeiro! Agir em conformidade com os seus próprios interesses pessoais e não em comunhão com o todo a que se diz pertencer…Uma coisa, é certa nesse propósito são coerentes!

Serão só os interesses pessoais, que os faz girar como um cata-vento? Ou será a soberba? Isso tenta-me a pensar nos pecados mortais… (Fica para a próxima!) Estes oportunistas de meia tigela não merecem mais! Assim é feita a selecção natural, eles acabam por se revelar e depois por cair... e nós cá estaremos se Deus quiser para os ver, ao fundo da escada!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns, excelente texto, conteúdo, alerta senão mesmo recado. Encaixa muito bem em pessoas que andam sistematicamente por essa Odivelas a pavonear-se, qual sinhozinho malta...sem carácter nem valores e a oferencerem-se a uns e a outros...