13.6.10

11,2 milhões jogam futebol no Brasil

Só 2,1 milhões de atletas disputam 5 mil jogos profissionais

É natural que se encontrem melhores praticantes de uma qualquer actividade em países onde se regista maior número de pessoas a fazê-lo. É assim em qualquer actividade. As modalidades desportivas não são excepção. Não é de estranhar que haja melhores basquetebolistas, velocistas no atletismo ou nadadores nos Estados Unidos porque são milhões que o praticam. O mesmo se passa com o râguebi no Reino Unido. Há muito por onde escolher, para formar, fazer apurar virtudes e especializar.
No futebol que agora tem a sua competição máxima ao nível de equipas nacionais, a Taça do Mundo que decorre na África do Sul, não é de estranhar que o Brasil seja eternamente o maior candidato ao título de campeão.
Os brasileiros são apaixonados pelos desportos e o futebol é o maior deles.
Joga-se em qualquer lugar, num pedaço de terreno com uma bola, mesmo que ela seja feita de trapos dentro de uma meia.
E joga-se com alegria, movimento, numa espécie de dança que parece fazer-se ao ritmo do samba.
Os números do futebol brasileiro são impressionantes.
Num país que tem perto de 200 milhões de habitantes praticam futebol 11,2 milhões. Só federados são 2,1 milhões em pouco mais de 28 mil clubes.
Naquele País, organizam-se 27 campeonatos estaduais, mais de cem competições diferentes e ocorrem anualmente mais de 5 mil jogos profissionais.
Esta abundância permite vermos futebolistas brasileiros a actuar em todos os cantos do planeta.
Permitiria formar três ou mais selecções todas de grande nível e que seriam certamente todas candidatas ao titulo mundial.
Mas não há bela sem senão – em 2008 só existiam 61 árbitros registados como semi profissionais o que poderá deixar antever que neste sector poderá estar muito por fazer, nomeadamente no capítulo da formação.

Sem comentários: