12.11.12

AutoEuropa pára e 'abana' fornecedores em Palmela

Visita à fábrica da Volkswagen saiu da agenda de Merkel
Redução do horário fez cair exportações em Setembro

 A AutoEuropa encerra temporariamente a produção, depois de dois meses em que já não laborava à sexta-feira. A decisão prende-se com as quebras de vendas dos modelos Sharon, EOS e Sirocco da Volkswagen, e Alhambra da Seat. Aliás, este facto é directamente responsável pela maior parte da quebra das exportações em Setembro, na ordem dos 6,5%. O anúncio deste acontecimento estará na base da alteração da agenda da chanceler Angela Merkel que já não visitará a fábrica alemã, nesta deslocação a Portugal.
Um exemplar do modelo Sirocco na linha de montagem da AutoEuropa
Esta quebra da produção de automóveis afecta também directamente a Faurecia, um dos maiores fornecedores da AutoEuropa e que se encontra instalado no parque de Palmela.  Há precisamente um mês noticiei o encerramento da sua linha de pintura e o despedimento de, pelo menos, um terço dos seus trabalhadores. Isto sucedia por um lado, pela baixa de produção dos modelos montados na AutoEuropa, por outro lado pelo final do modelo Peugeot 207 e, ainda, pela deslocalização de parte desta fábrica, eventualmente para a Rússia, mercado muito mais apetecível do ponto de vista dos custos operacionais.  A decisão, comunicada aos trabalhadores, prende-se com o facto de a Faurecia não pretender actualizar esta linha de pintura em Portugal
A Faurecia produz vários componentes para o modelo EOS e os monovolumes VW Sharon e Seat Alhambra, principalmente os PVC injectados para tablier e forras das portas e faz os seus acabamentos.
Persiste, portanto, a certeza que a maior percentagem das exportações portuguesas se fazem numa única só unidade industrial o que - convenhamos – é preocupante. Impõe-se, assim, que o governo conheça a realidade do sector industrial exportador para que possa encontrar um quadro de incentivos mais cirúrgicos para cada ramo, ao invés de generalizar as linhas orientadoras que podem não se traduzir em quaisquer resultados práticos - exemplo do trabalho suplementar de meia hora diária sem se saber se a procura aumenta relativamente à produção que se espera crescer. É fundamental vender melhor que se faz, desde os produtos agrícolas aos mais tecnológicos, tanto mais que somos muito vocacionados para ‘nichos de mercado’ dos mais marcantes.

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