5.11.11

Homens com História na História

Um Povo que não conhece o seu passado, não terá grande futuro!” – Prof. José Hermano Saraiva
Assisti ainda há pouco, ao programa Alta Definição com o Prof. José Hermano Saraiva, e devido ao seu débil estado de saúde, esta terá sido provavelmente uma das suas últimas entrevistas aos 92 anos de idade. Cresci a ouvi-lo na televisão com a sua visão um pouco romanceada mas cativante da história de Portugal, e não posso deixar de referir que foi enriquecedor conhecer a sua perspectiva sobre o papel do homem na história, e as ilações que deveremos tirar para os nossos dias especialmente conturbados.

Penso tal como ele que, hoje em dia as pessoas precisam de referências, de se identificar ou até de procurar algum estímulo nas personagens históricas, cujos feitos marcaram uma identidade e que projectaram Portugal no mundo.

“ Um pensamento a propósito refere: “Tolos são aqueles que não souberam apreender com os ensinamentos da história.”

O Professor, será um dos que ficará na história de Portugal, com uma vida dedicada ao passado mas que fez dele um homem com muito futuro, com todo o seu contributo em prol do conhecimento.
Nesta entrevista citou Camões e fez-me lembrar mais uma vez o Velho do Restelo, personagem criada, pelo autor para demonstrar que, a falta de visão, e o comodismo, faz com que as pessoas se movimentem segundo os seus interesses movendo as agulhas do seu pensamento consoante o seu próprio oportunismo. De uma coisa estou segura, porque a história se encarregou de mo transmitir, é que sobre esses homens  simbolizados pelo personagem de Camões nos Lusíadas, de certeza que a história não se debruçará!

2 comentários:

Guinevere disse...

José Hermano Saraiva... o homem da história por excelência, o homem que ensinou muitos de nós a ver o passado de outro modo.
E como homem do passado não nos podemos esquecer , também, do seu passado: foi deputado à Assembleia Nacional, procurador à Câmara Corporativa e ministro da Educação entre 1968 e 1970, e quando deixou o Governo foi embaixador de Portugal no Brasil, entre 1972 e 1974.

Teresa Salvado

Miguel X disse...

É verdade tudo isso, ninguém o esquece,ele nunca o negou ou tentou esconder. Não é tudo, mas já é alguma coisa.
Pena é, que outros, por ventura sem a mesma valentia e coragem, tenham encoberto e renegado um passado bem-vivido, para desde o 25 de Abril viverem que nem uns lordes e terem contribuído de forma muito evidente para colocar Portugal no estado em que está. Assim como outros que na altura eram uns meninos rabinos, hoje andem com os bolsos cheios à conta de terem empobrecido todo um povo e que ainda por cima a tentem passar por entre os pingos da chuva. Como outros, que se dizem republicanos, os quais estou cada vez mais convencido que só o são porque sabem que nunca chegariam a Reis, pois esses na realidade gostam mesmo é de viver como se uma corte tivessem.
A todos é bom chamá-los pelos nomes.