22.2.11

Um elogio merecido à Policia Judiciária

A natureza da Polícia Judiciária foi analisada e apresentada por um sociólogo independente que, seguramente, não faz publicidade a pedido. Apenas encontrou as explicações sobre como devem funcionar as organizações, assim como os seus colaboradores, para alcançar o êxito da função que realizam.
Acredito que qualquer funcionário da Polícia Judiciária se revê nesta descrição.
Também de certa forma, este olhar sobre a PJ, particularmente no período conturbado que vivemos, representa mais do que um elogio merecido, um acto cada vez mais raro e de justiça pública, numa comunicação social de modas que tende a passar para os leitores apenas o lado efémero dos acontecimentos.
Valerá a pena as pessoas conhecerem a realidade da Polícia Judiciária na perspectiva de um observador externo atento, num momento em que a desconfiança sobre a investigação e a sua qualidade são sistematicamente colocadas em causa pelo Direito, independentemente de muitos de nós percebermos que esse Estado de Direito quase não existe e encerra dois pesos e duas medidas privilegiando os mais ricos que podem pagar a justiça.
Mas esta observação sobre a nossa polícia de investigação mostra uma realidade que os sucessivos governos tendem a ignorar e mesmo a desprezar em muitas ocasiões. É uma efectiva realidade que certos poderes dominantes incrustados no Estado e na política gostariam de modificar, domesticar ou neutralizar, designadamente, através de um processo de aculturação numa nova super polícia nacional... bem «obediente».

Vale a pena ver e ouvir até ao fim o filme. Houve quem não gostasse pelas mais variadas razões.

http://sic.sapo.pt/online/video/programas/mais-mulher/2011/2/ensinamentos-da-pj-uteis-para-a-sua-carreira16-02-2011-163354.htm
José Maria Pignatelli

Sem comentários: