27.3.12

Ludwig Rohe foi o pai do 'International Style'

Faz hoje 126 anos que nasceu o arquitecto alemão Ludwig Mies Van der Rohe que ficou conhecido pelo racionalismo, pela utilização da geometria vincada e pela sofisticação com que utilizou os elementos geométricos na óptica do racionalismo do próprio espaço. Poderemos considerar que Ludwig Rohe um claro adepto do cubismo. Aliás, a característica da arquitectura de Rohe está evidente em uma das suas obras mais conhecida, o pavilhão alemão na Feira Mundial de 1929 que se realizou em Barcelona, e se encontra documentada junto desta publicação.
Este arquitecto alemão ficou intimamente ligado à Universidade de Bauhaus onde foi professor e à criação do que se viria a chamar de “International Style”. Propõe materiais ainda hoje considerados vanguardistas, como o aço industrial e os vidros para definir espaços interiores e a aparência exterior. Exemplo da ainda actual faculdade de arquitectura de Illinois, nos Estados Unidos. Tornou-se conhecido pela constante procura da ‘purificação’ das formas no ensejo que se apelida por minimalismo.
Ludwig Rohe - que faleceu na cidade norte-americana de Chicago, a 17 de Agosto de 1969 – também ficou famoso pelas várias frases cridas como por exemplo, "less is more " ("menos é mais") e "God is in the details" ("Deus está nos detalhes"), duas das mais famosas em todo o planeta.
Celebramos, hoje, um aniversário que ocorreu um ano antes do nascimento do pintor cubista, espanhol, Juan Gris, comemorado no passado dia 23. Rohe foi uma das figuras mais importantes da Alemanha contemporânea ainda que as suas grandes obras tenham sido realizadas nos anos em que viveu nos Estados Unidos.

Sem comentários: