3.11.12

“O Instituto de Odivelas não é de Carnide, não é de Benfica ou de qualquer outra cidade do País. É de Odivelas!"


O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, contínua irredutível na sua intenção em encerrar o Instituto de Odivelas e anexar este estabelecimento de ensino no Colégio Militar, em Carnide”, disse Paulo Aido que precisou: “Esta posição é sustentada, por assim dizer, pela recomendação final do segundo grupo de trabalho nomeado pelo Ministério da Defesa Nacional, em Abril último, liderado pelo professor Marçal Grilo”.
O Vereador Independente não tem dúvidas: “O ministro Aguiar-Branco suporta a sua decisão em pressupostos divagados, esquecendo-se de fundamentos essenciais, como de uma história de 112 anos e que estamos perante uma instituição que não faz separação de admissões por postos ou categorias profissionais, porque entre as alunas encontram-se filhas de oficiais, sargentos, praças e funcionários das Forças Armadas, bem como de filhas de agentes das forças de segurança e muitas da comunidade civil”.
O autarca prosseguiu: “O Instituto de Odivelas é de Odivelas. É assim que Portugal o conhece e o Mundo o reconhece pela sua qualidade de ensino. A instituição é uma das que maior prestígio tem no Concelho, tanto mais que continua a estar entre as três melhores escolas secundárias públicas do Distrito de Lisboa e de todo o País”.
Para Paulo Aido, “a história daquele estabelecimento de ensino é indissociável de Odivelas. Tal como não é possível dissociar a história de Odivelas de El Rei Dom Dinis porque não é possível separar a história do Concelho do Instituto de Odivelas que traduz, de alguma forma, o próprio património legado por Dom Dinis”.
O autarca declarou ainda: “O Instituto de Odivelas não é de Carnide, não é de Benfica ou de qualquer outra cidade do País. É de Odivelas e os odivelenses têm orgulho disso. Por isso, lanço daqui um repto para que todos os Eleitos dos Órgãos Autárquicos se juntem a este esforço para que o Instituto de Odivelas, ao contrário daquilo que parece ser a vontade do Ministro da Defesa Nacional, permaneça no Concelho”.
Como sempre defendi – sublinhou - mesmo em tempo de crise, não vale tudo, não vale somente uma política economicista e, neste caso particular, nenhuma contabilidade justifica a perca para Odivelas quanto aquele que o Instituto de Odivelas granjeou para a cidade e o Concelho. Eu estou e estarei na primeira linha da defesa da manutenção do Instituto de Odivelas no nosso Concelho. Espero ver-vos a todos no mesmo combate!”

Sem comentários: