27.3.12

D. Dinis renasceu!

El. Rei D. Dinis
Peça em chocolate - C.F.P.S.A. (Pontinha). 


Há anos, pelo menos desde o início de 2006,  que venho insistindo para o facto de Odivelas não valorizar um dos seu grandes activos, a marca D. Dinis. Voltei a insistir aquando do concurso televisivo "O Grande Português", pois entendo que D. Dinis é uma das mais importantes figuras da História de Portugal e que a nossa Terra teria muito a ganhar caso o seu nome tivesse sido o vencedor. Na altura lancei  o repto para que fosse feita uma campanha nesse sentido, mas ... .

Sei que poucos ligaram, ou se ligaram nada fizeram, mas é com agrado que vejo que desde há um pouco mais de um ano, depois da elaboração do Projecto de Revitalização e Dinamização do Comércio Local em Odivelas no qual participei em conjunto com um grupo alargado de cidadãos, depois da Petição Pública para a abertura ao público do Mosteiro de Odivelas e de uma série de iniciativas promovidas pelo Pensar Odivelas, com o intuito de assinalar os 750 anos do seu nascimento, D. Dinis começa a estar de novo presente em Odivelas.

O fim-de-semana passado ficou marcado por um magnífico Cortejo Real em homenagem a D. Dinis, o qual foi organizado pela Igreja de Odivelas, no qual participaram cerca de 100 figurantes e cujo a organização exigiu um enorme esforço a vários cidadão anónimos e no final desta semana, talvez para tentar apanhar uma boleia da população, a Câmara Municipal, depois de ter promovido um Congresso em Outubro passado, o qual foi um fracaso total, organiza mais um Congresso sobre D. Dinis, ao qual hironicamente chama de primeiro, o qual esperamos que corra melhor.

Sem comentários: