28.9.12

Lisboa: Câmara paga a Mega Ferreira por estudo que já existe

Mega Ferreira recebeu 19 mil euros da Câmara Municipal de Lisboa por um estudo dos espaços museológicos da cidade. Contudo, sabe-se que há vários anos que o município reúne sobre o tema análises dos serviços internos e mesmo da coordenadora municipal dos museus.
A autarquia defende tratar-se de um trabalho "complementar". De referir ainda que actualmente um dos museus fecha aos domingos por faltarem cem euros para pagar a um segurança.
Desde 2007, a Direção de Cultura do município reúne diversos trabalhos idênticos, da autoria de técnicos dos serviços internos, que apontam para a necessidade de requalificação e outras políticas de gestão dos espaços museológicos da capital entre eles um "Plano para Programa de Requalificação e Valorização do Museu da Cidade (2007)". “Reestruturar as instituições museológicas” é o tema de um outro estudo realizado pelo Grupo de Trabalho dos Museus, criado em 2010, por Catarina Vaz Pinto, e coordenado por Joana Sousa Monteiro.
António Mega Ferreira, escritor e ex-presidente do Centro Cultural de Belém, deverá entregar o trabalho até ao final do próximo mês de Outubro.
Há uma autarquia que paga a 1.700 euros a página
De qualquer modo, sabe-se que existem outros municípios porventura em maiores dificuldades financeiras ou com menores recursos no capítulo das receitas que pagam centenas de milhares de euros em avenças. E pelo menos um deles paga principescamente pareceres, batendo mesmo recordes no preço por página, cerca de 1.700 euros por cada uma, com cerca de 25 a 35 linhas.


Sem comentários: