2.1.12

Diário de Notícias destaca livro de Paulo Aido

Maria Barroso, ex-primeira dama portuguesa, e o Diário de Notícias distinguem o último livro de Paulo Aido, “A primeira derrota de Salazar”. A obra mereceu honras de destaque na última edição do Diário de Notícias do Ano de 2011. Maria Barroso, citada por aquele matutino, considera o livro como “um marco na literatura portuguesa”. E afirmou: "Gostei muito do romance e acho que é um livro com o maior interesse. Acho que vale a pena ler e reler”.
Maria Barroso considera ainda “A primeira derrota de Salazar”, um livro muito interessante, “um romance muito bem escrito que retrata uma época muito especial da nossa história, que foi muito importante para nós, portugueses, mas de uma maneira excepcional".
“A Primeira Derrota de Salazar” – já no ‘top 10’ das livrarias Bulhosa - recua 50 anos na história para acompanhar os acontecimentos e as peripécias dos últimos dias antes da queda da Índia portuguesa às mãos de Pandit Nehru, líder da União Indiana, num momento em que o então presidente do Conselho de Ministros português, Oliveira Salazar ficou isolado internacionalmente muito por força da eleição de J F Kennedy a presidente dos Estados Unidos, um fervoroso adepto das descolonizações. A obra de Paulo Aido também nos permite perceber a abismal diferença entre as forças no terreno: os pouco mais de 3500 portugueses com fraco equipamento militar, contra quase 50 mil indianos excepcionalmente armados.

Sem comentários: