1.5.12

24 horas de publicidade a baixo custo

O desconto de 50% em compras iguais ou superiores a 100 euros, foi uma promoção do Pingo Doce guardada para o 1º de Maio que teve um efeito devastador para as prateleiras dos supermercados daquela marca do Jerónimo Martins.
Na área metropolitana de Lisboa, com excepção de Sintra, fecharam todos entre as 14 e as 16 horas. Esta necessidade surgiu também por questões de segurança: as filas nas caixas registadoras tinham tempo de espera próximo das duas horas.
O efeito supressa rapidamente acabou por se ter espalhado nas redes sociais logo ao início da manhã. Resultado: famílias inteiras fizeram verdadeiras romarias àquelas superfícies comerciais. Por exemplo, no Odivelas Parque o estacionamento de viaturas estendeu-se às redondezas... Milhares de famílias aproveitaram esta oferta: levar para casa 100 euros de compras a troco de 50 euros, ou 200 a troco de 100, foi como que uma boda a todos quanto vivem de cinto apertado e fazem contam os tostões.
Mas o professor Orlando Carvalho não deixa de ter razão ao afirmar: “E um espetáculo degradante de desespero e consumismo, marcado por vários incidentes e com intervenção da polícia. Tratou-se de uma provocação ao dia do trabalhador e à pobreza em Portugal. As pessoas reagiram com reflexo condicionado, e porque descontos sabem sempre bem, e há cada vez mais gente a precisar…nado, e porque descontos sabem sempre bem, e há a cada vez mais gente a precisar. No entanto, deveria ser investigada a legalidade desta promoção, há indícios de dumping. Já para não falar que muitos funcionários foram coagidos a irem trabalhar.
Não é credível que existam empresas que possam vender mercadorias abaixo do preço de custo. Por base, denota falta de lealdade perante a concorrência. Faz-se uso do poder financeiro que se tem. Factura-se aos portugueses e depois não se pagam todos os impostos cá dentro, porque estas empresas se encontram registadas em países comunitários que oferecem benefícios fiscais. De qualquer modo, esta operação confinou-se ao simples desconto de 50% em factura final, o que não permitirá apurar sobre que produtos se poderão ter praticado 'dumping'.
Mas a empresa conseguiu certamente cumprir um dos objectivos: por muito baixo custo, foi notícia generalizada, fez-se publicidade gratuita nos noticiários de todos os canais, em ‘prime time’. Milhões de portugueses viram e ouviram ‘Pingo Doce’.
Por fim, falta saber quantos fornecedores verão algumas das suas facturas serem "esmagadas com Notas de Crédito"... A ver vamos que ainda terá de pagar parte dos descontos.

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