12.11.11

Prudência e Caldos de Galinha...


Seria conveniente perceber-se, em que circunstâncias José Esteves, chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Odivelas, dissertou a propósito da estada da Sra. Ministra Assunção Cristas em Odivelas.

Se o fez enquanto chefe do Gabinete de Susana Amador é grave, muito grave porque associa a Presidente da Câmara a esta opinião que nos transporta para conceitos quase feudais – ora, a ministra não se pode deslocar a qualquer concelho do País sem necessariamente ter de informar as autoridades locais, mesmo que vá a título particular? Era só o que faltava!

A Sra. Ministra Assunção Cristas veio associar-se às comemorações dos 750 anos do nascimento de D. Dinis organizadas por um grupo de cidadãos que formam o Pensar Odivelas que, com engenho e arte, e alguns apoios conseguiram promover eventos de elevada qualidade e muito participativos. Ao invés da organização da autarquia que, por exemplo se associou a um Congresso Internacional sobre D. Dinis, da responsabilidade da Sociedade de Geografia que foi conotado como tendo sido um verdadeiro fiasco a avaliar pelo destaque dado pela comunicação social e também pelas imagens recolhidas que mostram bem a participação nula dos portugueses, e que passou TOTALMENTE ao lado dos odivelenses.

Mas o resto do programa da Câmara também não mereceu grande atenção, bastando perguntar quantas pessoas (que não funcionários municipais) estiveram no recital do Instituto de Odivelas e nas exposições que se anunciaram.

Se José Esteves o faz na condição de cidadão, é perfeitamente legítimo, mas de muito mau gosto! E dado parecer ser uma pessoa de espírito iluminado estranha-se que não entenda que Assunção Cristas é uma cidadã que tem a liberdade de se poder associar a qualquer evento que lhe mereça o devido reconhecimento! Este executivo gosta tanto de apelar às relações de proximidade com os cidadãos e quando estes dão um ar da sua graça já são um alvo a abater???  

È até caricato que este senhor faça a demagogia de fingir que não percebe que o jantar concerto não serviu para inaugurar qualquer estátua, antes mostrar um busto do rei D. Dinis, fruto do talento de alguém que trabalha produtos alimentares e faz disso gala da sua profissão! Esta peça em chocolate tem tanto valor, como teria outra qualquer feita noutro material, mas o que se mostra foi a vontade de profissionais se empenharem numa comemoração do Rei que se encontra na sua terra.
No actual momento que o País atravessa era fundamental exigir a quem permanece no poder ou está perto dele fosse mais inovador e menos invejoso, e se não sabe produzir mais e melhor em prol da causa pública, faça o favor de fechar a loja!

3 comentários:

Anónimo disse...

É sempre mais fácil criticar o trabalho dos adversários do que tentar fazer melhor!
É, no entanto, lamentável que este tipo de postura seja tanta vez posta em prática por aqueles que deveriam ser um exemplo.
Rita

Anónimo disse...

Madalena, ao ler o nome, não será preciso dizer mais nada.
As acções ficam para quem as pratica....
Será que ele já está a ver que as vossas iniciativas estão com sucesso, e pretende mudar-se como já fez uma vez?
Costuma-se dizer "quem desdanha quer comprar".
A Sra. Ministra da Agricultura, além de ser Ministra é uma Pessoa, e tem direito à sua opinião e à sua vida....

Miguel X disse...

Caro anónimo (a),
peço desculpa de estar a colocar este texto, mas agradeço que da próxima vez que colocar um comentário aqui ni blogue não o faça de forma anónima.
Obrigado.
M. Xara Brasil