28.8.12

Instituto de Odivelas: A campanha de intoxicação já começou!

aqui referi e também justifiquei que sou completamente contrário à ideia de se encerrar o Instituto de Odivelas. Fi-lo de forma objectiva e clara, mas vejo que está a começar, à má fila, uma campanha de intoxicação pública com vista a manipular a opinião a favor desta ideia, o que me faz começar questionar sobre a verdadeira razão que estará por detrás desta medida.

Diz a primeira página do Diário de Notícias que as três instituições (Colégio Militar, Pupilos do Exército e Instituto de Odivelas) não estão a cumprir o seu papel primordial, fornecer alunos às Escolas Superiores de Ensino Militar, apontando mesmo alguns números desse alegado objectivo. Das duas uma, ou até aqui andaram a esconder a todos os Portugueses o verdadeiro objectivo destes estabelecimentos de ensino, o que sinceramente não acredito, pois coloca em causa toda a credibilidade militar ao longo de centenas de anos, ou é uma falsidade tremenda.

Vejamos, os Pupilos do Exercito é um estabelecimento essencialmente vocacionado para o ensino técnico (formação profissional), não para fornecer alunos ao ensino superior. Quanto aos outros, Colégio Militar e Instituto de Odivelas, não têm mencionado no seu Projecto de Ensino o alegado objectivo. (poderá ver nas notas que abaixo publico).

Acrescento ainda que embora estes estabelecimentos tivessem tido uma função educativa destinada a filhos e filha de militares, o que não é a mesma coisa que formar futuros militares, estão hoje abertos a toda a sociedade e são há muitos anos uma referência nacional em termos de ensino curricular.

Sendo assim só me resta entender o conteúdo da primeira página do D.N. de hoje como sendo uma manobra de diversão, com vista a manipular a oponião pública a favor da fusão destes 3 estabelecimentos de ensino.




Objectivos dos Projectos Educativos

Colégio Militar e Instituto de Odivelas


Colégio Militar.








 Instituto de Odivelas









Sem comentários: