2.2.11

A Saúde


Periodicamente vamos trazer a este espaço artigos do psicólogo clínico Mauro Paulino como um contributo numa área cada vez mais exigente em virtude da multiplicidade das questões em torno da psicologia e da sua crescente importância na sociedade.

À Luz da Psicologia
Nos dias que correm a saúde é ainda para muitos vista apenas como respeitante à saúde física. Porém, a ideia de saúde é muito mais do que saúde física. Se pensarmos e olharmos bem à nossa volta vamos ver que é bem possível, e bastante comum, que uma pessoa esteja livre de doenças, mas não desfrute de uma vida satisfatória, na medida em que a saúde não se limita ao bem-estar físico.
A Organização Mundial de Saúde definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, social e mental, ou seja, composta por três domínios: saúde física, saúde social e saúde psicológica.
De forma resumida, a saúde física diz respeito a um corpo livre de doenças, com um bom estado cardiovascular e com capacidade de resistir a ferimentos físicos.
A saúde social envolve relacionamentos significativos com amigos e família tirando partido de apoio social.
A saúde psicológica significa ser capaz de pensar de forma clara e ter uma boa auto-estima, bem como, capacidade de resolução de problemas e estabilidade emocional. Esta perspectiva da saúde tem sido em muitos momentos esquecida e desvalorizada.
Os três domínios referidos estão relacionados entre si. Por exemplo, uma pessoa emocionalmente estável, que tem capacidade de resolução de problemas (saúde psicológica), terá mais facilidade em construiò e manter relacionamentos sociais saudáveis (saúde social) do qõe uma pessoa depressiva.
É necessário cada vez mais ter em mente que o bem-estar é afectado pelo que você pensa, sente e faz. E a questão que se coloca é o que você está a fazer para promover a sua saúde psicológica, visto que esta exerce uma grande influência nos outros domínios? Na minha opinião pouco ou nada se tem feito ou sensibilizado para tal. Ora vejamos alguns exemplos: número crescente de pessoas a desenvolverem comportamentos aditivos (álcool, drogas, jogo) como fuga às dificuldades, o consumo e os lucros dos laboratórios de anti-depressivos aumentam de forma abismal, casais partilham o espaço de habitação mas não vidas, o sono só vem com comprimidos, as vinculações funcionais diminuem, e enquanto isso a vida foge por entre os dedos.
Em jeito de piada e comparação se a saúde psicológica fosse visível através dos dentes iria ver diariamente muitos sorrisos estragados e feios… que precisam ser tratados!

Mauro Paulino

Psicólogo Clínico
www.mauropaulino.com

Sem comentários: