2.1.12

Relação Assimétrica

À luz da psicologia


As relações que vamos desenvolvendo com quem nos rodeia constituem o que de mais saboroso a vida nos proporciona mas também o que de mais complexo existe.
É, igualmente, verdade que as relações são um espaço de realização pessoal e desenvolvimento da personalidade. Porém, tal só acontece numa relação sã, ou por outras palavras, numa relação funcional em que cada um dos intervenientes está num patamar, sobretudo emocional, relativamente próximo ou equivalente. Neste contexto a realização pessoal e o desenvolvimento da personalidade é possível.
Contudo, é frequente as pessoas envolverem-se em relações assimétricas/desiguais em que um dos intervenientes é mais "infantil", incapaz de verbalizar os sentimentos, nada participativo nas tarefas conjuntas, inábil na resolução de problemas quotidianos, entre outras possibilidades, que conduzem única e exclusivamente a uma frustração continua e desgastante. Para piorar a situação, a pessoa com mais recursos emocionais e leitura para os eventos da vida tende a envolver-se numa batalha inglória: querer fazer crescer a outra pessoa.
Desta forma, é necessário que fique claro que numa relação amorosa não pertence fazermos crescer quem está ao nosso lado. Para isso, é uma psicoterapia. Quando iniciamos uma relação amorosa (e não só...) é com alguém que já deve ser crescido, ou em jeito de metáfora alusiva à economia (assunto tão badalado), uma relação em que ambos têm o mesmo ou aproximado valor de mercado de modo a estabelecer uma relação realizadora.
Não pertence mudarmos quem está ao nosso lado, apenas termos consciência de quem é o outro e em função disso decidir ficar ou não na relação. Tentar fazer crescer com quem nos relacionamos só nos vai fazer sofrer porque se conseguirmos que essa pessoa cresça, assim que ela crescer o mais provável é ela virar as costas e ir-se embora.
Por isso, nesta época festiva, em que o novo ano está à porta, mime-se: pense, escolha e aja com vista ao estabelecimento de relações simétricas, propiciadoras da realização e desenvolvimento.
A todos os leitores votos de uma excelente época festiva.

http://www.mauropaulino.com/

Sem comentários: