30.5.10

Outra vez o estigma dos Rating’s??




Eu ainda fico estupefacta com as barbaridades que acontecem neste Concelho no País e no Mundo, senão comecemos hoje por este último:

A Amnistia Internacional no seu relatório de 2010 sobre a situação dos Direitos Humanos no mundo, relativamente a Portugal, refere que as investigações sobre denúncias de torturas cometidas por polícias prosseguiram de modo lento em Portugal no ano passado, com evidências de impunidade.
Na abordagem da situação nacional, relativamente a tortura e outros maus tratos, a AI refere também o caso de Leonor Cipriano (mãe de Joana, menina desaparecida no Algarve em 2004). No relatório lê-se que em 2009 prosseguiram as investigações criminais sobre estas denúncias contra agentes policiais e recorda-se que o Tribunal Penal de Faro pronunciou a sentença do caso de Leonor Cipriano, reconhecendo que havia sido torturada sob custódia policial em 2004. Os polícias em questão foram levados a julgamento e absolvidos pelo Tribunal de Faro.

Assim, para além de não ter nexo esta acusação, não se compreende como a AI chega a conclusões desta natureza! Se vislumbra nesta situação alguma espécie de impunidade, então sugere igualmente que os Tribunais portugueses não são isentos e isso até é bem mais grave…
Note-se que neste a caso a Leonor Cipriano cumpre pena por sido acusada de assassinar a própria filha…

Então e a mesma AI não se pronuncia nem actua quanto aos suicídios, ocorridos na Foxconn, no sul da China, que é só o maior produtor mundial de componentes electrónicos responsável pela elaboração do novo IPhone ?????

Até à data, ocorreram 10 suicídios dos 12 tentados, todos jovens trabalhadores entre os 17 e os 24 anos a trabalhar 6 dias por semana 12 horas por dia a ganhar €100 por mês!!!! Estas pessoas encontram-se a trabalhar em condições sobre-humanas, existindo até denuncias que a empresa estava ainda a forçar os funcionários cerca de 400 mil a assinar documentos em que prometiam que não se iriam suicidar para as famílias não terem direito a qualquer compensação caso o fizessem.
O presidente grupo Hon Hai Precision de Taiwan, que detém a Foxconn, já pediu desculpas pela forma como o documento estava redigido e disse que o mesmo não será mais usado.

Claro que também aqui a China é a China e Portugal é Portugal… Então, assim sendo, também posso concluir neste caso, que esta avaliação da AI tem por base alguns índices publicados em Agências de Rating! Ou não?

Sem comentários: