21.9.12

Odivelas: Revisão orçamental corta verbas simbólicas e depois querem fazer cursos de alfabetização com 50 euros

A Presidente da Câmara de Odivelas julga poder fazer cursos de alfabetização - imagine-se - com apenas 50 euros. Isso mesmo, entre outros cortes ridículos nas funções sociais, decorre da revisão orçamental aprovada na passada quarta-feira, pela maioria PS/PSD que governa o Município.
O vereador independente Paulo Aido reagiu contra as medidas anunciadas.

Permita-me que eu comece por fazer aqui uma pequena observação, ter sido o director municipal a fazer a defesa ou a explicação desta revisão orçamental, faz-me lembrar a convocatória do Ministro Vítor Gaspar para o Conselho de Estado. Li num editorial que isto era uma desautorização do Primeiro-Ministro, porque o Presidente convocou aquele que sabe e isso foi o que aqui acabou de suceder, falou quem sabe”, disse Paulo Aido a propósito da segunda revisão do orçamento da Câmara.
O autarca explicou: “Voto contra esta revisão orçamental, porque se é verdade que de facto há dificuldades orçamentais também é verdade que, nalguns casos, há cortes em verbas que já eram simbólicas e assim tornam absolutamente impossível realizar qualquer tipo de projecto. Sendo que estes cortes vêm desmentir aquilo que costuma ser a expressão de solidariedade social e de inclusão no concelho, que a Senhora Presidente gosta tanto de propagandear”.
O Vereador Independente mencionou alguns exemplos: “Nos ‘Cabazes de Natal’ reduz-se 64%, ou seja falamos de um abatimento de 4.800 euros, para o ‘Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres’ abate-se 75%, na dotação existente, que, imagine-se, era uma verba de 50 euros”.
Depois – prosseguiu - nos ‘Cursos de Português para Todos e Alfabetização’, que foram anunciados como sendo algo de muito importante, constaram-se 50% e assim ficamos com ridículos 50 euros para promover estes estudos. Mas temos coisas mais graves. Abatimento de 43% na dotação destinada à ‘Reabilitação de Fogos Municipais’. A redução das ‘Construções Habitacionais Precárias’, vulgo barracas, ascende aos 65%”.
Paulo Aido referiu ainda: “Mas há outros dados que também são inquietantes, como o ‘Plano de Desratização e Desinfestação no Concelho na zona de Odivelas Sul’ que sofreu uma redução de 63%, o que me permite interrogar, os ratos desapareceram? Na limpeza urbana corta-se 34% e a ‘Feira da Saúde’, que foi anunciada com pompa e circunstância, desaparece porque ficou sem qualquer dotação. Também o Plano de Pormenor dos Pombais-Sul desapareceu. O abatimento foi de 100%”.
O autarca deixou a pergunta: “Que concelho é que nós estamos a querer construir?”



Sem comentários: