28.11.11

Fado - É ÚNICO!

Eu diria que o FADO nasceu de forma natural, é filho da história e da alma de um povo. Não de um qualquer, mas de um povo único, quase milenar, que detém uma história riquíssima, cheia de altos e baixos, o que lhe confere uma enorme sapiência. Sapiência essa que se reflecte na serenidade e na tranquilidade com que é cantado e interpretado.

Tudo isto, associado à força que lhe deu a sua cidade berço, Lisboa, uma cidade também ela ímpar, tornou o FADO verdadeiramente único à escala universal.

O reconhecimento internacional que lhe foi formalmente concedido pela UNESCO, ao considerar o FADO como Património da Humanidade, reveste-se de uma decisão correcta, justa e compreensível. Mas importa salientar que com esta classificação a marca FADO valorizou-se, assim como se valorizou a nossa cultura, os nossos fadistas e o próprio nome Portugal.  

Estão de parabéns todos os fadistas, actuais e já desaparecidos, todos os compositores, guitarristas e todos os que estiveram envolvidos no projecto que levou a UNESCO a tomar esta decisão.

Eu, que defendo a nossa história, a nossa cultura, as nossa tradições e a nossa identidade, estou naturalmente muito satisfeito.



Sem comentários: