24.8.12

Concessão da RTP começa mal

António Borges, conselheiro do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho revelou a intenção do Governo relativamente ao futuro da RTP: encerrar o canal 2 e dar a concessão da RTP 1, RTP África, RTP Internacional e RTP Informação a um grupo privado.
Ou seja, concessionar o serviço público: ao que se revela, o Estado vai entregar a contribuição audiovisual que todos pagamos e atribuir um apoio económico (não elucidado) ao grupo que ganhar o concurso.
Decididamente, os 'conselheiros' dos sucessivos governos não têm subtileza política, denotam uma enorme falta de visão, perspectivando o futuro, e de preocupação com a coisa pública. Tratam os dinheiros dos contribuintes como se fossem receitas quaisquer e assumem a legitimidade de as utilizarem sem critérios que salvaguardem o interesse nacional.
E se o futuro projectar isso mesmo, pagar a taxa para o concessionário privado só teremos 2 alternativas: Apelar à constitucionalidade do acto e pressionar os outros dois canais privados em regime aberto, SIC e TVI, a exigirem que as verbas arrecadadas oriundas da taxa audiovisual sejam divididas em 3 partes iguais. É claro que os dois canais privados poderão abstrair-se deste critério da justiça, por poderem obter como contrapartida a legalização de maior tempo de antena contínuo e por hora destinado à publicidade.
De qualquer modo, ainda não ouvimos a opinião oficial dos dois partidos que compõe o governo e fica-se na expectativa de haja gente de bom senso que entenda que as receitas por via de impostos ao Estado pertencem e devem servir a investimentos de caracter público ou quanto mais não seja ajudar a pagar as dívidas da Nação a terceiros. Segundo as notícias mais recentes, os únicos interessados nesta concessão são apenas angolanos.
João Almeida do CDS critica
intervenção de António Borges
Entretanto, o deputado do CDS-PP João Almeida defendeu que o processo de privatização da RTP não começou da melhor maneira e criticou que tenha sido o economista e consultor do governo para as privatizações, António Borges, a admitir publicamente que a RTP1 possa ser concessionada a investidores privados e que a RTP2 possa ser encerrada.
Na noite passada, em entrevista à SIC Notícias, João Almeida afirmou que “qualquer solução para a RTP deve ser discutida de uma forma serena e deve ser apresentada por quem tem responsabilidade para apresentar essa solução”.
Ver entrevista com o deputado do CDS, no link em baixo

Sem comentários: